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Publicidade e propaganda: qual a diferença?

Publicidade e propaganda: qual a diferença?

Em 2022, o mercado de publicidade e propaganda movimentou nada menos do que 21,2 bilhões de reais no Brasil. Como não poderia deixar de ser, o digital foi o meio que recebeu mais recursos, ficando com 35% do total de investimentos na área.

Entre as categorias de maior destaque na internet, as campanhas de display e relacionados, que abarcam os anúncios pagos, levaram 67,9% dos investimentos, deixando para trás os investimentos em redes sociais e buscas orgânicas.

Esses dados nos mostram o quanto a publicidade e a propaganda continuam sendo de extrema importância para gerar consciência de marca e vender produtos e serviços.

Mas, afinal, qual a diferença entre publicidade e propaganda? E por que esses conceitos sempre andam de mãos dadas? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!

O que é publicidade e propaganda?

Geralmente, usamos os termos publicidade e propaganda como se fossem sinônimos. No entanto, podemos diferenciar essas duas ferramentas de comunicação mercadológica quanto à sua aplicação.

Mas antes de entrarmos nas diferenças entre publicidade e propaganda, é importante entendermos o que cada conceito significa.

Propaganda vem do latim propagare, que significa propagar. Mas propagar o quê? Ideias, pensamentos, crenças, doutrinas, dentre outras coisas.

Fernandes (apud PINHO, 2012, p. 132), define Propaganda como “o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor”.

A palavra Publicidade, por sua vez, vem do latim publicus, que significa tornar algo público ou dar publicidade a alguma coisa.

De acordo com Pinho (2012, p. 171), “A publicidade é a disciplina do composto de promoção cuja força provém da sua grande capacidade persuasiva e da sua efetiva contribuição aos esforços para mudar hábitos, recuperar uma economia, criar imagem, promover o consumo, vender produtos e informar o consumidor”.

Quem pode trabalhar com publicidade e propaganda?

A área de publicidade e propaganda é muito abrangente e hoje conta com perfis profissionais bastante diversos.

Obviamente, existem muitos publicitários atuando no mercado, seja no atendimento, na área de criação ou mesmo na elaboração de textos.

Contudo, com a expansão do mercado digital, outros profissionais passaram a ser indispensáveis. É o caso dos designers, gestores de tráfego e até mesmo sociólogos que se dedicam a compreender o comportamento dos consumidores.

Outro perfil muito requisitado na publicidade e propaganda atualmente é o de analista de dados, já que a demanda pela apresentação de resultados concretos vem aumentando cada dia mais.

Marketeiros, revisores, ilustradores, e animadores digitais também encontram grandes oportunidades no mercado de publicidade e propaganda.

O futuro da publicidade e propaganda

Como você deve imaginar, a tecnologia faz parte do dia a dia do publicitário. E conforme a inteligência artificial avança, novos recursos vão sendo desenvolvidos para otimizar o trabalho do profissional.

Exemplo disso é a IA generativa, uma tecnologia capaz de criar qualquer tipo de conteúdo, seja texto, imagem ou mesmo áudio, a partir de referências inseridas no sistema.

Essa é a grande diferença entre a publicidade e propaganda de antigamente e a que está se desenhando para o futuro próximo: recursos tão potentes que são capazes de recriar até mesmo pessoas famosas que já nos deixaram.

Um exemplo disso é o comercial da Volkswagen, onde a cantora Elis Regina aparece interagindo com sua filha, Maria Rita.

O que você precisa para ser um bom publicitário?

Você deve ter percebido que a publicidade e a propaganda são áreas que requerem pessoas altamente criativas, capazes de inovar a todo momento e surpreender as pessoas ao mesmo tempo em que atingem os objetivos comerciais de seus clientes.

Nesse sentido, quais são as competências que você precisa para se tornar um bom publicitário?

  • Criatividade: capacidade de pensar de maneira inovadora e gerar ideias originais para campanhas publicitárias impactantes.
  • Compreensão do público-alvo: habilidade para compreender profundamente o público-alvo, suas necessidades, desejos e comportamentos para criar mensagens eficazes.
  • Comunicação efetiva: excelente habilidade de comunicação, tanto escrita quanto verbal, para transmitir ideias de forma clara e persuasiva.
  • Conhecimento em mídias sociais: familiaridade e aptidão para usar plataformas de mídias sociais, compreendendo como elas podem ser integradas às estratégias de publicidade.
  • Adaptabilidade: capacidade de se adaptar a mudanças rápidas e abraçar novas tecnologias e tendências no campo da publicidade.
  • Conhecimento técnico: compreensão sólida das ferramentas e tecnologias usadas na publicidade, incluindo softwares de design, análise de dados e plataformas de publicidade online.
  • Pensamento estratégico: habilidade para desenvolver estratégias publicitárias sólidas, alinhadas aos objetivos do cliente e às tendências de mercado.
  • Trabalho em equipe: capacidade de colaborar efetivamente com colegas de equipe, clientes, designers e profissionais de marketing para atingir objetivos comuns.
  • Gestão de prazos: habilidade para gerenciar eficientemente o tempo e cumprir prazos, garantindo a entrega de campanhas.
  • Análise de resultados: capacidade de analisar dados e métricas para avaliar o desempenho das campanhas publicitárias e fazer ajustes estratégicos com base nos resultados obtidos.

Como se destacar na publicidade e propaganda?

Agora que você já sabe a diferença entre publicidade e propaganda, talvez esteja se perguntando como se destacar em um dos mercados mais competitivos da atualidade.

Pois bem, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre a área. Isso pode ser feito por meio de uma graduação em publicidade e propaganda ou, caso você já seja graduado, em especializações que te ajudem a conhecer o segmento com mais profundidade.

Aqui na Multivix, você tem a oportunidade de cursar o bacharelado em publicidade e propaganda em quatro anos, de forma presencial.

Ao longo da graduação, você entra em contato com disciplinas que dão base para a atuação do publicitário, como comportamento do consumidor, redação publicitária e psicologia da comunicação, por exemplo.

Nos semestres mais avançados, você passa a ter contato com disciplinas específicas da área, como direção de arte, gestão de contas, planejamento de mídias e produção audiovisual, entre outras.

Disciplinas práticas também fazem parte da grade curricular para que você possa aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sob a supervisão de professores especializados. Assim, você sente maior segurança na hora de produzir campanhas e propagandas. Além disso, começa a construir seu portfólio profissional antes mesmo de concluir a faculdade.

Quer se destacar no mundo da publicidade? Conheça a graduação em publicidade e propaganda da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!