Carreiras do futuro: você sabe quais são as melhores?

A recente crise econômica reforçou uma preocupação comum de quem se vê no momento de decidir sua graduação: como escolher um curso que garanta mais oportunidades de emprego e estabilidade?

Para ajudar você nessa decisão, montamos uma lista das profissões com mais chance de emprego nos próximos anos. Confira!

Analista de desenvolvimento humano organizacional

Com a função de mapear as competências dos colaboradores de uma empresa e acompanhar a sua performance, o Analista de desenvolvimento humano organizacional é uma das profissões com grande demanda atualmente, pagando salários podem chegar a R$ 7 mil.

Essa carreira está em alta devido à necessidade das empresas de reter talentos e aumentar a produtividade de seus times, gerando mais competitividade e resultados. Para desempenhar essa função, é fundamental a graduação em Psicologia ou Administração.

Engenheiro ou cientista de dados

Hoje, com a popularização do uso de computadores e dispositivos móveis entre a população e empresas, a quantidade de dados existentes é gigantesca. Para se ter uma ideia, hoje já existem cerca de 1 septilhão de bits de informação, que, se armazenados, equivalem a uma pilha de iPads de  256 mil quilômetros, ou dois terços da distância da Terra até a Lua.

Para gerenciar esse volume enorme de dados e extrair insights que sejam relevantes para a tomada de decisões em empresas, o Engenheiro ou cientista de dados se faz necessário. Exercendo essa profissão se encontram profissionais com perfil analítico, formados em Estatística, Matemática, Engenharia e Contabilidade.

Os salários para essa profissão refletem a intensa necessidade dessa profissional no mercado: a remuneração média é R$ 6.780, podendo chegar a R$ 15 mil.

Gerente de supply chain

O Gerente de supply chain é uma das profissões em alta visto a sua importância estratégica para os resultados de uma empresa: sua função é mediar a relação com fornecedores, garantir os suprimentos para as atividades e reduzir os custos da produção, além de maximizar os lucros.

A formação ideal para essa profissão é a graduação em Logística ou Engenharia, e os salários variam de R$ 12 mil a R$ 27 mil.

Analista Contábil

Figurando como uma das profissões mais tradicionais desta lista, o Analista Contábil é o responsável pela parte financeira e/ou contábil de uma empresa: é ele quem analisa contas, agenda pagamentos, controla o caixa e ajuda a administração a ficar em dia com o fisco.

Atualmente, o financeiro se tornou ainda mais estratégico, sendo fundamental para o crescimento  e a estabilidade das organizações no mercado. A graduação necessária para atuar nessa carreira é a de Ciências Contábeis e os salários pagos a esse profissional vão até R$ 7000.

Saber as carreiras com maiores oportunidade de emprego é uma boa estratégia na hora de decidir sua profissão, mas não deixe de conhecer como é o dia a dia de quem trabalha na área para descobrir se essa é uma opção viável para você.

Por isso, para visualizar melhor o aspecto prático de cada carreira, acompanhe o que aconteceu na feira das profissões da Multivix e não perca as próximas edições!