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Vendarketing: como potencializar seus resultados em vendas

Vendarketing: como potencializar seus resultados em vendas

Vendarketing é a junção de duas palavras de suma importância para uma empresa: vendas e marketing.

Este termo, que ficou amplamente conhecido há alguns anos atrás, simboliza o perfeito alinhamento entre essas duas áreas, com o objetivo de potencializar os resultados organizacionais e atrair mais negócios.

Continue a leitura e entenda como o vendarketing pode gerar melhores resultados e oferecer novas perspectivas de crescimento para a sua empresa!

Por que investir em vendarketing?

Como você viu no início deste artigo, o vendarketing é uma abordagem estratégica que une vendas e marketing para exponencializar os resultados da organização.

Enquanto o marketing se concentra em gerar demanda e prospects qualificados, vendas se ocupa de fechar negócios. Nesse sentido, um correto alinhamento entre essas áreas é capaz de criar um processo contínuo de geração de oportunidades para a empresa.

Quando existe sinergia entre os times de marketing e vendas, é possível criar uma comunicação mais assertiva com os clientes ao longo de toda a jornada de compra. Além disso, a quebra de objeções em todas as etapas do funil de vendas se torna mais fácil, já que existe maior coesão em todo o discurso da empresa.

Outro ponto positivo de se investir em vendarketing é o desenvolvimento de uma visão mais holística sobre toda a jornada de compra do cliente. Ou seja, um entendimento mais aprofundado das necessidades de cada consumidor a cada etapa do seu funil de vendas.

Sabendo o que seus clientes realmente precisam, fica mais fácil desenvolver estratégias de marketing de atração e transformar leads em clientes de forma automática.

Existe, ainda, a vantagem do compartilhamento de dados e informações entre vendas e marketing. Assim, ambas equipes passam a ter mais insumos para desenvolver estratégias e aprimorar seus processos internos.

Além disso, quanto mais essas áreas conhecem o comportamento dos consumidores, mais inteligentes se tornam no momento de criar campanhas.

Conhecendo o seu cliente: a chave para um vendarketing eficiente

O vendarketing se concentra em compreender tão bem e tão profundamente o seu cliente, que a sua empresa consiga antecipar as necessidades dele e oferecer exatamente aquilo o que ele quer no momento exato em que ele precisa. E como ele faz isso?

Mapeando a jornada do cliente

Uma das premissas básicas para que a sua empresa potencialize resultados através do vendarketing é ter a jornada do cliente totalmente mapeada.

Esse processos consiste em identificar todos os pontos de contato de potenciais clientes com a marca, portas de entrada de leads, canais de comunicação usados para interagir com a empresa, dentre outros.

Assim, é possível conhecer e otimizar o caminho que cada pessoa percorre até se tornar cliente da empresa.

Coletando e analisando dados

A otimização da jornada do cliente é feita com base em dados coletados em cada ponto de contato entre consumidor e marca. Uma vez que esses dados estejam disponíveis tanto para marketing quanto para vendas, é possível analisá-los sob diversas óticas e criar estratégias mais efetivas.

A análise de dados permite identificar padrões de comportamento, preferências, sazonalidades e tendências que podem servir de insights para que seus times de marketing e vendas criem melhores argumentos de atração e conversão de clientes.

Promovendo a escuta ativa e o feedback contínuo

A interação entre marketing e vendas garante um conhecimento mais aprofundado sobre o perfil de cada cliente e retroalimenta as estratégias de crescimento da empresa.

Ao mesmo tempo, favorece a escuta ativa em relação aos clientes e promove um feedback contínuo através da melhoria do atendimento e do oferecimento de soluções cada dia mais personalizadas.

Alinhando as equipes de vendas e marketing para resultados extraordinários

Tradicionalmente, marketing e vendas trabalham de forma separada e, em raros momentos, costumam compartilhar informações. No entanto, ao se alinharem, podem conquistar uma força nunca antes vista na empresa, com processos mais fluidos, comunicação mais eficiente e resultados muito mais potentes.

Veja como conquistar tudo isso:

Defina metas e indicadores comuns

O alinhamento entre marketing e vendas deve começar com a definição de metas e indicadores comuns. Assim, você evita que os setores se concentrem apenas nos resultados individuais e estimula o trabalho em conjunto.

Além disso, os esforços para encontrar pontos de convergência em relação a estratégias e abordagens também serão maiores, o que pode resultar em soluções inovadoras e bastante benéficas para a organização.

Integre a tecnologia disponível

Para obter o melhor da união entre os times de marketing e vendas, é fundamental que as fontes de dados e insights sejam integradas. Assim, os dados de uma área alimentam a outra, fornecendo novas informações para o desenvolvimento de estratégias e ações mais eficazes.

Além disso, ao integrar sistemas de informação, você também potencializa a capacidade de análise da empresa. Logo, pode traçar novos cenários e encontrar novas oportunidades de negócios.

Estabeleça uma cultura de colaboração

Não é incomum encontrarmos times de marketing e vendas competindo internamente para ver quem se sai melhor. Contudo, no vendarketing, esse tipo de concorrência é totalmente desencorajada.

O foco deve ser a colaboração entre equipes, de modo que elas se vejam como um único time jogando para ganhar uma competição que está fora da empresa. Ou seja, a competição do mercado.

Nesse sentido, trabalhe para desenvolver uma cultura organizacional pautada na colaboratividade, onde a diversidade seja valorizada.

Treine sua equipe sempre e sempre

Ter uma cultura de lifelong learning pode contribuir para que a sua equipe de vendarketing se destaque e encontre novas oportunidades.

Isso porque o aprimoramento contínuo traz novas conexões, ideias e pensamentos. E tudo o que a sua empresa precisa para inovar são pessoas criativas buscando as melhores soluções.

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