• Blog
  • Engenharia da computação: o curso que pode mudar sua carreira

Engenharia da computação: o curso que pode mudar sua carreira

Engenharia da computação: o curso que pode mudar sua carreira

Até 2031, o mercado de engenharia da computação deve atingir inéditos US$ 3.742,07 bilhões, com um crescimento médio de 5% ao ano.

Esse crescimento vem impulsionado pelas indústrias automotiva, de medicamentos, consumo e de comunicações, entre outras. Além disso, também conta com a expansão do uso de hardwares e softwares, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial.

Um cenário bastante promissor, não acha?

E quem ganha com esse crescimento são os profissionais de engenharia da computação, que passam a ter mais e melhores oportunidades de emprego tanto nacional quanto internacionalmente.

Só para você ter uma ideia, as empresas de TI da América Latina terão um crescimento mais estável do que as empresas dos Estados Unidos, o que representa uma excelente notícia para os profissionais daqui.

Continue a leitura e entenda por que a engenharia da computação pode ser o curso que vai mudar a sua carreira!

O que é Engenharia da Computação?

Engenharia da computação é uma área de atuação que envolve a concepção, desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas computacionais, desde microprocessadores e circuitos integrados até redes de computadores e sistemas de software complexos.

Essa área abrange uma ampla gama de conhecimentos, incluindo eletrônica digital e analógica, algoritmos, linguagens de programação, sistemas operacionais, redes de computadores, inteligência artificial, entre outros.

Diante dos avanços tecnológicos, a engenharia da computação vem se tornando uma das áreas com maior demanda por profissionais, assim como a ciência de dados, segurança da informação, desenvolvimento de softwares e UX.

O que faz um profissional de engenharia da computação?

O engenheiro da computação desempenha um papel essencial na concepção, desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais em uma ampla variedade de setores.

Sua formação multidisciplinar e habilidades técnicas o capacitam a desenvolver soluções de hardware e software, gerenciamento de redes e sistemas e aplicativos, dentre outros.

No dia a dia, o profissional pode atuar tanto a nível operacional, desenvolvendo tais soluções, quanto a nível gerencial, liderando equipes interdisciplinares. Pode, ainda, prestar consultoria para empresas de segmentos diversos, auxiliando na adoção e desenvolvimento de novas tecnologias.

Como anda o mercado de trabalho para quem faz engenharia da computação?

Estima-se que até 2025 o Brasil abra 797 mil novas oportunidades de trabalho no setor de tecnologia, com remunerações 2,9 vezes mais altas do que a maioria das outras profissões.

A rápida evolução da inteligência artificial, do machine learning e outras tecnologias associadas tem levado as empresas a contratar profissionais altamente qualificados para atualizar e gerenciar seus ativos tecnológicos.

Dentre os setores com maior demanda por profissionais de TI estão o bancário, o médico e o de cibersegurança, haja vista o crescente número de ataques cibernéticos nos últimos anos.

Mas não se engane: há também oportunidades no setor de energia, telecomunicações, comércio e serviços. Afinal, somos cada vez mais dependentes da tecnologia para levar adiante nossas atividades laborais.

Por outro lado, mesmo diante de tantas possibilidades, o mercado de trabalho enfrenta dificuldades em encontrar profissionais com as habilidades necessárias, o que, segundo o IDC, levará 75% das empresas a não desenvolver todo o seu potencial tecnológico nos próximos anos.

Em outras palavras, se você quer se destacar na área, precisa de qualificação.

As oportunidades que se apresentam ao engenheiro da computação

Como dito anteriormente, a engenharia da computação é uma área de conhecimento que pode ser aplicada a qualquer segmento de mercado. Nesse sentido, as oportunidades para o profissional da área são inúmeras.

Atuando no desenvolvimento de sistemas embarcados, o engenheiro da computação projeta sistemas computacionais integrados a sistemas eletrônicos.

Já em sistemas distribuídos, o profissional desenvolve softwares que operam em diversas máquinas conectadas em rede. É como um grande cérebro funcionando, em que cada pessoa se transforma em um neurônio trabalhando em sinergia com as demais.

Outra possibilidade de atuação para o engenheiro da computação é no gerenciamento de redes de computadores, garantindo que diversas máquinas conversem entre si para gerar um fluxo de dados e informações rápido, seguro e eficiente.

No desenvolvimento de software, o profissional projeta, desenvolve e realiza a manutenção de softwares dos mais variados tipos, visando a otimização de processos e fluxos de trabalho.

Como você pode ver, as oportunidades são inúmeras. Listamos apenas algumas delas para que você tenha uma ideia de onde e como pode desenvolver sua carreira em engenharia da computação.

Mas fica a pergunta: por onde começar?

Como começar uma carreira em engenharia da computação?

Embora o setor de tecnologia abrigue muitos profissionais autodidatas, ter uma graduação na área de engenharia da computação com certeza pode abrir portas para uma carreira de sucesso. Nesse sentido, o primeiro passo é encontrar uma instituição de ensino que ofereça a graduação em engenharia da computação.

Esse curso tem duração de 5 anos, distribuídos em 10 semestres, e dá o título de bacharel em engenharia da computação.

A grade curricular é composta de disciplinas que dão a base da engenharia, como cálculo, física, desenho técnico, probabilidade e estatística, entre outras.

Entrando no campo mais específico da carreira, são ministradas disciplinas como redes de computadores, modelos de linguagem de programação, engenharia de software e sistemas embarcados, por exemplo.

Aqui na Multivix, a cada semestre é desenvolvido um projeto integrador, visando a aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula. Assim, ao concluir o curso, você já tem pelo menos dez projetos realizados para inserir em seu portfólio profissional.

Além disso, no nono e décimo períodos você tem os estágios obrigatórios, cujo objetivo é unificar todo o conhecimento aprendido na graduação à prática profissional em uma empresa de verdade.

Já se convenceu de que a engenharia da computação é a sua carreira dos sonhos? Então acesse a página do curso, conheça todos os detalhes e vem fazer parte da família Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!