• Blog
  • Gestão do agronegócio na Era da Informação: risco ou oportunidade?

Gestão do agronegócio na Era da Informação: risco ou oportunidade?

Gestão do agronegócio na Era da Informação: risco ou oportunidade?

Inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, realidade virtual… O campo das Tecnologias da Informação e da Comunicação não para de crescer e inundar o mercado com soluções cada vez mais disruptivas.

Esse movimento faz com que pensemos que o futuro está nos grandes escritórios e nas capitais, certo? Mas você já parou para pensar que essas tecnologias também podem estar no campo?

A Era da Informação e, principalmente, dos dados, vem transformando intensamente o modo como as empresas do agro fazem negócios. E quem sabe aproveitar as oportunidades que surgem, tem muito a crescer neste mercado.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Agronegócio: o futuro da humanidade

Segundo estimativas da FAO – Organização para a Alimentação e Agricultura, divisão da ONU – Organização das Nações Unidas que lidera iniciativas ligadas à alimentação, até 2050 o mundo terá que produzir 60% mais alimentos.

Isso implica um esforço conjunto de todos os países para otimizar a produção de alimentos no campo, potencializando a capacidade produtiva das terras ao mesmo tempo em que se reduz os impactos ambientais da atividade.

Ou seja, o desafio é enorme e exige profissionais qualificados para pensar a produção agrícola e agropecuária de forma estratégica, a fim de garantir alimento de qualidade para os mais de 9 bilhões de pessoas que teremos em menos de 30 anos no planeta.

Mas esses profissionais não estarão sozinhos, é claro. Já existem tecnologias bastante avançadas sendo aplicadas no campo para ajudar nesta tarefa.

O risco e a oportunidade

Quando falamos em análise de riscos, muitas vezes focamos apenas nos riscos negativos de uma atividade. Por exemplo: se você é advogado, tem o risco de não conseguir clientes.

Mas o que pouca gente considera é que existem riscos positivos também. E no caso do agronegócio, existe um risco muito grande de uma escassez de profissionais habilitados a atuar neste segmento.

Consequentemente, esse risco se converte em uma enorme oportunidade para quem pensa no futuro estrategicamente.

Compreender o agronegócio em toda a sua complexidade, considerando desde estratégias de plantio até a gestão de empresas, passando por questões como recursos naturais, gestão ambiental e cadeias produtivas, por exemplo, exige dedicação. Porém, também oferece reconhecimento, boas oportunidades de trabalho e, claro, ótima remuneração.

Sendo assim, por mais que “trabalhar no campo” pareça uma realidade muito distante de você, pode ser a melhor oportunidade dos próximos anos para quem deseja atuar em um mercado com crescente demanda.

Dados, tecnologia e gestão do agronegócio

A Era dos Dados colocou as empresas em xeque quanto à capacidade de gestão. E isso não é diferente no campo. Quanto mais dados, maior a capacidade de análise e detalhamento da produção. Portanto, maior é a inteligência competitiva e a necessidade de pessoas qualificadas para transformar dados em ações.

E quem sai na frente nessa hora? Quem possui os conhecimentos fundamentais para atuar no agronegócio.

Como desenvolver uma carreira em gestão do agronegócio

Agrônomos e engenheiros agrônomos já têm lugar garantido no agribusiness. Mas existe uma outra figura que se torna cada vez mais necessária: a do gestor de agronegócios.

De forma sucinta, o gestor de agronegócios é um profissional de administração de empresas com conhecimentos específicos do setor. Portanto, precisa de uma formação diferenciada para poder atuar em um dos mercados mais importantes do país.

É dentro deste contexto que surge a Graduação Tecnológica em Gestão do Agronegócio, uma formação inovadora, que prepara profissionais para atuar diretamente no planejamento, execução e monitoramento de estratégias de negócios no campo.

O que faz um gestor de agronegócios?

Quem atua na gestão de agronegócios lida diariamente com as rotinas administrativas de uma propriedade rural, como planejamento estratégico, contato com fornecedores e parceiros de negócios, controle financeiro, dentre outras.

A pessoa também planeja e executa a implantação de arranjos produtivos locais, além de monitorar indicadores de performance. Está habilitada para desenvolver e executar projetos voltados ao agronegócio e emitir pareceres técnicos relacionados à sua atividade.

Compreender cenários econômicos, interpretar legislações ambientais e agir com responsabilidade social em toda a sua cadeia produtiva também são responsabilidades de quem faz a gestão de um agronegócio.

O entendimento de logística, cadeia de suprimentos, sustentabilidade e tecnologias voltadas para a produção agrícola estão inseridas na rotina deste profissional, assim como alguns conceitos de ciências do solo e agrometeorologia.

Para quem é a graduação em gestão do agronegócio?

A graduação em gestão do agronegócio pode ser feita por qualquer pessoa que deseja se especializar neste segmento de mercado e atuar diretamente na administração de projetos ou empreendimentos focados no campo.

Nesse sentido, tanto pessoas em início de carreira quanto aquelas que já atuam no campo e buscam qualificação podem se beneficiar desta formação, que tem dois anos de duração e pode ser cursada totalmente online.

Oportunidades de carreira para quem se forma em gestão do agronegócio

Além de atuar em propriedades rurais pequenas, médias e grandes, o gestor de agronegócios encontra oportunidades de carreira em cooperativas, empresas agropecuárias, empresas de assessoramento técnico, dentre outras.

Outra possibilidade de atuação é como concursado em instituições governamentais, como a Embrapa, secretarias e ministérios de agricultura.

Você também pode optar por investir no empreendedorismo e criar sua própria empresa de consultoria, ajudando pequenos, médios e grandes produtores a melhorarem sua capacidade de gestão e geração de resultados.

Ficou interessado em saber mais sobre a graduação tecnológica em gestão do agronegócio? Visite a página do curso ou fale com a Malu, consultora virtual da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!