• Blog
  • Direito 4.0: entenda o que é e como afeta seu trabalho

Direito 4.0: entenda o que é e como afeta seu trabalho

Direito 4.0: entenda o que é e como afeta seu trabalho

Big Data, inteligência artificial, análise preditiva. Esses termos já estão praticamente incorporados na maioria das organizações, trazendo transformações profundas no modo como elas atuam.

Mas o que pouca gente sabe é que a transformação digital não afetou somente as grandes corporações. Os escritórios de advocacia também estão vivenciando uma verdadeira revolução no que diz respeito à análise de processos.

Esse movimento, chamado de Direito 4.0, consiste na utilização de tecnologias para otimizar processos, melhorar a capacidade analítica e assim conduzir a atuação dos profissionais a um novo nível de excelência.

Tudo isso no menor tempo possível, algo que pode acelerar a resolução de disputas judiciais e assim garantir a justiça para milhares de pessoas.

Mas o que é Direito 4.0 na prática? E como ele pode transformar o trabalho dos profissionais da área jurídica? Continue a leitura para saber!

O que é Direito 4.0?

Direito 4.0 é um termo que define o uso de tecnologias da informação e da comunicação na área jurídica, com o objetivo tornar o trabalho de advogados, juízes e demais profissionais da área mais ágil e eficiente.

Essa nova Era do Direito vem na esteira da transformação digital, que impactou inúmeras empresas, onde a inteligência artificial tem um papel central.

Agora, os profissionais da área de Direito têm acesso a ferramentas de análise de dados, automação de fluxos de trabalho, chatbots, inteligência artificial, machine learning e muito mais totalmente voltadas ao seu segmento de atuação.

Quais as vantagens do Direito 4.0?

Como dissemos no início, o Direito 4.0 utiliza todo o poder das novas tecnologias para tornar o trabalho de advogados e juristas mais simples, ágil e eficiente. E o que isso significa na prática?

Processos mais ágeis

Faz tempo que as mesas dos advogados deixaram de estar abarrotadas de processos em papel. No entanto, a digitalização de documentos é apenas o primeiro passo rumo a uma atuação verdadeiramente tecnológica.

Com o uso de ferramentas de automação, é possível tornar os processos mais ágeis e fluidos, livres de falhas humanas. Desse modo, o trânsito de informações se torna mais seguro, trazendo mais acuracidade ao seu trabalho.

Análises mais profundas

A inteligência artificial adentrou o nicho da advocacia facilitando — e muito — as análises processuais.

Com base nos dados inseridos no sistema, ela é capaz de confrontar informações, encontrar inconsistências em depoimentos, datas e documentos, e extrair insights que podem acelerar o trabalho do advogado.

Além disso, a IA também pode ajudar a construir argumentações com base nessas análises, munindo o profissional de mais recursos para sustentar suas teses em tribunal.

Atendimento mais eficaz

Sabemos o quanto a rotina de um profissional de Direito pode ser corrida, ocupando boa parte do seu tempo. E como isso pode afetar a qualidade do seu atendimento aos clientes.

Pois saiba que, com o Direito 4.0, o advogado ganhou novos recursos e ferramentas para manter uma comunicação consistente com sua base de clientes sem lotar a sua agenda de telefonemas ou e-mails.

Os chatbots já estão a todo vapor oferecendo informações personalizadas de forma totalmente automática, sem a necessidade de intervenções humanas.

Outras ferramentas, como automação de marketing e CRM, oferecem recursos únicos para manter o relacionamento até mesmo com aqueles clientes que já não se comunicam mais com você no dia a dia.

Maior segurança da informação

Lidar com dados sensíveis de clientes é um grande desafio, ainda mais com o aumento dos crimes cibernéticos em todo o mundo.

Só para você ter uma ideia, 25% dos escritórios de advocacia sofreram violação de dados em 2022, de acordo com a American Bar Association. Outros 25% relataram não saber se a empresa havia ou não sofrido qualquer tipo de violação de segurança.

Esse cenário de incerteza pode ser mitigado com o auxílio de tecnologias como firewalls, antivírus, gerenciadores de senhas, dentre outras. Mas a estrela da vez para os profissionais de Direito é, sem dúvida, o blockchain, que traz uma camada extra de segurança para informações tão importantes.

Agora que você já conheceu algumas das vantagens do Direito 4.0, pode estar se perguntando que tipo de tecnologia não pode faltar no seu escritório. Que tal conferir?

4 tecnologias que não podem faltar em um escritório de advocacia 4.0

A advocacia 4.0 conta hoje com uma gama enorme de opções quando o assunto é tecnologia. De softwares de gestão de clientes a ferramentas de segurança da informação, você pode contar com o seguintes recursos:

CRM

Munido de inúmeras funcionalidades que permitem não só conhecer seus clientes em profundidade, mas manter o relacionamento com eles independentemente da sua agenda, o Customer Relationship Management – CRM é indispensável para quem acredita na construção de relacionamentos duradouros entre cliente e advogado.

Pesquisa Jurídica

O Google é bom, nós sabemos. Mas já pensou poder consultar bases de dados intuitivas e inteligentes focadas em jurisprudências?

Esse tipo de tecnologia já existe e pode poupar seu tempo como nunca, trazendo informações atualizadas sobre as principais decisões dos tribunais em todo o território nacional.

Automação de documentos

Redigir peças processuais dá trabalho e exige uma atenção enorme, não é? Mas e se você tivesse uma ferramenta para automatizar esse trabalho?

A automação de documentos legais também já é uma realidade para o advogado 4.0, reduzindo o tempo de elaboração de documentos e contribuindo para a eliminação de falhas.

Processamento de pagamentos

Um dos maiores desafios dos advogados é ter o controle sobre os pagamentos de clientes, realizar as cobranças no dia devido e manter seu fluxo de caixa sempre em dia. Mas com ferramentas de processamento de pagamentos, sua rotina pode se tornar bem mais simples.

Você pode realizar cobranças com diversas opções de pagamento, agendar lembretes por e-mail e SMS e até enviar links de pagamento por WhatsApp. Muito mais fácil, concorda?

Essas são apenas algumas das facilidades que o Direito 4.0 tem trazido para os profissionais da área, otimizando tempo e recursos para uma atuação mais estratégica e focada nos interesses dos seus clientes.

Se você se interessou em se tornar um verdadeiro expert no universo do Direito 4.0, não pare por aqui. Conheça nossas pós-graduações da área e dê mais um passo rumo ao seu sucesso profissional!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!