• Blog
  • Por que fazer um curso de teologia nos dias atuais?

Por que fazer um curso de teologia nos dias atuais?

Por que fazer um curso de teologia nos dias atuais?

De origem grega, a palavra teologia é a junção de dois termos: theos (deus) e logos (palavra que revela).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um curso de Teologia não se concentra apenas na concepção cristã da divindade, mas explora as diversas visões sobre a existência de uma força suprema que governa todo o universo.

Se você considerar que cada cultura possui seu próprio entendimento do que é Deus, na realidade a Teologia, enquanto campo de estudos, vai explorar esses diversos pontos de vista.

Mas, afinal, por que uma pessoa deveria estudar Teologia nos dias atuais?

Brasil, um país espiritualizado

De acordo com pesquisa do Datafolha, 49% das pessoas se declaram católicas, 26% evangélicas e 14% sem religião. Além disso, 44% dos brasileiros afirma seguir mais de uma religião ou filosofia espiritual.

Mas existem outros segmentos que também têm uma representatividade importante no país.

Espíritas, rosacruzes, maçons, teosofistas, wiccanos, testemunhas de Jeová, kemetistas, hinduístas, cabalistas, dentre dezenas de outros grupos que poderíamos citar, têm seus próprios entendimentos sobre a divindade. Portanto, o campo de estudos de um teólogo vai muito além das religiões tradicionais.

Até porque, a teologia não se resume ao estudo das religiões, mas, principalmente, à filosofia que existe em cada uma dessas linhas de pensamento e atuação, a fim de compreender e interpretar a cosmovisão de cada povo à sua época.

Teologia: um vasto campo de estudo

Para compreender a teologia em toda a sua extensão, é fundamental se aprofundar em outros conhecimentos que dão suporte a esta área de estudo.

Sociologia, antropologia, história, filosofia, comunicação e psicologia são algumas das disciplinas que fazem parte da grade curricular de teologia, que também se debruça por educação, relações étnico-racionais e direitos humanos.

Quem deseja se aprofundar nos estudos bíblicos encontra uma fonte inesgotável de conhecimentos, que vão desde a história do cristianismo até hermenêutica (interpretação de textos sagrados) e escatologia (estudo sobre o que deve acontecer no fim do mundo).

Perceba que, mesmo com um foco maior no cristianismo, disciplinas como hermenêutica e escatologia podem ser aplicadas aos estudos, de outras linhas de pensamento dentro da teologia. Portanto, cabe ao estudante identificar o que lhe dá maior motivação e ir em busca de explicações sobre a divindade e suas diversas interpretações.

O mercado de trabalho para o teólogo

Uma das maiores preocupações das pessoas que chegam ao ensino superior está relacionada às oportunidades profissionais em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e diverso. Nesse sentido, o teólogo encontra algumas possibilidades de carreira bastante interessantes.

Liderança eclesiástica ou ministerial

A atuação direta em igrejas, templos e congregações é uma das escolhas mais comuns para quem estuda teologia na faculdade. Isso porque a pessoa já sente um chamado para atuar em instituições religiosas e busca se aprofundar nos conhecimentos.

Pesquisa

Outra carreira muito procurada pelos estudantes do curso de teologia é a pesquisa.

Juntamente a arqueólogos, sociólogos, filósofos e antropólogos, o teólogo pode ser uma importante figura no entendimento e interpretação de textos sagrados antigos.

Capelania

A capelania também pode ser uma via de exercício da profissão de teólogo. Nela, o profissional atua diretamente no exercício de ofícios religiosos em diferentes instituições, como empresas, navios e hospitais, por exemplo.

Orientação espiritual

O teólogo também pode atuar junto a equipes multidisciplinares ou ainda como mentor individual dando orientação espiritual às pessoas em missões humanitárias, situações de catástrofes ou mesmo em cenários de conflitos armados.

Docência

Ao se formar no curso de teologia, você também pode se tornar professor ou palestrante, ajudando outras pessoas a compreender textos sagrados e a interpretar, com maior precisão, fatos ou narrativas históricas.

Indústria editorial

O teólogo também encontra uma série de oportunidades de carreira ao se somar à indústria editorial. Em 2020, o mercado editorial de publicações religiosas foi avaliado em 1,2 bilhão de dólares.

Aqui, o profissional de teologia pode atuar como escritor, trazendo suas próprias pesquisas à luz, mas também como verificador de fatos, revisor ou mesmo editor.

Mentoria espiritual

A mentoria espiritual é um segmento de mercado bastante promissor para quem gosta de lidar diretamente com pessoas e ajudá-las a encontrar um caminho mais conectado com a divindade. Neste segmento, você precisa estar aberto ao diálogo e atuar como alguém que indica caminhos, sem impor um ponto de vista próprio.

Aconselhamento espiritual

Diferente da mentoria, o aconselhamento espiritual vem para auxiliar pessoas em dificuldades. É o caso de pacientes terminais ou pessoas que estão sofrendo com o luto por uma perda. Aqui, cabe ao teólogo trazer conforto para a pessoa através de seus conhecimentos sobre a religião e as diferentes crenças sobre a vida e a morte.

Uma vida de entrega e serviço

A teologia é uma área que oferece muitas possibilidades de atuação, mas com um objetivo único: o serviço à humanidade.

Seja na liderança eclesiástica, na docência ou no aconselhamento espiritual, o teólogo está, a todo momento, dedicando seu trabalho a ajudar aos outros.

Por isso, o perfil de quem faz um curso de teologia costuma ser o de pessoas dedicadas à transformação do mundo, ao compartilhamento de conhecimentos, experiências e emoções.

Até mesmo a área de pesquisa, que costuma ser mais introspectiva, tem como objetivo principal ajudar a humanidade a desenvolver uma melhor compreensão a respeito dos textos sagrados e da real mensagem que eles trazem.

Se você se interessou pela graduação em teologia, acesse a página do curso e saiba mais a respeito da grade curricular e de tudo o que você vai aprender durante a sua formação!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!