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Como trabalhar com marketing digital e conquistar sua independência financeira?

Como trabalhar com marketing digital e conquistar sua independência financeira?

Os dados não mentem: o mercado de marketing digital é um dos que mais cresceram nos últimos anos. E as expectativas são ainda mais animadoras.

Estimado em 65,33 bilhões de dólares em 2022, o segmento deve crescer 19,4% até 2030, atingindo a marca de 77,66 bilhões de dólares em faturamento anual.

É por esse e outros motivos que centenas de pessoas, de millenials a baby boomers, estão investindo no marketing digital.

Mas como você pode ingressar neste mercado e conquistar sua independência financeira?

Um mercado, inúmeras possibilidades

De redes sociais a SEO, passando por inbound marketing, tráfego pago, copywriting, automação de marketing, dropshipping e lançamentos, o mercado de marketing digital oferece dezenas de oportunidades.

Mas antes de optar por uma delas, é fundamental que você tenha uma visão geral de tudo o que este segmento engloba. Só assim você conseguirá identificar as áreas com as quais tem mais afinidade.

Além disso, estar por dentro de todas as tendências, recursos e ferramentas que o marketing digital traz permite que você navegue por funções e atividades com mais facilidade. E isso vai contribuir bastante para que você encontre aquilo que faz o seu coração bater mais forte.

Mas, como não queremos te deixar só na curiosidade, aqui vão as carreiras com maior demanda no marketing digital em 2023:

  1. Marketing de conteúdo;
  2. SEO – Search Engine Optimization;
  3. Publicidade digital;
  4. Mídias sociais;
  5. Análise de dados.

Vale lembrar que a cada ano que passa, novas áreas são descobertas, especialmente em virtude do avanço das tecnologias e também da mudança constante de algoritmos nas diversas plataformas. Por isso, buscar atualização constante é a chave para se manter competitivo neste mercado.

As competências mais buscadas no marketing digital

Se você se orientar pelas áreas com maior demanda de profissionais no marketing digital, já vai ter uma ideia de quais são as competências mais requeridas para quem quer trabalhar on-line. Mas nada melhor do que ter isso por escrito, não é?

Heavy user de redes sociais

Entra ano, sai ano, e as redes sociais continuam a prender a atenção das pessoas. O que muda é a plataforma e o tipo de estratégia a ser adotada para que uma marca se destaque no feed da galera.

Sendo assim, uma das competências indispensáveis para quem quer trabalhar com marketing digital é ser fera nas redes sociais. YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, Koo e LinkedIn são apenas alguns exemplos de plataformas com as quais você precisa ter familiaridade.

Adaptabilidade

O marketing digital muda praticamente todos os dias. Seja uma ferramenta, uma estratégia ou uma trend, você tem que se adaptar rápido. Por isso, uma das habilidades mais exigidas para se trabalhar com marketing digital é a adaptabilidade.

E quando se fala em adaptabilidade, também é preciso falar de flexibilidade e resiliência, já que você pode ter que mudar completamente uma campanha em questão de horas para aproveitar a vibe do momento e fazer as redes bombarem.

Comunicação

Embora o marketing esteja cada vez mais baseado em dados, a verdade é que sem conteúdo, não há marketing. E se tem conteúdo, tem comunicação.

Seja escrita, desenhada, fotografada ou gravada, essa comunicação precisa ser clara, assertiva e se conectar com o seu público-alvo. Portanto, é fundamental estar com a língua portuguesa afiada e desenvolver habilidades de storytelling, copywriting e UX writing.

Foco em resultados

Se por um lado a criatividade corre solta no marketing digital, para se dar bem neste mercado e conquistar a sua independência financeira você também precisa ter foco em resultados. E quando falamos em resultados, falamos em mensuração de dados.

Nesse sentido, você precisa ter facilidade de uso de planilhas, como Google Sheets e Excel, além de criar e analisar gráficos. Obviamente, existem muitas tecnologias que ajudam a coletar, processar e analisar dados. E você também vai precisar desenvolver a capacidade de operar essas plataformas.

Aprendizagem contínua

Ter sempre disposição para aprender coisas novas e fazer testes também é uma habilidade bastante requerida para quem quer trabalhar com marketing digital. Afinal, com tantas mudanças, não dá para ficar parado no tempo.

Ser profissional do mundo on-line pressupõe que você seja uma pessoa curiosa, que goste de pesquisar sobre coisas novas e estar sempre de prontidão para inovar.

Agora que você já conhece as oportunidades e exigências para trabalhar com marketing digital, deve estar se perguntando “por onde eu começo?”. Acertamos? Então vamos esclarecer isso.

Como começar a trabalhar com marketing digital

Se o marketing digital é uma área em franco crescimento, com inúmeras possibilidades, certamente tem muita gente ingressando neste mercado, certo?

Portanto, a chave para começar a trabalhar no online é qualificação. E uma boa maneira de começar a se qualificar é escolher uma graduação em marketing digital.

Atualmente, a graduação em marketing digital está regulamentada como um Curso Superior de Tecnologia (CST). Sendo assim, você pode se formar como tecnólogo em marketing digital em apenas 2 anos.

A grade curricular da graduação em marketing digital traz conteúdos como comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão de marcas e branding, inbound marketing e marketing estratégico.

Traz, ainda, disciplinas como gestão ambiental e responsabilidade social, marketing de varejo e métricas de marketing (lembra que falamos da importância dos dados?).

Você também pode optar por disciplinas complementares, como inglês e espanhol, além de direito digital e empreendedorismo.

E sabe o que é melhor? Na Multivix você pode estudar tudo isso no conforto da sua casa, pois o curso de marketing digital é EAD.

Caso você já tenha uma graduação, também existe a possibilidade de especialização em marketing digital.

Na especialização em marketing digital, você vai se aprofundar em temas como comportamento do consumidor, CRM, micromarketing, customer experience, automação de marketing e indicadores de performance, dentre outros.

Quer dar o primeiro passo para trabalhar com marketing digital e conquistar sua independência financeira? Faça sua inscrição agora mesmo!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!