A crescente preocupação com a crise climática vem desencadeando uma série de medidas que visam conter os impactos dos seres humanos no meio ambiente, em especial as empresas.
Nesse sentido, podemos observar uma evolução gradativa no que hoje conhecemos como direito ambiental. Se 50 anos atrás não tínhamos profissionais especializados nessa área, hoje o número de bacharéis em direito que se interessam pela temática cresce a cada dia.
E não é só durante a graduação: de fato, a procura por trilhar uma carreira no direito ambiental tem se mostrado bastante promissora, o que atrai muitos profissionais com carreira já estabelecida em outras áreas.
Diante disso, cursar uma Pós-graduação EAD em Direito Ambiental pode ser o ponto de partida para essa transição de carreira. Mas não se engane: também pode ser uma ótima opção para quem está em busca de uma especialização antes de ingressar de vez no mercado de trabalho.
Continue a leitura e saiba tudo sobre a Pós-graduação EAD em Direito Ambiental!
Por que especializar-se em direito ambiental?
O direito ambiental é uma área relativamente nova, mas que guarda oportunidades únicas e muitos desafios a serem superados nos próximos anos.
À medida que vemos a crise climática se agravar e o número de leis e regulamentações se expandirem, é fundamental que as empresas e toda a sociedade estejam preparadas para essas mudanças.
Diante disso, o papel do advogado ambientalista é orientar seus clientes, corporativos ou não, sobre o cumprimento dessas normas e regulamentações.
Como você deve imaginar, essa é uma área de atuação bastante extensa, que exige um mergulho profundo em legislações municipais, estaduais e federais. Também requer um conhecimento detalhado sobre meio ambiente e como as ações humanas têm impacto sobre ele.
Por outro lado, consiste em uma carreira que pode trazer vários benefícios, como clientes de grande porte, contratos de longo prazo e remunerações mais interessantes.
Oportunidades e tendências na carreira
Como atividade vital para empresas que fazem uso de recursos ambientais ou que impactam diretamente o meio ambiente, o direito ambiental guarda oportunidades únicas para quem decide trilhar este caminho.
Uma das grandes tendências que estão fomentando a carreira de advogado ambientalista é a adoção de políticas de ESG — Environmental, Social and Governance — pelas empresas.
Ao instituir políticas de proteção ambiental e saneamento de impactos já causados, as empresas precisam de orientações especializadas para atuar de forma estratégica e assertiva.
E é neste contexto que o profissional especializado em direito ambiental entra, dando as devidas orientações sobre como direcionar essas ações de acordo com as leis vigentes no país.
Mas não são apenas as empresas que se beneficiam da presença do advogado ambientalista.
Órgãos governamentais e entidades da sociedade civil também podem se valer dos conhecimentos desse profissional para adotarem posicionamentos mais estratégicos, defendendo áreas de preservação ambiental da exploração desenfreada e predatória.
Como especializar-se em direito ambiental
A melhor forma de se aprofundar no direito ambiental é buscar uma pós-graduação focada no desenvolvimento de competências essenciais para este campo de atuação.
Afinal, na pós-graduação você terá a oportunidade de interagir com profissionais com larga experiência no assunto e debater sobre temas de relevância da área.
Além disso, na pós-graduação você tem a chance de formar um networking especializado, que pode abrir portas para a formação de parcerias profissionais e até mesmo oportunidades de atuação em grandes escritórios de advocacia.
A Pós-graduação em Direito e Legislação Ambiental
Na Pós-graduação em Direito e Legislação Ambiental da Multivix, por exemplo, você conta com uma formação a nível de especialização totalmente alinhada às demandas do mercado.
É por isso que já no primeiro módulo você mergulha em temas como conceitos de meio ambiente e direito ambiental e nas principais leis que regem esse campo de atuação.
Na sequência, você desvenda como o meio urbano e o ordenamento cultural afetam o meio ambiente e como pode contribuir para a manutenção do equilíbrio dessa relação através da aplicação das normas jurídicas ambientais.
Você também compreende melhor conceitos que são vitais para o seu trabalho, como o que é poluição e a sua ocorrência em diversos contextos, como a poluição das águas, do ar e do solo.
No terceiro módulo da Pós-graduação em Direito e Legislação Ambiental da Multivix, você dá um passo a mais, entendendo o código florestal e como se dá a preservação de áreas como mananciais, florestas e matas.
Nessa etapa, também é importante compreender quais são as normas internacionais que protegem as águas, o ar e o solo, já que o Brasil faz parte de uma série de acordos relacionados ao meio ambiente.
O quarto período traz uma carga jurídica bastante importante para que você compreenda em detalhes as tutelas civil, penal, constitucional e administrativa do meio ambiente.
Licenciamento ambiental e normas federais e estaduais são vistas ao longo do sexto módulo do curso, que termina com disciplinas de liderança, empreendedorismo e comunicação.
Com todas essas habilidades, você se torna um profissional completo, capaz de atuar de maneira estratégica em processos relacionados a disputas ambientais.
Como você pode ver, o direito ambiental é uma área relativamente nova, mas que traz grandes oportunidades para quem se identifica com a pauta e está disposto a mergulhar em questões que envolvem não só bens materiais, mas o futuro do planeta e de todos os seres vivos.
Se você tem esse perfil, não deixe de acessar a página da Pós-graduação em Direito e Legislação Ambiental da Multivix e conferir todos os detalhes dessa especialização!