• Blog
  • Análise e projetos de sistemas: o que faz?

Análise e projetos de sistemas: o que faz?

Análise e projetos de sistemas: o que faz?

O mercado de tecnologia da informação é um dos mais promissores para os próximos anos e vem atraindo cada vez mais pessoas, devido às inúmeras oportunidades de carreira.

Só para você ter uma ideia, estima-se que o Brasil enfrente uma escassez de mais de 530 mil profissionais de TI até 2025, algo que as empresas já vêm percebendo.

Diante do desafio de encontrar profissionais qualificados, não resta alternativa a não ser oferecer salários competitivos, planos de carreira e benefícios únicos.

E sabe quem ganha com tudo isso? Você.

Quem desenvolve uma carreira em tecnologia da informação tem emprego garantido e vantagens que pouquíssimos profissionais conseguem no mercado.

Mas, para aproveitar tudo isso ao máximo, você precisa se especializar. E uma das possibilidades de especialização para quem quer se tornar desejado no mercado é a análise e projetos de sistemas.

Continue a leitura e entenda melhor o que um profissional de análise e projetos de sistemas faz e por que você deveria considerar ingressar nesta área!

O que é análise e projetos de sistemas?

A análise e projetos de sistemas compreende o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação para solução de problemas de negócios.

Nesse sentido, o analista de sistemas avalia qual é a demanda da organização e, a partir de requisitos pré-estabelecidos, desenvolve uma solução customizada para a empresa.

Esses projetos de sistemas podem ser utilizados para otimizar processos, automatizar tarefas, reduzir trabalhos manuais, eliminar falhas ou integrar bancos de informações, por exemplo.

Todas essas mudanças sempre vêm acompanhadas de um objetivo estratégico a ser atingido, como a redução de custos ou a escalabilidade dos negócios, entre outros.

Quais as diferenças entre análise de sistemas e projetos de sistemas?

Análise e projetos de sistemas são duas etapas do ciclo de vida de desenvolvimento de um software.

A análise de sistemas se preocupa com o levantamento de necessidades e a compreensão dos requisitos necessários para que o software atenda às expectativas do cliente.

O projeto do sistema, por sua vez, se ocupa do desenvolvimento do software de forma que este atenda aos requisitos levantados na etapa anterior.

Enquanto a análise visa definir quais são os componentes individuais do software e como eles interagem com os demais, o projeto de sistemas se preocupa com a arquitetura dessas informações, a usabilidade e a interface do usuário.

Como você pode ver, são áreas complementares que precisam estar em contato todo o tempo durante o desenvolvimento de uma solução tecnológica. Caso contrário, corre-se o risco de desenvolver uma tecnologia que não atenda às necessidades do cliente, gerando desperdício de recursos e frustração ao final do projeto.

Por que a análise e projetos de sistemas é importante?

Os dados se tornaram o novo petróleo e, quanto mais insights uma empresa pode extrair de suas atividades, maior é sua capacidade de tomada de decisão.

Nesse sentido, a análise e projetos de sistemas vem ao encontro desse objetivo, permitindo o desenvolvimento de soluções que ajudem a organização a coletar, processar, analisar e armazenar dados de forma mais eficaz.

Conforme a equipe aprende através dos dados, também é possível fazer leituras de cenários mais complexos, prever transformações do mercado e assim agir de forma proativa para manter a competitividade e a sustentabilidade empresarial.

A previsibilidade de dados também auxilia no planejamento estratégico de longo prazo, minimizando riscos e atraindo mais oportunidades para o empreendimento.

Outro ponto favorável de se investir em análise e projetos de sistemas é a redução de custos operacionais, o que impacta a margem de lucro de produtos e serviços e contribui para a saúde financeira da organização.

Agora que você já conferiu um overview da importância da análise e projetos de sistemas, deve estar se perguntando “ok, mas o que faz um profissional dessa área?”. É o que veremos a partir de agora.

O que faz um analista de projetos e sistemas?

O profissional que se especializa em análise e projetos de sistemas está apto a atuar na gestão de projetos de TI, realizando diagnósticos e propondo soluções personalizadas para cada tipo de organização.

Ele pode assumir papéis de liderança ou atuar como membro de equipes multidisciplinares, a fim de compreender as necessidades de cada cliente e assim projetar sistemas que sejam capazes de suprir tais demandas.

Para tanto, o profissional de análise e projetos de sistemas precisa estar sempre se atualizando em relação às novas tecnologias e recursos disponíveis. Logo, um perfil de lifelong learner é fundamental para continuar crescendo na carreira.

Como se especializar na área?

Como dissemos no início deste artigo, a área de tecnologia da informação é ampla e oferece uma gama enorme de possibilidades de atuação para quem se forma nela.

Mas, para se destacar, o melhor é buscar especializações que tornem seu currículo único. E a especialização em análise e projetos de sistemas é uma ótima opção.

Nesta pós-graduação, você entra em contato com técnicas, ferramentas e tecnologias que propiciam um conhecimento aprofundado sobre desenvolvimento de softwares.

Nela, você vai aprender técnicas para construção do modelo lógico de sistemas, diagramas de interação, design de interação e diagramas de componentes.

Também vai descobrir como mapear processos de negócios e identificar requisitos funcionais e não-funcionais. Além disso, vai compreender como documentar projetos e especificar casos de uso, a fim de orientar adequadamente os usuários sobre como operar cada sistema.

Como não poderia deixar de ser, também vai desenvolver competências como comunicação, liderança e empreendedorismo, a fim de aprimorar suas habilidades de gestão e assim assumir posições de liderança em projetos e até mesmo novos cargos na sua empresa.

Quer saber mais sobre a especialização em análise e projetos de sistemas? Acesse agora mesmo a página do curso e tire suas dúvidas!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!