• Blog
  • O que é ESG e por que você deveria se preocupar com isso?

O que é ESG e por que você deveria se preocupar com isso?

O que é ESG e por que você deveria se preocupar com isso?

À medida que a sociedade se torna mais consciente sobre a necessidade de uma nova forma de atuação das empresas para que haja um futuro sustentável, novas medidas vão sendo tomadas tanto por organizações públicas quanto privadas.

Este é o caso da adoção dos critérios ESG – Enviromental, Social and Governance. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é ESG?

ESG é a sigla para Enviromental, Social and Governance ou, em português, Meio Ambiente, Social e Governança. Trata-se de uma estrutura ou framework de trabalho, no qual a empresa embasa suas ações e estratégias, a fim de garantir um futuro mais sustentável tanto para si mesma quanto para o planeta.

Este termo foi mencionado pela primeira vez no relatório dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) das Nações Unidas de 2006, com o intuito de fazer com que as empresas listadas na bolsa desenvolvessem políticas de responsabilidade social, ambiental e de governança para que pudessem receber investimentos.

Na ocasião, apenas 63 empresas aderiram aos critérios ESG. Em março de 2022, já haviam 2.244 signatários listados e um total de 107.5 trilhões de dólares investidos, segundo o Principles for Responsible Investment – PRI.

Isso significa que, cada vez mais, as empresas compreendem a importância de sua participação ativa na construção de um ecossistema econômico que seja sim lucrativo, mas que também respeite e invista no desenvolvimento ambiental e social.

O tripé ESG

Dentro de uma estrutura ESG, são considerados três fatores: meio ambiente, responsabilidade social e governança. Vamos conhecer melhor cada um deles?

O fator ambiental

Sabemos que os impactos ambientais gerados por empresas do mundo todo são um dos maiores causadores das mudanças climáticas que vêm afetando a sustentabilidade do planeta.

Exemplo disso são as emissões de dióxido de carbono (CO2). Somente o uso de combustíveis fósseis e a atuação da indústria são responsáveis pela emissão de aproximadamente 34 bilhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera terrestre.

Nesse sentido, o critério ambiental visa despertar o comprometimento das organizações em reduzir os riscos ambientais ligados às suas atividades. Além disso, também ativar o senso de responsabilidade para com a redução do consumo desenfreado de recursos naturais e pela busca de alternativas inovadoras e sustentáveis.

O fator social

O fator social da ESG se refere ao comprometimento das organizações para com a sociedade, especialmente, as pessoas que vivem no entorno da empresa e se relacionam com ela.

Somente em 2022, mais de 2500 pessoas foram resgatadas em condições de trabalho análogo à escravidão no Brasil, por exemplo. Em fevereiro de 2023, mais de 200 trabalhadores foram resgatados das mesmas condições prestando serviços para empresas que tiveram faturamento recorde no ano anterior.

Portanto, o viés Social da sigla ESG pretende incentivar as empresas a desenvolver políticas, projetos e ações com foco em responsabilidade social, atuando de forma proativa para promover relações mais saudáveis, éticas e transparentes com a sociedade como um todo.

O fator governança

Por fim, temos o favor governança corporativa, que incentiva as empresas a desenvolverem sistemas de gestão mais transparentes e responsáveis, que primam pela sustentabilidade dos negócios.

Isso envolve ter sistemas robustos de coleta, análise e armazenamento de dados, além de manter todos os públicos internos e externos da organização sempre informados.

Por que você precisa se preocupar com ESG?

Mais do que estar em conformidade com regras internacionais para receber investimentos externos, as empresas precisam se preocupar com os fatores ESG por uma questão de sobrevivência.

De acordo com pesquisa da PwC, 83% dos consumidores acreditam que as empresas devem se moldar às melhores práticas de ESG. Além disso, 86% dos funcionários preferem apoiar ou trabalhar em empresas que possuem uma política ESG em andamento.

A mesma pesquisa afirma que 76% das pessoas entrevistadas disseram que deixarão de se relacionar com uma marca que não possui compromisso com seus funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Em outras palavras, não investir em ESG é correr o risco de perder consumidores e os melhores talentos do mercado, sem falar nos investidores, é claro.

E como profissional, por que você deveria se preocupar com ESG?

As oportunidades ESG para quem está no mercado de trabalho

Com as empresas adotando, cada vez mais, o modelo de trabalho ESG, surge uma demanda por profissionais qualificados para atuar neste mercado. Mas que profissional é esse?

Como ainda não existem formações específicas que tragam todas as habilidades necessárias para se trabalhar no segmento de ESG, o que as empresas têm buscado é a formação de equipes multidisciplinares, com competências complementares.

Uma das profissões que se destaca neste mercado é a de cientista de dados, já que muito do trabalho das empresas que adotam os critérios ESG é analisar dados.

Conhecimentos de sustentabilidade e governança corporativa são fundamentais para quem deseja ingressar neste mercado.

Responsabilidade social corporativa, direitos humanos e serviço social também entram no roll de carreiras que podem se dar bem no mercado ESG.

Além de todos esses, existe um vasto campo de atuação para profissionais de comunicação, administração, gestão financeira e gestão ambiental, dentre outros.

Quais habilidades você precisa desenvolver para ter sucesso em ESG?

Além de uma formação de nível superior, seja graduação ou pós-graduação, existem outras habilidades que você precisa ter para desenvolver uma carreira em ESG.

Para Daniel Hicks, moderador de relatórios de sustentabilidade para o World Business Council on Sustainable Development (WBCSD), essas habilidades são:

  • compaixão
  • empatia
  • valores morais
  • tradições religiosas
  • solução de problemas
  • criatividade
  • análise crítica
  • trabalho em equipe
  • pensamento independente
  • iniciativa
  • comunicação
  • alfabetização digital

Muito trabalho pela frente para se tornar um profissional de sucesso em ESG? Tenha calma, aqui na Multivix você pode desenvolver suas habilidades em cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!