O contexto mercadológico sofre mudanças constantes. E, quanto mais a tecnologia e a inovação se desenvolvem, mais rápidas são essas mudanças.
A fim de acompanhar essas transformações, as empresas têm buscado novas formas de desenvolver lideranças capazes de atender a essa demanda.
É neste contexto que surgiu a liderança ágil ou Agile Leadership. Continue a leitura e saiba como desenvolver essa habilidade na sua empresa!
O que é liderança ágil?
Liderança ágil é uma abordagem que se centra na capacidade adaptativa e resiliente do ser humano, buscando maneiras inovadoras e flexíveis de lidar com a dinâmica do dia a dia das organizações, de modo que os processos sejam executados com rapidez e excelência sem desconsiderar o fator humano em todo o processo.
Nesse sentido, tanto clientes quanto membros da equipe estão no centro dessa abordagem, que busca agregar valor a cada interação e fortalecer o vínculo entre marca e público-alvo de maneira positiva.
Além disso, a liderança ágil também ressalta a importância de inspirar e reconhecer a equipe, construindo um ambiente de trabalho mais saudável e propício ao desenvolvimento profissional.
Quais são os benefícios da liderança ágil?
A liderança ágil considera o fator humano como o mais importante em qualquer negócio. Logo, seus benefícios estão intrinsecamente conectados ao desenvolvimento da equipe e ao sentido de pertencimento à organização.
Maior capacidade de resposta
Inspirada nas metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, a liderança ágil confere maior capacidade de resposta às demandas do dia a dia. Isso porque a equipe está sempre pronta para analisar seus resultados em tempo real e tomar atitudes de forma proativa para potencializar seus resultados.
Melhor comunicação entre a equipe
A comunicação interpessoal é fundamental para a coesão de uma equipe. E a liderança ágil traz esse elemento para dentro da empresa à medida que mantém as pessoas em permanente contato e interação.
Reuniões diárias promovem o alinhamento de afazeres e o compartilhamento de experiências, o que contribui para o crescimento profissional do time.
Mais autonomia para a equipe
A liderança ágil estimula a autonomia das pessoas, dando-lhes liberdade para organizar seu próprio dia a dia e tarefas, desde que estas sejam entregues dentro do cronograma previsto.
Com mais liberdade para atuar e desenvolver soluções, a equipe se sente mais motivada e engajada com a empresa, o que gera melhores resultados através da maior produtividade.
Aprendizado contínuo
Como a liderança ágil se pauta na framework de metodologias ágeis de gestão de projetos, como Scrum e ITIL, por exemplo, o processo de aprendizagem se torna mais dinâmico.
Isso significa que a equipe está continuamente testando, errando e melhorando processos, em um looping eterno de aprendizados. Assim, o crescimento da equipe se torna mais evidente e o processo de aprimoramento interno é verificado dia a dia.
Cultura organizacional horizontalizada
A liderança ágil também contribui para a horizontalização da empresa, isto é, para dinâmicas onde a hierarquia é menos acentuada.
O trabalho por projetos facilita o intercâmbio de profissionais entre equipes, fortalece os vínculos e estimula a colaboração, o que acaba por criar uma cultura organizacional mais forte.
Os pilares da liderança ágil
A liderança ágil está pautada em cinco pilares essenciais:
Engajar pessoas: o foco desse estilo de liderança é manter as pessoas engajadas por meio de uma liderança inspiradora e autônoma.
Melhorar o sistema: assim como as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, a liderança ágil trabalha com ciclos de iterações curtas, facilmente gerenciadas e que permitem aprimoramento contínuo.
Foco na satisfação do cliente: os clientes estão no centro das ações das equipes ágeis, que buscam continuamente superar expectativas e surpreender o público com soluções inovadoras.
Gerenciar sistemas, não pessoas: as pessoas possuem autonomia para desenvolver suas atividades, o que as leva a desenvolver mais responsabilidade, senso de pertencimento.
Trabalho co-criativo: toda a equipe está envolvida no desenvolvimento de soluções, portanto, o reconhecimento é coletivo.
Como você pode ver, é uma maneira bastante inovadora de se trabalhar, especialmente para empresas com muitos anos de existência e estruturas complexas. Por isso, selecionamos algumas dicas para você que deseja desenvolver uma liderança ágil na empresa.
Desenvolva a liderança ágil na sua empresa
Desenvolver uma liderança ágil na sua organização começa com pequenas mudanças de atitude por parte das pessoas que estão à frente das equipes. Confira:
Elimine o microgerenciamento
Já passados da Era Industrial há algumas centenas de anos, portanto, microgerenciamento, nem pensar.
Cada profissional deve saber exatamente quais são suas responsabilidades e atribuições e como elas afetam o todo. Desta maneira, todas as pessoas da equipe poderão desenvolver seus papeis de forma mais autônoma.
Dar liberdade para que as pessoas organizem seu dia a dia de trabalho e desenvolvam soluções a partir de suas habilidades e competências é uma excelente maneira de estimular o empoderamento e a produtividade na equipe.
Valorize a opinião da sua equipe
Lembra que a liderança ágil trabalha com ambientes mais horizontalizados? Esta é a melhor forma de fomentar a colaboração entre as equipes e contribuir para uma comunicação mais assertiva.
E quando falamos em comunicação, é fundamental que você saiba valorizar a opinião das pessoas que trabalham com você. Somente desta maneira elas se sentirão parte da empresa e poderão usar todo o seu potencial para gerar melhores resultados.
Construa uma cultura diversa
Nunca se falou tanto em diversidade nas empresas quanto agora. E isto não é mera coincidência. Quanto mais diverso é o ambiente organizacional, mais inovação ele é capaz de criar.
Isso porque cada pessoa traz consigo uma bagagem pessoal e profissional única, que pode aportar pontos de vista diversos sobre um mesmo problema. Logo, mais possibilidades de solução para que a sua empresa triunfe em um mercado cada dia mais competitivo.
Alinhe objetivos
Para ter uma liderança ágil na sua empresa, todas as pessoas devem estar na mesma página. Em outras palavras, toda a organização deve estar ciente dos objetivos estratégicos e como eles deverão ser alcançados.
O alinhamento de objetivos também permite que as pessoas eliminem lacunas de entendimento e compreendam seu papel no organismo complexo que é a organização.
Não limite o crescimento do seu time
Ter profissionais altamente qualificados é um privilégio. Mas, se você começar a limitar o crescimento da sua equipe só para mantê-la ou mesmo para não se sentir ameaçado, não vai funcionar.
A liderança ágil é pautada na confiança e respeito mútuos, portanto, confie na sua equipe e seja confiável. Ajude-a a crescer e se desenvolver, mesmo que isso signifique ter que se desapegar de algumas estruturas.
Quer ir além no desenvolvimento de lideranças ágeis na sua empresa? Conheça o MBA em Liderança e Gestão de Equipes da Multivix e torne-se um líder de sucesso!