• Blog
  • O que é carreira em Y e como ela pode te ajudar?

O que é carreira em Y e como ela pode te ajudar?

O que é carreira em Y e como ela pode te ajudar?

A carreira em Y é um modelo de desenvolvimento profissional que se destaca pela sua flexibilidade e abordagem adaptativa em um mundo de trabalho em constante mudança.

Neste modelo, os profissionais têm a oportunidade de combinar duas trilhas de carreira distintas: uma trilha técnica, que se concentra na especialização em uma área específica, e uma trilha gerencial ou de liderança, que visa o desenvolvimento de habilidades de gestão, comunicação e estratégia.

Em outras palavras, a carreira em Y une o melhor de dois mundos para que o profissional tenha a oportunidade de desenvolver suas habilidades de forma integral.

Continue a leitura e entenda melhor o que é a carreira em Y e como ela pode ajudar a sua carreira a decolar!

O que é carreira em Y?

Com a rápida evolução tecnológica e a crescente demanda por habilidades multifuncionais, os profissionais começaram a perceber a importância de desenvolver uma gama diversificada de habilidades para se manterem relevantes no mercado de trabalho.

Essas habilidades podem ser compreendidas em duas grandes categorias, que chamamos de hard e soft skills. As hard skills são as competências técnicas. Já as soft skills são as competências subjetivas do profissional.

A carreira em Y surgiu como resposta a essa necessidade de equilibrar a especialização técnica com as habilidades comportamentais.

A metáfora do “Y” representa as duas trilhas que se separam em um ponto, onde os profissionais podem escolher seguir uma ou ambas, formando assim uma estrutura em forma de Y.

Enquanto a trilha técnica representa a profundidade de conhecimento em uma área específica, a trilha de liderança proporciona uma visão mais ampla sobre gestão de pessoas.

Para ficar mais claro, imagine que você se forma em engenharia da computação. Logo que sai da faculdade, você tem várias habilidades técnicas e poucas habilidades de liderança e gestão.

À medida que avança na carreira, pode escolher se manter na área técnica, optar por se especializar na gestão ou então abraçar as duas vertentes.

Entendendo o modelo de carreira em Y

Ao contrário dos modelos de carreira tradicionais, que geralmente seguem uma progressão linear e predefinida, a carreira em Y oferece maior flexibilidade e adaptabilidade.

Enquanto os modelos de escada e carreira em W priorizam a ascensão hierárquica ou a movimentação lateral dentro da mesma área funcional, o modelo em Y reconhece a importância de desenvolver habilidades tanto especializadas quanto generalistas para alcançar o sucesso profissional.

A carreira em Y também se destaca por promover uma abordagem mais holística e equilibrada do desenvolvimento profissional, reconhecendo que a especialização técnica e as habilidades de liderança são igualmente importantes para o crescimento e a progressão na carreira.

Nesse sentido, em vez de forçar os profissionais a escolherem entre uma trilha técnica ou de liderança, o modelo em Y incentiva-os a explorar e desenvolver ambas as trilhas, criando assim uma base sólida para o crescimento profissional.

Por que optar pela carreira em Y?

A carreira em Y oferece uma série de benefícios tanto para os profissionais quanto para as organizações, destacando-se por sua capacidade de proporcionar flexibilidade, adaptabilidade e crescimento contínuo. Confira algumas das vantagens desse modelo:

Flexibilidade e adaptabilidade

Uma das vantagens mais significativas da carreira em Y é sua flexibilidade para acomodar diferentes interesses, habilidades e objetivos profissionais.

Ao oferecer duas trilhas de carreira distintas, os profissionais que optam pela carreira em Y têm a liberdade de escolher o caminho que melhor se alinha com seus interesses e aspirações.

Desse modo, podem adaptar suas carreiras aos seus objetivos pessoais e profissionais sem, necessariamente, ter que mudar de carreira ou limitar sua atuação.

Incentivo à aprendizagem contínua

Ao reconhecer a importância tanto da especialização técnica quanto das habilidades de liderança e gestão, o modelo de carreira em Y promove uma mentalidade de crescimento e aprimoramento contínuo, capacitando os profissionais a expandir seus conhecimentos e competências ao longo do tempo.

Equilíbrio entre especialização e generalização

Outro benefício-chave da carreira em Y é seu foco no equilíbrio entre a especialização em uma área técnica específica e o desenvolvimento de habilidades generalistas necessárias para assumir papéis de liderança e gestão.

Esse equilíbrio permite que os profissionais se destaquem em suas áreas de especialização, ao mesmo tempo em que cultivam uma compreensão mais ampla do negócio e das dinâmicas organizacionais, preparando-os para enfrentar desafios diversos e complexos ao longo de suas carreiras.

Como Construir uma Carreira em Y

Construir uma carreira em Y requer um planejamento estratégico e um compromisso com o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos em duas trilhas de carreira distintas. Confira algumas dicas para seguir este caminho:

Identifique suas paixões e habilidades

O primeiro passo para construir uma carreira em Y é fazer uma autoavaliação honesta de suas paixões, interesses e habilidades.

Reflita sobre o que você realmente gosta de fazer e no que você é bom. Além disso, identifique áreas de especialização técnica que são do seu interesse, bem como habilidades de liderança e gestão que você gostaria de desenvolver.

Invista em educação e desenvolvimento profissional

Uma vez identificadas suas áreas de interesse e habilidades, invista em educação e desenvolvimento profissional para aprimorar suas competências em ambas as trilhas de carreira.

Isso pode incluir cursar especializações, participar em cursos de treinamento, buscar programas de mentoria, participar de programas de desenvolvimento de liderança e até a busca por uma segunda graduação.

Busque oportunidades de experiência diversificada

Procure oportunidades de trabalho que permitam explorar tanto a trilha técnica quanto a de liderança.

Isso pode envolver assumir projetos multifuncionais, colaborar com equipes interdisciplinares e buscar rotações de trabalho que ofereçam exposição a diferentes áreas da organização.

Busque também oportunidades de liderança em projetos ou iniciativas relevantes para desenvolver suas habilidades de gestão.

Agora que você já sabe o que é carreira em Y e como começar a desenvolver esse modelo flexível e adaptável, que tal descobrir a relação entre motivação e crescimento de carreira?

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!