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Como criar uma estratégia de comunicação interna na sua empresa?

Como criar uma estratégia de comunicação interna na sua empresa?

Em essência, uma organização é um conjunto de pessoas unidas em prol de um propósito maior. Nesse sentido, sem o elemento humano, uma organização não seria viável.

Se as pessoas são essenciais para que uma organização exista, outro elemento fundamental é a comunicação entre essas pessoas. Afinal, sem comunicação não há interação e, sem interação, não há como construir algo juntos.

O que surpreende é que, apesar de tamanha importância, a comunicação interna nas empresas ainda é um tema que gera dificuldades.

Só para você ter uma ideia, 74% das pessoas acreditam que estão perdendo informações importantes da empresa por falta de uma estratégia de comunicação interna bem feita. Talvez seja pelo fato de que 60% das empresas não possui uma estratégia de longo prazo.

E na sua empresa, como está a qualidade da comunicação interna? Será que ela realmente contribui para os resultados da organização ou ainda é uma barreira na integração das pessoas?

A seguir, vamos conferir um passo a passo para dar início a uma estratégia de comunicação interna consistente. Siga com a gente!

Qual a importância real da comunicação interna?

Pode haver quem afirme que, se a empresa sobreviveu X anos sem uma estratégia de comunicação interna, não há por que se preocupar com isso agora. Porém, os dados não mentem.

Funcionários desengajados podem custar 450 bilhões de dólares ao ano. Além disso, pessoas bem informadas são 77% mais comprometidas com o trabalho do que aquelas mal informadas.

Como se não bastasse, equipes altamente engajadas geram 21% mais lucros para a empresa. E o que mantém as pessoas altamente engajadas? Uma comunicação eficiente.

Outras vantagens de se investir em uma estratégia de comunicação interna consistente são:

  • maior senso de pertencimento à organização, gerando o sentimento de lealdade à marca;
  • fortalecimento da cultura organizacional, essencial para que a missão, visão e valores da empresa sejam alcançados;
  • maior integração entre as equipes, gerando maior produtividade e colaboração;
  • melhor entendimento de metas e objetivos organizacionais, assim como senso de responsabilidade sobre os mesmos;
  • advocacia da marca dentro e fora da empresa, incentivando lideranças e fortalecendo a equipe para enfrentar momentos de crise.

Poderíamos continuar citando várias outras vantagens de uma estratégia de comunicação interna na sua empresa. Mas acreditamos que com essas informações já ficou bastante claro como ela pode contribuir para o crescimento e sucesso da organização.

Que tal agora irmos para a parte prática?

Como dar início à sua estratégia de comunicação interna?

Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch nos dá um passo a passo bastante efetivo para construir uma estratégia de comunicação. Este passo a passo está dividido em 4 etapas:

Pesquisa

A etapa da pesquisa consiste em fazer o levantamento da situação atual da comunicação interna na sua empresa. Ela se subdivide em:

  • Identificação e reconhecimento da situação;
  • Levantamento de dados;
  • Mapeamento e identificação de públicos;
  • Análise da situação;
  • Construção de diagnósticos.

Aqui, você vai identificar se existe alguma ação de comunicação interna sendo executada, mesmo que incipiente, quais são os canais utilizados pela empresa para se comunicar com seus públicos internos e se eles de fato são utilizados.

Sabendo como está a comunicação interna na sua empresa, o passo seguinte é compreender quem são os públicos internos da sua organização.

E por que “públicos”, em vez de “público”? Porque, mesmo dentro de uma única empresa, pode haver mais de um tipo de público interno.

Por exemplo: sua empresa pode trabalhar com pessoas terceirizadas. Ou, ainda, possuir investidores e acionistas. Esses são públicos internos também, com características bem distintas quanto à necessidade de comunicação. Portanto, comece a listar quem são e quais são os perfis de todos os públicos internos.

Agora que você tem todos os dados levantados, é o momento de analisar a situação e fazer um diagnóstico, isto é, quais são os pontos fortes e fracos e como transformá-los.

Planejamento

A etapa seguinte é a de planejamento. Ou seja, quando você vai construir seu plano de comunicação interna. Siga os seguintes passos:

  • Crie uma política de comunicação interna
  • Defina objetivos e metas de comunicação interna
  • Determine a estratégia de comunicação interna
  • Proponha planos, projetos e ações de comunicação interna
  • Selecione os canais de comunicação com o público interno
  • Elabore seu plano de gerenciamento de crises
  • Identifique os recursos necessários para executar seu planejamento
  • Defina o orçamento necessário
  • Obtenha a aprovação da direção da empresa

Perceba que esta etapa é o que vai dar estrutura à sua estratégia de comunicação interna a longo prazo. Toda vez que alguém tiver dúvidas sobre o que deve ser feito, deverá consultar esse planejamento. Sendo assim, mantenha a documentação sempre em dia, atualizada.

Implantação

O terceiro ponto da sua estratégia de comunicação interna é a implementação do que foi planejado.

Aqui, você vai colocar todos os planos, projetos e ações para rodar, realizando os ajustes necessários.

Também comunicará a todos os públicos sobre a implantação das ações, criando campanhas de conscientização e educação sobre a nova estratégia de comunicação interna.

Avaliação

A quarta etapa é a avaliação daquilo que foi implementado.

Você usará os critérios de avaliação definidos no planejamento para mensurar os resultados e criar relatórios analíticos.

A partir dos relatórios, debaterá com a equipe quais são as melhorias a serem implementadas. E assim, todo o ciclo recomeça.

Com a informação certa, você vai ainda mais longe

Dar início a uma estratégia de comunicação interna pode parecer um grande desafio.

Mas, com as informações certas, você pode ir aprimorando sua estratégia ao longo do tempo, lapidando seu planejamento e consolidando suas ações. Por isso, selecionamos algumas dicas de livros para você se aprofundar no assunto:

  • Comunicação Empresarial: políticas e estratégias – Wilson da Costa Bueno
  • Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa – Wilson da Costa Bueno
  • Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada – Margarida Kunsch
  • Obtendo Resultados com Relações Públicas – Margarida Kunsch
  • Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos – Cândido Teobaldo de Souza Andrade
  • Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Marlene Marchiori (org.)
  • Cultura e Comunicação Organizacional: um olhar estratégico sobre a organização – Marlene Marchiori

Agora que você já tem a informação de que precisava, é só dar o pontapé inicial na sua estratégia de comunicação interna.

E, caso queira dar mais um passo na sua carreira, não deixe de conhecer o MBA em Gestão Estratégica de Comunicação Interna!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!