Gerir equipes é muito mais do que atribuir tarefas e responsabilidades e cobrar as pessoas por realizá-las. Trata-se de uma competência essencial para construir senso de pertencimento, colaboratividade e engajamento.
A gestão de equipes também é responsável por criar um ambiente de trabalho saudável, que valorize as pessoas e contribua para o fortalecimento da cultura organizacional.
Nesse sentido, para gerir equipes com excelência, você precisa, acima de tudo, desenvolver o que chamamos de soft skills, ou habilidades comportamentais.
Isso porque a gestão de equipes exige muito mais conhecimento sobre o comportamento humano — e como lidar com ele — do que conhecimentos técnicos.
Neste artigo, vamos te dar dicas práticas de como você pode melhorar sua habilidade de gerenciamento de equipes e assim alcançar novas oportunidades no mercado. Continua com a gente?
1. Pratique a comunicação assertiva
Uma das habilidades mais importantes para gerenciar equipes de forma eficaz é a comunicação assertiva.
Ser assertivo significa ir direto ao ponto, sem rodeios, e de forma clara. Mas cuidado: sem apelar para a grosseria.
Muitas pessoas acabam se tornando desagradáveis e até mesmo violentas na comunicação, dizendo-se assertivas. Mas não se trata disso.
A assertividade ajuda a manter a conversa centrada em fatos e dados, sem tentar culpabilizar as pessoas ou se colocar em uma posição de vítima.
2. Aprenda a gerenciar conflitos
Conflitos fazem parte da natureza humana. O que difere as pessoas é sua capacidade de lidar com situações difíceis e transformá-las em conflitos construtivos.
Sabe aquela discussão entre pontos de vista diferentes? E se uma terceira via sair desse debate, considerando os pontos fortes de cada ideia?
Esse é o ponto central da gestão de conflitos, mas não se trata apenas disso. Quando os conflitos são realmente construtivos, ajudam a fortalecer a confiança entre os membros da equipe, o que a torna mais unida.
3. Fomente a colaboração
Muitos líderes acreditam que fomentar a competitividade entre membros da equipe é a melhor forma de obter resultados. Contudo, a força do grupo será sempre superior à de uma única pessoa, seja quem for.
Nesse sentido, no papel de gestor de equipes, você deve fomentar a colaboração entre as pessoas, mostrando que a diversidade de opiniões é a grande fortaleza do seu time.
Aqui, vale a pena contar com a tecnologia para facilitar a interação. Use ferramentas como o Google Workspace e softwares como serviço (SaaS) para que todos possam trabalhar em conjunto.
4. Conheça seu estilo de liderança
Cada gestor tem uma forma própria de liderar outras pessoas. E conhecer qual é seu estilo de liderança é fundamental para compreender se você está fazendo uma boa gestão de equipes.
Se você tem uma equipe de alta performance e tenta gerenciá-la através de um estilo autocrático, por exemplo, fatalmente terá problemas de relacionamento com seu time.
Por outro lado, se você possui uma equipe de profissionais juniores e espera que eles se auto-organizem sozinhos, também pode enfrentar desafios.
Diante disso, conhecer os estilos de liderança e como usá-los em cada contexto pode te ajudar a gerenciar melhor sua equipe e obter melhores resultados.
5. Aprenda a sair do caminho
Um impulso bastante comum de quem gerencia equipes é querer controlar tudo, a todo momento. Esse tipo de atitude demonstra insegurança quanto à capacidade do seu time, além de criar um ambiente de trabalho hostil.
Também consome um tempo precioso, que você poderia utilizar para desenvolver melhores estratégias de gestão de pessoas ou mesmo treinar seu time para que ele se torne ainda melhor.
Para não cair nessa armadilha de querer controlar os mínimos detalhes do trabalho, aprenda a sair do caminho da sua equipe. Aja como um facilitador de processos, uma pessoa que sempre está à disposição para ajudar, mas não intervém a todo momento no que está sendo feito.
6. Seja transparente nas suas colocações
Lembra da comunicação assertiva? A transparência também faz parte de uma boa gestão de equipes, pois ela está estreitamente ligada a esse tipo de comunicação que preza pela clareza.
Ser transparente significa não dar indiretas, mas sim falar abertamente com as pessoas, mostrando o que há de errado e como pode ser corrigido.
A transparência também envolve deixar toda a equipe ciente de quais são os objetivos da empresa e do time, assim como o que é esperado de cada pessoa.
7. Aceite que você nem sempre está certo
Outro equívoco comum das pessoas que trabalham com gestão de pessoas é acreditar que o fato de ocuparem uma posição de liderança as faz estarem certas 100% do tempo.
Essa atitude pode minar o relacionamento com a sua equipe, quebrar a confiança que as pessoas têm em você e diluir os esforços do seu time de forma silenciosa.
Portanto, o melhor é aceitar que nem sempre você terá razão e que qualquer membro da equipe, seja mais jovem, mais velho, com mais ou menos experiência, pode ter um ponto de vista melhor sobre determinado assunto.
Reconhecer a contribuição das outras pessoas, valorizando suas perspectivas pessoais é um passo enorme rumo a uma gestão de pessoas mais humanizada e centrada na construção de comunidades.
8. Desenvolva sua inteligência emocional
Inteligência emocional é a habilidade de conhecer e reconhecer suas emoções em cada contexto, sabendo como lidar com elas.
Essa é uma das competências mais importantes para quem deseja trabalhar gerindo equipes, pois é utilizada a todo momento.
Desde o momento de uma crítica de um membro da equipe, passando pelo momento da demissão uma pessoa, saber controlar suas emoções vai te ajudar a promover um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor. Além disso, contribuirá para que as pessoas do seu time tenham mais confiança em você para liderá-las.
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