• Blog
  • O que é automação industrial?

O que é automação industrial?

O que é automação industrial?

Você já parou para pensar sobre as grandes revoluções pelas quais a humanidade passou?

Da invenção da roda à Revolução Industrial, passando pela Revolução Informacional em 1970 e a criação da Inteligência Artificial, muita coisa mudou.

As empresas saíram de um modelo de linha de produção manual para equipamentos inteligentes, operados por robôs e controles lógico-programáveis.

Toda a linha de produção, hoje, pode ser monitorada de forma automática, enviando dados em tempo real para softwares de Big Data e Business Intelligence.

Mas isso é só o começo de uma revolução ainda maior, que estamos começando a vivenciar. E a automação industrial está no centro dessas mudanças.

Continue a leitura e entenda o que é automação industrial e por que ela está passando por mudanças tão radicais!

O que é automação industrial?

Automação industrial é o processo de empregar máquinas, sistemas de controle e equipamentos robóticos para realizar tarefas que antes eram feitas por seres humanos.

Esse processo de automação pode ser feito de diversas maneiras, como o uso de controladores lógico-programáveis, ferramentas de controle numérico computadorizados, sensores, entre outros.

Inicialmente, o objetivo era reduzir a quantidade de trabalho humano, visando o aumento da produtividade e a redução de custos.

Contudo, essa visão veio se modificando ao longo do tempo e hoje a busca por processos de automação industrial tem por principal objetivo aumentar a qualidade, reduzir as falhas e assim obter melhores resultados.

Embora esteja bastante focada em performance, ela não deixa de oferecer outros benefícios às empresas. Confira a seguir algumas vantagens dessa abordagem.

Quais são as vantagens da automação industrial?

Como você viu, a automação industrial tem um papel fundamental na modernização das indústrias, conferindo uma capacidade de execução de tarefas muito maior. Mas o que isso traz de benefícios?

Maior produtividade

Um dos primeiros objetivos das indústrias ao investir em automação foi substituir a mão de obra humana por uma força de trabalho baseada em máquinas.

Essa mudança foi necessária por uma série de fatores, como aumento da jornada de trabalho — máquinas podem trabalhar 24 horas por dia —, redução do desgaste físico dos trabalhadores, redução de falhas na produção e escalabilidade das operações.

Todas essas mudanças foram vistas como necessárias por um objetivo maior: aumento da produtividade a fim de atender demandas crescentes. E a automação industrial cumpre esse papel muito bem.

Maior qualidade

A busca por excelência nos produtos vendidos tem feito indústrias de todos os portes investirem em automação industrial a fim de reduzir falhas.

Máquinas automatizadas, quando bem ajustadas, podem realizar tarefas repetitivas de forma padronizada, evitando desvios que comprometem a qualidade dos produtos finais.

Além disso, as máquinas podem ser programadas para realizar novas tarefas de modo mais rápido do que uma pessoa pode ser treinada, acelerando os processos de fabricação.

Mais segurança

Outro ponto positivo da automação industrial é que máquinas podem ser empregadas em atividades insalubres ou de risco, evitando, assim, que os trabalhadores sejam expostos a essas situações.

Desse modo, a empresa se torna um local mais seguro para todos, preservando a saúde e qualidade de vida de todos os colaboradores.

Mais flexibilidade

As indústrias lidam constantemente com os altos e baixos do mercado, gerenciando demandas sazonais e o aumento e redução de interesse dos consumidores por determinados produtos.

Nesse sentido, a automação industrial traz mais flexibilidade na medida em que se têm um maior controle sobre os processos produtivos, podendo adequá-los de acordo com a realidade de cada momento.

Em outras palavras, é possível aumentar ou reduzir a produção de forma rápida, bem como alterar a programação das máquinas para realizar atividades diferentes de forma mais simples.

Agora que você já sabe o que é automação industrial e quais as vantagens dessa abordagem, talvez esteja se perguntando o que faz um profissional da área. Acertamos? Então confira a seguir.

O que faz um profissional de automação industrial?

O profissional de automação industrial é o responsável por planejar, implementar e promover melhorias nos processos industriais.

Para tanto, ele projeta máquinas, ferramentas, equipamentos, componentes robóticos e outras soluções que atendam às demandas de determinada empresa.

Como especialista, o profissional pode liderar equipes de técnicos, desenvolver projetos de melhoria e expansão de parques industriais e atuar de forma consultiva nos processos de transformação tecnológica das empresas.

Mas como você pode se tornar esse profissional indispensável para o sucesso da indústria?

Como trabalhar com automação industrial?

Para trabalhar no ramo de automação industrial você pode percorrer três caminhos: um curso técnico, um curso tecnológico ou uma especialização.

O curso técnico é voltado para estudantes de ensino médio ou pós-médio que buscam qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.

Já a formação tecnológica, corresponde ao nível universitário e forma tecnólogos em automação industrial. Ou seja, é destinado àqueles estudantes que estão buscando a primeira ou segunda graduação.

A especialização, por sua vez, é voltada para aqueles profissionais que já atuam no mercado de trabalho e estão em busca de um aprofundamento de conhecimentos na área ou mesmo uma mudança estratégica de carreira.

Perceba que esses níveis de estudo são complementares e mesmo um técnico em automação industrial pode querer fazer a graduação e a especialização na mesma área, tornando-se um expert.

Conhecendo a especialização em automação industrial

Se você já atua no mercado de trabalho e está em busca de uma especialização em automação industrial, vale a pena conhecer alguns destalhes desta formação.

Ao longo do curso de especialização, que tem duração média de um ano e meio, você percorre conteúdos essenciais para a sua prática profissional, como:

  • Sistemas de produção e automação;
  • Arquitetura da automação Industrial;
  • Controlador lógico programável;
  • Identificação e rastreamento por radiofrequência (RFID);
  • Automação de sistemas produtivos;
  • Interface humanos-máquina;
  • Entre outros.

Também tem a oportunidade de interagir com outros profissionais do segmento, construindo seu networking. Além disso, conta com estudos de caso, troca de experiências e aprendizagem contínua com profissionais de destaque no mercado.

Quer saber mais sobre a especialização em automação industrial da Multivix? Acesse a página do curso e confira todos os detalhes!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!