• Blog

Ciências Biológicas: onde trabalha quem se forma neste curso?

Ciências biológicas é a área que estuda os processos biológicos dos organismos vivos. Deste modo, ocupa-se tanto da vida de micro-organismos quanto de organismos mais complexos, como o do ser humano.

Como você deve imaginar, é uma área de conhecimento muito abrangente. Por isso, costuma ser segmentada de forma que as pessoas possam buscar subáreas de interesse e assim especializar-se nelas.

Mas, para que você tenha um conhecimento adequado sobre as ciências biológicas, é essencial ter os fundamentos desse saber muito bem enraizados na sua cabeça. E é justamente o que a faculdade de ciências biológicas proporciona.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esta área de estudo!

O que você estuda em ciências biológicas?

Como você viu no início deste artigo, as ciências biológicas são um campo de conhecimento muito abrangente, que se ocupa de investigar sobre os processos vitais dos seres vivos.

Nesse sentido, ao longo da graduação em biologia você estuda biologia celular, anatomia e fisiologia, química orgânica, botânica, bioquímica, genética e ecologia, dentre outras disciplinas.

Todo esse arcabouço teórico está amparado por atividades práticas que te ajudam a desenvolver competências essenciais para o mercado de trabalho e, assim, conquistar sua tão sonhada carreira.

Onde trabalhar durante a graduação em ciências biológicas?

Se você já está cursando ciências biológicas e não quer perder tempo na construção de uma carreira de sucesso, pode dar o start nesta nova etapa da sua vida através de estágios.

Ao final da graduação, existe o estágio supervisionado, que é um dos requisitos para você se formar em biologia. No entanto, nada te impede de realizar outros estágios ao longo do curso.

Se você estiver cursando bacharelado em ciências biológicas, pode buscar oportunidades em clínicas, hospitais, laboratórios de análises clínicas, zoológicos, indústrias alimentícias e uma infinidade de outras empresas.

Mas, se estiver cursando licenciatura em ciências biológicas, também pode buscar estágios em escolas, cursinhos pré-vestibulares e até mesmo atuar dando aulas de reforço escolar.

E depois da graduação, onde trabalhar com ciências biológicas?

Como dissemos no início do artigo, as oportunidades são inúmeras. Listaremos aqui algumas das áreas de atuação mais importantes para quem está para se formar em ciências biológicas.

Gestão ambiental

Quando o assunto é meio ambiente, os biólogos cumprem um papel essencial na conservação da fauna e da flora, executando pesquisas e desenvolvendo projetos ligados ao setor.

Algumas atividades de destaque são a proteção a espécies em extinção, sejam de animais ou plantas, e a conservação de biomas, como a caatinga e o cerrado, por exemplo.

Nesta área, o trabalho do biólogo pode se dar em campo, isto é, longe das salas fechadas e dos laboratórios. Então, se você gosta de atividades ao ar livre, esta pode ser uma boa escolha.

Indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica é uma das que mais empregam egressos da graduação em ciências biológicas. Isso porque os profissionais da área atuam diretamente no desenvolvimento de fármacos, por meio de pesquisa e processos industriais.

Biólogos formados também podem atuar em ensaios clínicos, no desenvolvimento de processos de produção de cosméticos e afins e no controle de qualidade dos produtos fabricados.

Podem, ainda, trabalhar em órgãos de fiscalização dessas indústrias, garantindo que elas atendam à legislação vigente.

Perícia criminal

Se você é fã de séries como CSI, saiba que a graduação em ciências biológicas também pode abrir portas para você adentrar este universo repleto de mistérios a serem investigados.

No campo da perícia criminal, o biólogo pode atuar em análises de provas, realizando testes de DNA, botânica forense, exames de sangue e toxicologia, por exemplo.

O papel do profissional de ciências biológicas é investigar vestígios que possam levar à conclusão de casos reais, o que exige muita ética e discrição no trabalho.

Biologia Marinha

Há quem diga que a vida marinha é um universo inteiro a ser descoberto. E ninguém melhor do que um biólogo para fazer isso.

Na biologia marinha, você terá a oportunidade de estudar a fauna e a flora pertences ao ambiente aquático, compreender suas interdependências e como preservá-las da ação destrutiva do ser humano.

Vale destacar que, nesta área, o profissional de ciências biológicas terá melhores oportunidades em cidades litorâneas e institutos de pesquisa. Além disso, muito provavelmente terá que fazer algumas aulas de mergulho para melhor aproveitar essa carreira tão impactante.

Ensino e pesquisa

Embora o ensino seja uma das áreas de atuação do licenciado em ciências biológicas, como bacharel, você pode fazer uma segunda graduação e também ministrar aulas.

Algumas pessoas aproveitam até para fazer uma segunda graduação em licenciatura em ciências biológicas para ter uma formação mais completa e versátil.

Na academia, você também pode trabalhar com pesquisas na área de biologia, tornando-se uma referência para outros estudantes.

Biotecnologia

Já pensou unir a riqueza da vida orgânica aos maiores avanços da tecnologia? Pois é isso que a biotecnologia proporciona a você.

Essa área das ciências biológicas permite que você use todo o potencial das tecnologias para criar medicamentos, equipamentos, exames, biossensores, bioprocessos e uma infinidade de outras soluções.

Para atuar nesta área, além da graduação em ciências biológicas, é recomendado que você faça uma pós-graduação, para estar a par das novidades mais atuais do setor.

Saúde pública

Na saúde pública, as possibilidades para quem se forma em biologia são inúmeras.

Você pode optar pela vigilância epidemiológica, controle de doenças infecto-contagiosas, epidemiologia molecular e imunização e vacinas. Além disso, também encontra oportunidades na análise de águas e alimentos e saúde coletiva.

Como você pode ver, o campo das ciências biológicas guarda uma infinidade de oportunidades para os recém-formados. Tudo o que você tem a fazer é identificar qual das áreas mais lhe atrai e assim trilhar sua carreira de forma consistente nela.

Quer se aprofundar ainda mais nas ciências biológicas e descobrir qual é a sua verdadeira vocação? Baixe agora mesmo o e-book do curso!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!