6 apps de yoga gratuitos para começar sua prática física

Atividade física: a melhor parte do dia para alguns e aquele momento mais evitado para outros. Mas sabia que a prática de atividades físicas contribui para a sua saúde como um todo?

Até mesmo a sua capacidade de reter conhecimento é afetada pela prática de atividades físicas. Ainda mais se for uma atividade como o yoga.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é yoga?

Yoga é uma filosofia de vida que nasceu na Índia e ganhou o mundo devido aos seus inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais.

Acredita-se que foi Patañjali quem sistematizou o yoga pela primeira vez e passou a difundi-lo como uma prática para equilibrar corpo, mente e espírito a partir de conhecimentos muito mais antigos do que ele próprio.

Na mitologia hindu, diz-se que Shiva é o criador do yoga e que ele ensinou sua prática aos grandes sábios para que estes pudessem difundi-la para a humanidade.

Dos Yoga Sutras de Patañjali aos dias atuais, vimos muitas novas formas de yoga nascerem, como o Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga, Kundalini Yoga, Aero Yoga, entre tantas outras.

Mas por que essa prática que nasceu em tempos imemoriais continua sendo uma das preferidas das pessoas que buscam saúde, qualidade de vida e mais equilíbrio no dia a dia?

Yoga: benefícios para todas as idades

Quem vê os ásanas (posturas) do yoga muitas vezes sequer imagina que essa filosofia de autoconhecimento vai muito além do fortalecimento de músculos e promoção do equilíbrio.

O yoga é uma via segura para compreender melhor quem somos e qual é o nosso propósito nesta vida. Isso porque ele se baseia em uma filosofia bastante profunda, que leva à investigação das nossas emoções e comportamentos.

Também sugere práticas espirituais e condutas de vida, que chamamos de yamas e nyamas. Nessas condutas encontramos orientações como não agredir outros seres vivos, não roubar, não cobiçar o que é do próximo, manter a pureza de pensamento e ação, entre outras.

Seguindo essas orientações podemos encontrar mais equilíbrio mental e emocional em nossas vidas, o que se reflete em menos ansiedade e estresse, por exemplo.

Também aprendemos a respeitar aos demais, melhorar nossa capacidade de auto-observação e aprimorar nossas condutas éticas e morais.

No campo físico, o yoga contribui para a flexibilidade, equilíbrio, fortalecimento muscular e longevidade. Também pode auxiliar no relaxamento e no aumento do poder de concentração.

Agora que você já sabe mais sobre a prática, que tal conferir os apps de yoga gratuitos disponíveis para você começar a sua prática ainda hoje?

6 apps de yoga gratuitos para começar a sua prática

Se você se interessou pelo yoga e quer levar a sua prática para qualquer lugar, confira esses aplicativos:

Yoga for Beginners

Este aplicativo é ideal para iniciantes absolutos. Ele oferece aulas simples e fáceis de entender, projetadas especificamente para aqueles que estão começando sua jornada de yoga. Com vídeos instrutivos e orientações passo a passo, você será guiado em cada postura de forma clara e acessível.

Daily Yoga

Este é um dos apps de yoga gratuitos para quem busca praticar diariamente. Ele oferece uma variedade de aulas para todos os níveis, desde iniciantes até avançados. Com sessões curtas de apenas alguns minutos até práticas mais longas, o Daily Yoga permite que você encaixe o yoga em sua rotina diária, não importa o quão ocupado você esteja.

Yoga Studio

Com uma ampla variedade de aulas e programas, Yoga Studio é perfeito para quem gosta de variedade em sua prática. Ele oferece aulas para todos os níveis, além de permitir que você personalize e crie suas próprias práticas. Seja você um iniciante ou um praticante experiente, você encontrará algo adequado às suas necessidades neste aplicativo.

Simply Yoga

Como o nome sugere, Simply Yoga simplifica a prática de yoga. Com aulas que se concentram nas posturas fundamentais, este aplicativo é perfeito para quem procura uma abordagem simples e direta para o yoga. As sessões variam de 20 a 60 minutos, permitindo que você escolha o tempo que melhor se adapta à sua programação.

Down Dog

Este aplicativo se destaca por sua abordagem personalizada. Com algoritmos que geram novas aulas toda vez que você pratica, Down Dog mantém sua prática atualizada e emocionante. Além disso, ele oferece opções para diferentes estilos de yoga, como vinyasa, hatha e yin, para que você possa experimentar e descobrir o que funciona melhor para você.

5 Minute Yoga

Se você está sempre em movimento e luta para encontrar tempo para se dedicar à prática de atividade física, este é um dos apps de yoga perfeitos para a sua rotina. Com aulas rápidas de apenas 5 minutos, você pode praticar yoga onde quer que esteja, seja em casa, no escritório ou até mesmo ao ar livre durante uma pausa rápida.

Bora começar?

Com esses 6 apps de yoga gratuitos, não há desculpas para não iniciar sua prática física hoje mesmo.

Seja você um iniciante completo ou um praticante experiente, há um aplicativo adequado às suas necessidades e preferências. Então, escolha uma dessas indicações, estenda seu tapetinho e comece a colher os inúmeros benefícios do yoga para o corpo e a mente.

Curtiu este conteúdo? Aproveite e compartilhe com seus amigos para que mais pessoas colham os benefícios dessa atividade física!