• Blog
  • Fazer Ciências Contábeis vale a pena?

Fazer Ciências Contábeis vale a pena?

Fazer Ciências Contábeis vale a pena?

Ciências contábeis é uma das atividades mais antigas da história. Registros arqueológicos nos mostram que em civilizações antigas, como a Egípcia e a Suméria, já existiam controles contábeis que auxiliavam os governantes em sua gestão.

De lá para cá, muita coisa mudou, é claro. A contabilidade se tornou uma atividade-chave para organizações de todos os tipos e ganhou status de área estratégica para quem deseja crescer e prosperar nos negócios.

Mas e para quem se forma em ciências contábeis, vale a pena? Será que este é um nicho de mercado interessante para quem vai prestar vestibular?

Continue a leitura e descubra!

O mercado de ciências contábeis no Brasil

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. São mais de 21 milhões de empresas ativas, sendo que 93,7% delas são micro e pequenos empreendimentos. E cada um deles precisa de um profissional de ciências contábeis qualificado. Isso significa que oportunidades não faltam para quem deseja fazer uma graduação em ciências contábeis.

Só para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal Contábeis, a expectativa de 44% das empresas do setor é crescer até 15% em um ano. Outras, mais ousadas, projetam um crescimento de 30% no mesmo período.

Outro dado da pesquisa que mostra como a carreira em ciências contábeis vale a pena é que 55,4% das empresas de contabilidade possua mais de 10 anos de existência. Destas, 19% possui mais de 30 anos de história.

Isso demonstra uma maior maturidade para permanecer no mercado e manter-se rentável apesar das mudanças econômicas e desafios do setor.

E por falar em permanência no mercado, talvez você esteja se perguntando qual é o perfil dessas empresas. Pois bem, a pesquisa também indica que 72,3% dos escritórios de contabilidade têm de 1 a 10 funcionários e 48,3% deles atende até 50 CNPJs.

Também é importante citar que 70% das pessoas entrevistas ocupam cargos de liderança, o que demonstra que o segmento de ciências contábeis oferece oportunidades de crescimento na carreira para a maioria dos profissionais.

Todos esses dados nos mostram que fazer ciências contábeis vale a pena sim. Mas por onde começar a sua trajetória de sucesso nesta carreira?

As oportunidades de carreira para quem se forma em ciências contábeis

Agora que você já conhece um pouco melhor o mercado de ciências contábeis, talvez esteja se perguntando onde estão as oportunidades para quem se forma nesta área.

Uma das grandes vantagens da carreira em ciências contábeis é que você pode atuar de diversas maneiras no mercado. Confira algumas delas:

Autônomo

Ser um contador autônomo significa prestar serviços de contabilidade de forma individual. Essa modalidade de trabalho traz mais flexibilidade para o profissional, que pode escolher entre assessorar empresas — micro, pequenas, médias e grandes — ou pessoas físicas.

Além disso, como autônomo, o profissional de ciências contábeis também maior flexibilidade geográfica, já que as tecnologias da informação e comunicação permitem que boa parte do seu trabalho seja feito de forma remota.

Escritório de contabilidade

A segunda modalidade de atuação do contador é como contratado ou dono de um escritório de contabilidade. Neste caso, existem mais pessoas trabalhando com ele em conjunto.

Essa configuração permite expandir o atendimento a clientes e abrir várias frentes de atuação, oferecendo serviços de compliance e consultoria, por exemplo.

Contratado em empresas

A terceira modalidade de trabalho para o contador é como contratado em empresas dos mais variados setores da economia. Indústria, comércio e serviços precisam de profissionais de ciências contábeis competentes para ajudar a conduzir seus negócios de forma ética e legal.

Aqui, o leque de oportunidades é bastante amplo, tanto para contadores iniciantes quanto para os mais experientes.

Empresas de médio e grande porte costumam ter setores de contabilidade com vários profissionais atuantes, o que também oferece uma grande oportunidade de aprendizado para quem está iniciando na carreira.

Serviço público

Existe, ainda, a possibilidade de realizar um concurso e atuar em entidades do setor público, aplicando os conhecimentos de contabilidade em prefeituras, estados e até mesmo em instituições do governo federal.

Universidades públicas também contratam contadores por meio de concursos, o que seria uma vertente de atuação profissional. Além disso, o ambiente acadêmico também guarda boas oportunidades para quem se identifica com a carreira docente.

Consultoria

À medida que ganha experiência, o profissional de ciências contábeis também pode abraçar a carreira de consultor, orientando departamentos de contabilidade de outras empresas e até mesmo outros escritórios sobre como melhor conduzir os negócios.

Esta posição permite ao profissional atender um grupo seleto de clientes e aumentar seus rendimentos de forma considerável, desde que execute um trabalho de excelência.

A graduação em ciências contábeis

Mais do que conhecer as oportunidades de um mercado, é fundamental que você também conheça a realidade da faculdade de ciências contábeis. Só assim você saberá se esse campo de estudos realmente te atrai.

A graduação em ciências contábeis é ofertada na modalidade bacharelado, com quatro anos de duração.

Durante este período, você entra em contato com conhecimentos de base para quem deseja trabalhar em ciências contábeis. É o caso das disciplinas de contabilidade introdutória, matemática financeira, economia e princípios de administração, por exemplo.

No que tange às disciplinas próprias das ciências contábeis, fazem parte da grade curricular contabilidade aplicada, estrutura das demonstrações contábeis, prática contábil e contabilidade de custos, dentre outras.

Além dos conteúdos teóricos, também faz parte do programa a realização de estágios supervisionados. Os estágios são fundamentais para que você possa aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula e assim conhecer melhor o dia a dia do profissional de ciências contábeis.

Quer saber mais sobre a carreira em ciências contábeis e ter certeza de que vale a pena? Baixe agora mesmo o e-book da graduação em ciências contábeis e tire todas as suas dúvidas!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!