Proposta de ação interdisciplinar em escolas municipais

Proposta de ação interdisciplinar em escolas municipais pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de São Mateus.

Nos dias 05 e 15 de junho as alunas do 7º período do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de São Mateus, desenvolveram a “PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR– ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE” com ênfase na interdisciplinaridade, cujo a proposta foi “TEMA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC” sob orientação das professoras Rosana de Fátima Izidoro Duarte e Maria Bastos Cacciari.

A ação foi montada a partir das necessidades das escolas: “EMEF Dr. Arnóbio Alves de Holanda” e “EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo”, conforme observado pelas alunas durante o desenvolvimento do estágio supervisionado, além da conversa com as pedagogas Ana Lucia e Lucivania, e o professor Daniel, sendo que os profissionais relataram que nas escolas estava ocorrendo muitos casos de bullying e que infelizmente estava afetando o processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, através de uma açã conjunta com a equipe pedagógica da escola, pensou-se em realizar uma ação educativa com o tema: “BULLYING, UM DOS VILÕES DA APRENDIZAGEM!”, para ser discutida com as escolas, famílias e comunidades. Foram realizadas oficinas com Jogo de tabuleiro: “Vigilantes do bullying” – para alunos de faixa etária menor e “Dados dos Memes” – para alunos/adolescentes e uma Palestra sobre o tema, além de faixa com o tema da ação e vários cartazes informativos sobre o tema gerador.

Foi um momento enriquecedor para a formação das acadêmicas, pois cada vez que se troca e ocorre a transmissão de conhecimentos de forma significativa acaba que todos os envolvidos usufruem da mesma ideia: desenvolver um ensino prático, qualitativo e prazeroso, pois é necessário que Escola, Família e Comunidade caminhem juntos para o sucesso da educação.

“Ser criança é sorrir sem medo, agir sem preconceito e procurar ser feliz em qualquer idade.”

Autor Desconhecido

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.