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Avaliação escolar: como transformar seu método de ensino?

Avaliação escolar: como transformar seu método de ensino?

A avaliação escolar faz parte da rotina de professores e estudantes. Mais do que uma obrigação, ela é um instrumento que auxilia os docentes em sua jornada de ensino, pois sinaliza quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos.

Dessa maneira, é possível ajustar o plano de aulas, realizar revisões e até mesmo repensar as formas de ensino e avaliação para uma melhor compreensão por parte dos estudantes.

Assim, constrói-se uma verdadeira jornada de aprendizado de mão dupla, onde professor e aluno têm a possibilidade de desvendar as melhores formas de compartilhar e reter conhecimento.

Mas, para isso, é necessário ter abertura para repensar suas próprias práticas docentes. Além disso, também é fundamental conhecer os aspectos legais e metodológicos da avaliação e como eles impactam na sua atuação profissional.

Neste artigo, vamos apresentar conceitos que são essenciais para transformar a sua prática docente e a forma como você faz avaliação escolar. Continue a leitura!

Como avaliar?

A escolha do formato de avaliação depende muito dos seus objetivos com relação à disciplina e ao desenvolvimento dos alunos. Entre as possibilidades, você tem três formatos avaliativos que costumam ser utilizados: avaliação formativa, diagnóstica ou somativa.

Avaliação somativa

A avaliação somativa é a mais conhecida dos professores e consiste em aplicar ferramentas de avaliação ao final de um determinado período para verificar o nível de aprendizagem de cada estudante.

Para tanto, são definidas métricas específicas, como notas de 0 a 100, onde cada estudante deve atingir uma nota mínima para ser considerado aprovado.

Normalmente, esse método avaliativo é considerado punitivo pelos estudantes, já que tem o poder de aprovar ou reprovar o aluno.

Outro fator que deve ser considerado pelo docente é que esse tipo de avaliação leva os alunos à comparação entre si, o que pode gerar desconfortos e sentimentos de inferioridade ou superioridade em relação aos demais.

Nesse sentido, a avaliação somativa não deve ser o único método de mensuração de aprendizado em sala de aula.

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica tem como principal característica compreender o nível de conhecimento de cada estudante e, a partir de então, planejar as aulas de modo que as dificuldades sejam sanadas e as facilidades potencializadas.

Na prática, ela consiste em aplicar um método avaliativo, como uma prova, para saber qual é o nível de conhecimento do aluno sobre determinado assunto.

Com base no resultado dessa avaliação preliminar, o docente elabora o plano de aula, considerando as competências e habilidades que cada aluno precisa desenvolver para concluir o ano letivo.

Essa abordagem avaliativa é bastante interessante para fomentar a personalização do ensino.

Avaliação formativa

A avaliação formativa é aquela que você aplica logo após ter ministrado o conteúdo. Ela pode ser proposta em forma de exercícios, trabalhos discursivos, questionários, apresentações orais, entre outros.

A vantagem desse tipo de avaliação escolar é que ela possibilita um acompanhamento contínuo do processo de aprendizado dos alunos.

Desse modo, você pode realizar ajustes nos seus métodos de ensino e até mesmo prever aulas de reforço, ajudando os estudantes a superar as barreiras antes do final do ano letivo.

Vale lembrar que esse tipo de avaliação escolar não atribui notas às atividades, pois seu objetivo é desenvolver um processo construtivo de aprendizagem respeitando as particularidades de cada aluno.

Agora que você já conhece os métodos tradicionais de avaliação, que tal descobrir alternativas para aplicar em sala de aula?

Buscando formas alternativas de avaliação escolar

O processo de aprendizado de uma pessoa pode se dar de inúmeras formas, desde a leitura de um texto até a participação em atividades coletivas.

Nesse sentido, cada vez mais vemos profissionais e pesquisadores da área educacional falando sobre a necessidade de se implementar novos métodos de aprendizagem nas escolas. Confira alguns exemplos:

Aprendizagem Baseada em Problemas

Desde muito cedo precisamos resolver problemas, dos mais simples aos mais complexos. Aprender a amarrar o cadarço do tênis até nos relacionarmos com outras pessoas.

Nesse sentido, a aprendizagem baseada em problemas tem por objetivo apresentar uma situação da vida real e convidar os estudantes a elaborarem resoluções.

Essas resoluções podem ter a ver com a disciplina que você está ministrando ou então com base na própria experiência deles.

Esse tipo de prática estimula a criatividade, o raciocínio lógico, a curiosidade e, claro, ajuda a avaliar a aprendizagem dos alunos.

Aprendizagem Baseada em Projetos

Na mesma linha da ideia anterior, a aprendizagem baseada em projetos tem por objetivo propor o desenvolvimento de um projeto relacionado a um tema específico, de modo que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na prática.

Por exemplo: em uma aula de biologia, os estudantes podem ser convidados a desenvolver projetos de proteção ambiental, preservação de fauna e flora ou até mesmo de combate a crises climáticas.

Tudo isso mesclando conhecimentos teóricos vistos em sala de aula, suas próprias experiências e aspirações.

Gamification

Outra forma bastante interessante — e divertida — de avaliar a aprendizagem dos alunos é aplicando técnicas de gamificação nas aulas.

O conceito está relacionado à dinâmica dos jogos de videogame, onde o jogador precisa cumprir determinadas tarefas para superar fases e ganhar pontos.

Além de motivar os alunos, esse tipo de abordagem na avaliação escolar pode transformar o que é visto como uma punição em algo positivo, que os incentiva a estudar e se aprimorar constantemente.

Outro ponto positivo dessa dinâmica é que você pode propor trabalhos em equipe, estimulando a colaboração, o respeito à diversidade e a construção coletiva de resultados.

Como você deve imaginar, existem inúmeras formas de fazer uma avaliação escolar e transformar seu método de ensino em algo mais dinâmico e alinhado ao perfil dos seus alunos.

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Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

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