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Conflitos construtivos: como tirar melhor proveito das discordâncias?

Conflitos construtivos: como tirar melhor proveito das discordâncias?

Os conflitos fazem parte da natureza humana. Afinal, se todos pensassem sempre da mesma forma, não haveria nenhum tipo de evolução ou descoberta, certo?

Mas o fato de pensar diferente dos demais não precisa gerar qualquer tipo de indisposição com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Você pode participar de conflitos construtivos, que ajudem a expandir ideias e conceitos e assim contribuir para um crescimento mútuo.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo!

O que são conflitos construtivos?

Conflito pode ser entendido como uma situação onde há discordância entre as partes sobre determinado assunto. Nesse sentido, ele pode ser de dois tipos: construtivo ou destrutivo.

Quando a discordância leva a discussões sem sentido, aumento do tom de voz, agressões verbais e até ofensas, ela constitui um conflito destrutivo.

O conflito destrutivo pode se estender para além do momento de estresse, gerando afastamento entre as pessoas e sentimentos negativos, como raiva, mágoa e até depressão.

Já o conflito construtivo é aquele em que há embate de ideias, mas com o objetivo de melhor compreender uma situação e assim gerar consenso entre as partes.

Quando o conflito construtivo acaba, ninguém fica magoado, triste ou com raiva. Todos sentem que saíram ganhando de alguma forma. E assim, o relacionamento entre os envolvidos sai fortalecido, pois todos se sentem respeitados e ouvidos.

Quais são as características de um conflito construtivo?

Os conflitos construtivos possuem características bem marcantes, que você pode perceber com facilidade. Veja:

Foco no problema

Enquanto nos conflitos destrutivos uma pessoa tenta acusar outra ou depreciar suas ideias, nos conflitos construtivos a atenção de todos está na questão central, isto é, no problema.

Logo, não existe troca de acusações, ofensas ou comentários sarcásticos, por exemplo. A preocupação do grupo está em lançar ideias que possam auxiliar na resolução da questão avaliada.

Cooperação

Se você já presenciou duas ou mais pessoas discutindo, deve ter percebido que nessas situações falta um senso de coletividade. Ou seja, cada pessoa tenta impor seu modo de ver a questão, desconsiderando a opinião das demais.

Nos conflitos construtivos isso não ocorre, pois há cooperação entre todos. Cada ideia é considerada e trabalhada pela equipe de forma que se chegue à melhor solução, não importa quem tenha sido “o dono” dela.

Escuta ativa

Outra característica dos conflitos construtivos é a escuta ativa, ou seja, quando uma pessoa fala, as demais prestam atenção. Só assim é possível compreender cada ideia ou opinião e analisá-la de forma imparcial, contribuindo para a construção da solução buscada.

Comunicação assertiva

Comunicar-se de forma adequada, com foco no problema e atendo-se aos fatos é mais uma das características dos conflitos construtivos. Isso porque o propósito do conflito não é segregar, mas sim agregar ideias, construindo soluções coletivas.

Respeito mútuo

Por fim e não menos importante, nos conflitos construtivos observamos o respeito mútuo. Isto é, não há espaço para agressões verbais, cerceamento de ideias ou ofensas. Cada ponto de vista é considerado dentro do contexto do problema.

Quais as vantagens de desenvolver conflitos construtivos?

Como você viu anteriormente, os conflitos construtivos são mais positivos porque mantêm o respeito entre as pessoas e buscam o consenso.

Em outras palavras, existe uma certa negociação no processo, onde algumas pessoas abrem mão de determinados posicionamentos para beneficiar o coletivo.

Além de ser um modo mais civilizado de se chegar a decisões importantes, os conflitos construtivos também ajudam a fortalecer o senso de pertencimento das pessoas ao grupo.

Desse modo, cada integrante do grupo de discussão sente que teve participação na tomada de decisão e, mesmo que tenha tido seu ponto de vista “vencido”, sabe que ele foi ouvido e considerado.

Outro ponto positivo dos conflitos construtivos é que os relacionamentos saem fortalecidos.

Sabendo que possuem abertura para expressar suas ideias e pensamentos sem serem censuradas ou repreendidas, as pessoas se sentem mais acolhidas pelo grupo, estabelecendo vínculos mais profundos e duradouros.

Os conflitos construtivos também ajudam a ampliar a visão de mundo da equipe, à medida que cada pessoa compartilha seus conhecimentos e experiências. Assim, o grupo tem acesso a diferentes perspectivas sobre o mesmo problema ou situação, podendo encontrar melhores soluções.

Além disso, os conflitos construtivos geram maior engajamento por parte da equipe, que passa a adotar uma postura mais participativa, em vez de reativa. O resultado é maior proatividade no ambiente profissional ou acadêmico, assim como maior responsabilidade pelos resultados do grupo como um todo.

Como criar um ambiente propício aos conflitos construtivos

Agora que você já sabe o que são conflitos construtivos e quais as vantagens de fomentar esse tipo de atitude, seja em sala de aula ou mesmo no trabalho, que tal descobrir como criar as condições ideais para que esse tipo de conflito aconteça?

Seja claro

Para que os conflitos sejam construtivos, você precisa deixar claro qual é o problema. Traga dados e fatos à mesa. Quanto mais informações, melhor.

Ouça todos os envolvidos

A escuta ativa pressupõe dar voz a todas as pessoas que estão envolvidas no processo. Portanto, deixe que cada pessoa fale à sua vez. Se for preciso, anote pontos-chave para argumentar — mas somente depois que a pessoa terminar de falar.

Exerça a empatia

Colocar-se no lugar de quem está falando é uma das melhores maneiras de evitar os conflitos destrutivos. Isso porque sabemos por quais situações não gostaríamos de passar. Logo, não precisamos provocá-las aos outros. Nesse sentido, procure sempre compreender os sentimentos das outras pessoas e sua interpretação de mundo.

Pergunte

Caso algum ponto não tenha ficado claro, pergunte. É melhor perguntar dez vezes a mesma coisa, até que todos tenham compreendido, do que gerar uma discussão sem sentido por falta de alinhamento.

Valide

Mesmo que a maioria das pessoas discorde de uma opinião, valide-a junto ao grupo. Isto é, mostre a importância da contribuição de cada pessoa.

Integre

Quanto mais as pessoas se sentirem parte do grupo, mais produtivos serão os conflitos. Portanto, invista na integração da sua equipe.

Sabia que a gestão de conflitos faz parte de um conjunto de habilidades que chamamos de soft skills? Entenda melhor este conceito e descubra quais outras habilidades essenciais você precisa desenvolver para se tornar um profissional completo!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!