PÓS-GRADUAÇÃO . EDUCAÇÃO

Avaliação Escolar

Duração 6 a 18 meses
Pós-graduação EAD na área de Educação

A pós-graduação em Avaliação Escolar apresenta ferramentas e conceitos sobre como se constitui os aspectos legais e metodológicos da avaliação no ambiente escolar, com o objetivo de trabalhar desde os fatores elementares da construção de itens avaliativos à definição dos marcos legais e principais entes da Agência Nacional de Avaliação (ANA).

Mensalidade

Quais conteúdos são estudados nesta especialização?

A grade curricular do curso é formada por conteúdos que visam: apresentar os principais conceitos e metodologias que tratam dos aspectos da avaliação escolar; desenvolver ações que permitam a atuação docente na avaliação escolar; realizar estratégias de gestão de processos e projetos de avaliação escolar.

Por que escolher a pós-graduação em Avaliação Escolar?

Todas as escolas possuem um sistema avaliativo próprio para medirem a aprendizagem de seus alunos. O processo é fundamental para o acompanhamento da evolução do ensino e norteamento sobre as estratégias e ações que devem ou não ser realizadas no ambiente acadêmico.

Geralmente, a avaliação educacional é aplicada de forma pontual pelos professores que visam analisar o quanto os alunos absorveram de conteúdo sobre uma matéria específica. Porém, alguns especialistas acreditam que ela deve ocorrer continuamente e com análise dos aspectos cognitivos e não cognitivos.

Na pós-graduação em Avaliação Escolar, você entenderá como se constitui todo o processo avaliativo no âmbito educacional, terá acesso aos conceitos básicos, etapas de avaliações escolares, técnicas, ferramentas e muitos outros conteúdos essenciais para a sua formação na área.

A especialização é de suma importância diante da crescente relevância da avaliação escolar para possíveis melhorias da qualidade do ensino. Ela possibilita a interpretação de resultados dos processos avaliativos do desempenho de cada aluno por meio de modernas técnicas.

Quem é o público-alvo desta formação?

A pós-graduação em Avaliação Escolar é recomendada aos professores da educação básica, supervisores e diretores escolares, pedagogos, licenciados em diversas áreas do conhecimento e demais profissionais de nível superior que desejam ampliar e aprofundar os seus conhecimentos sobre a área.

Qual a grade curricular da especialização?

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Módulo I
Modalidades de Avaliação 80
Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa 20
Avaliação Diagnóstica 20
Avaliação Formativa 20
Avaliação Somativa 20
Módulo II
Instrumentos de Avaliação 60
Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem 20
Avaliar por meio de portfólios 20
A avaliação em projetos de trabalho 20
Módulo III
Avaliação da Educação Básica 60
A avaliação nos documentos legais e políticos da educação infantil 20
Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil 20
Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar 20
Módulo IV
Sistemas de Avaliação, Autoavaliação e Avaliação do Ensino Superior 80
Introdução aos sistemas brasileiros de avaliação 20
Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula 30
Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes 30
Módulo V
Resultados da Avaliação 60
Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem 20
Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos 20
O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações 20
Módulo VI
Empreendedorismo e liderança 60
O Empreendedorismo 20
Liderança e Gestão 20
Comunicação e Liderança – 20

Como está o mercado de trabalho para educadores com formação em avaliação escolar?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, se especializar é garantir diferenciais ao currículo e se destacar entre os demais profissionais do setor, assim como na educação. Mesmo sendo uma área vasta, é fundamental ter habilidades em diferentes funções e estar atualizado (a) com os conceitos e metodologias avançadas, como o processo de avaliação escolar.

Esta capacitação possibilita ao profissional atuar em escolas (públicas e particulares) e em órgãos públicos com a elaboração e avaliação de projetos de educação.

É uma área que proporciona conhecimentos específicos e importantes para a mediação das relações de ensino e aprendizagem com eficiência.

Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?

A cada ano, a MULTIVIX se renova e evolui para sempre proporcionar uma grade de cursos relevantes e conteúdos atualizados sobre os mais diversos segmentos, inclusive, a área da educação. Sabemos que este setor é de extrema importância e que o processo de aprendizagem precisa ser de qualidade e efetivo.

A pós-graduação em Avaliação Escolar é ofertada por meio do moderno método Ensino a Distância (EAD), que possibilita os estudos de forma ágil, prática e otimizada, conforme a sua organização. As disciplinas serão ministradas por um corpo docente habilitado e especializado, formado por professores, mestres e doutores. Além disso, você terá o apoio de tutores treinados e prontos para atenderem às suas demandas.

O formato de ensino é regulamentado pelo Ministério da Educação e, desta forma, o diploma conquistado ao final do curso será válido em todo o território nacional.

A MULTIVIX tem a especialização que você busca para potencializar a sua carreira e se tornar um profissional de sucesso.

Faça a sua pós-graduação em Avaliação Escolar aqui!

Tenha uma das melhores faculdades do Brasil no seu currículo.

Quero receber informações e promoções exclusivas da Pós Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!