• Blog
  • Como desenvolver uma carreira de sucesso em análise de dados

Como desenvolver uma carreira de sucesso em análise de dados

Como desenvolver uma carreira de sucesso em análise de dados

Data driven marketing, growth hacking, data analytics, Big Data, Business Intelligence. Todos esses termos — e muitos outros — têm algo em comum: análise de dados.

E não é para menos: diariamente, o mundo gera 2,5 quintilhões de bytes de dados. Estamos falando apenas de dados trafegados via sistemas, isto é, sem considerar os livros físicos e outros tipos de conteúdo que não estão na rede.

Em meio a esse verdadeiro oceano de informações, não é surpresa ver o papel do analista de dados ganhando cada vez mais destaque entre as empresas.

Em 2012, a Harvard Business Review já previa o sucesso deste profissional e chamava a ciência de dados de “o trabalho mais sexy do século XXI”.

Se você já vinha sentindo uma atração por essa área, continue a leitura. Vamos te ajudar a descobrir como desenvolver uma carreira de sucesso em análise de dados.

O que um analista de dados faz?

Antes de mais nada, é importante entender o que um analista de dados faz. Até porque, muitas pessoas veem o quão sexy a profissão pode ser, mas deixam de considerar a complexidade e a responsabilidade da carreira.

De maneira simples, o analista de dados coleta, processa e analisa dados originados em diversas fontes e extrai informações deles. Ou seja, eles transformam dados em conhecimento útil, que contribua para uma tomada de decisão.

Nesse sentido, para se tornar um analista de dados de sucesso, você precisa primeiro ter afinidade com os números e gostar de passar os dias realizando análises estatísticas.

Até aqui tudo certo para se aprofundar na análise de dados? Então vamos ver como anda o mercado.

O mercado de análise de dados

No Brasil, espera-se que o mercado de Big Data Analytics cresça 27,7% no período de 2021 a 2026, impulsionado pela transformação digital nas empresas e pelo segmento de marketing digital, que também apresenta boas perspectivas de crescimento.

E-commerce, logística, SaaS e as Big Techs também vêm na esteira dos segmentos que estarão contratando analistas de dados nos próximos anos.

E o que o mercado espera de você, futuro profissional de análise de dados? É o que veremos a seguir.

Competências essenciais para o analista de dados

Matemática, estatística e raciocínio analítico são os fundamentos para qualquer profissional que deseja atuar com análise de dados. Mas não é só. Confira:

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)

Cada vez mais, as organizações investem em tecnologias equipadas com inteligência artificial e machine learning. Essas soluções têm por objetivo realizar o processamento e análise de grandes volumes de dados em tempo real, otimizando o trabalho do analista de dados e aumentando a segurança das análises.

Portanto, é praticamente certo que, ao adentrar o mundo da análise de dados, você tenha contato direto com essas tecnologias. Nesse sentido, é preciso saber como elas funcionam, que tipo de vantagens podem trazer ao seu trabalho e, claro, como podem ajudar na sua performance.

Gestão de dados

Sim, além de coletar, processar e analisar dados, você também precisa saber organizá-los, classificá-los e gerenciá-los. Isso requer uma mente organizada, capacidade analítica profunda e método.

A gestão de dados também vem acompanhada de softwares que facilitam a sua rotina, ajudando na parametrização das informações e nos critérios de uso e descarte de dados, por exemplo.

Linguagens de programação

Muito do trabalho do analista de dados está ligado à programação, por isso, mais uma habilidade que você terá que desenvolver.

SQL, Phyton, Numpy, Pandas e Seaborn são alguns dos termos que passarão a fazer parte do seu dia a dia.

Comunicação interpessoal

Se você estava escolhendo a análise de dados como campo de atuação porque esperava não ter que lidar com pessoas, reveja seus planos.

Existe sim uma parte do trabalho do analista de dados que é feita de forma autônoma e independente, mas seguramente você terá que se comunicar com a sua equipe. E isso requer uma boa comunicação interpessoal.

Visualização de dados

Outro fator determinante para quem quer ter sucesso na carreira como analista de dados é a capacidade de transformar dados em histórias.

Quer dizer que você terá que pegar todas as conclusões que os dados trazem e transformá-los em uma comunicação simples e direta, que seja compreendida por todas as pessoas. É o que chamamos de visualização de dados ou data storytelling.

Qualificação é a chave do sucesso na análise de dados

Como você pôde notar, não basta ser bom em matemática. Para ter sucesso como analista de dados, você precisa mergulhar fundo em um universo que envolve tecnologia, programação e competências humanas.

Além disso, a análise de dados é uma área que exige aperfeiçoamento constante, dado o rápido avanço das tecnologias e ferramentas que você utiliza no dia a dia.

Mas sempre existe um pontapé inicial para uma carreira de sucesso, não é mesmo?

Aqui na Multivix, acreditamos que a formação superior, seja em nível de graduação ou pós-graduação é sempre a melhor porta de entrada para uma carreira promissora.

Por isso, desenvolvemos uma pós-graduação em análise de dados que vai te ajudar a se inserir no mercado com os conhecimentos essenciais que todo analista de dados precisa para se destacar.

Na pós-graduação em análise de dados da Multivix, você tem seis módulos de 60 horas cada, planejados para que o seu desenvolvimento profissional seja gradativo, seguro e totalmente alinhado com as exigências das melhores empresas.

Além das disciplinas específicas, você conta, ainda, com aulas de empreendedorismo, liderança e comunicação para se tornar um profissional completo e pronto para agarrar as melhores oportunidades de carreira.

Quer saber mais a respeito da pós-graduação em análise de dados? Acesse a página do curso e faça sua inscrição hoje mesmo!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!