• Blog
  • Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Ingressar no ensino superior é o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso. Afinal, é na graduação que você desenvolve habilidades essenciais para atuar no mercado de trabalho.

No momento de optar pelo melhor curso de graduação, é comum pensarmos em bacharelados e licenciaturas. Mas existe uma terceira opção que tem atraído cada vez mais estudantes: os cursos tecnológicos.

Essa modalidade de ensino superior está presente no Brasil desde a década de 1970, mas vem ganhando cada vez mais espaço desde os anos 2000, quando a oferta passou a estar presente em boa parte das instituições de ensino do país.

Com uma duração menor do que as outras duas opções e um foco maior no desenvolvimento de habilidades práticas, os cursos tecnológicos atraem desde estudantes recém-saídos do ensino médio quanto profissionais experientes.

E uma dúvida que paira no ar quanto a essa modalidade de formação é se quem faz tecnólogo pode fazer pós-graduação. Se você também está em busca desta resposta, continue a leitura!

O que é um curso tecnológico?

Os cursos superiores de tecnologia ou simplesmente tecnólogos são formações de nível superior com duração de 2 a 3 anos cujo objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Para tanto, esses cursos são formatados de maneira que as aulas tenham uma grande aplicação prática, voltada para as necessidades das empresas.

Essa característica faz com que os cursos tecnológicos sejam escolhidos por aquelas pessoas que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho ou que já estão empregadas e querem consolidar a experiência prática com as aulas teóricas na universidade.

Quais as vantagens de um curso tecnológico?

Como você viu anteriormente, uma das maiores vantagens dos cursos tecnólogos é a duração reduzida e o foco no mercado de trabalho.

Essa característica faz com que muitas pessoas que não desejam seguir carreira acadêmica procurem pelos cursos superiores de tecnologia, a fim de se prepararem rapidamente para o mercado de trabalho.

Esse tipo de formação também pode ser ideal para aquelas pessoas que buscam uma transição de carreira ou querem complementar seus estudos em determinada área de conhecimento.

Outra vantagem dos cursos superiores de tecnologia é a alta empregabilidade, pois os egressos saem da faculdade aptos a exercer funções específicas dentro das empresas. Este é o caso dos tecnólogos em recursos humanos ou tecnólogos em gestão portuária, por exemplo.

O custo-benefício dos cursos tecnológicos também é um grande atrativo. Afinal, a menor duração também se reflete em menos mensalidades a pagar.

Por fim, vale ressaltar que o diploma de tecnólogo tem a mesma validade do diploma dos cursos de licenciatura e bacharelado. Ou seja, perante o mercado, você é um profissional tão capaz quanto todos os outros de exercer a sua profissão.

Tecnólogo x técnico: quais as diferenças

Para entender se quem faz tecnólogo pode fazer pós-graduação, é importante dirimirmos uma dúvida bastante comum entre as pessoas que cogitam fazer um curso superior de tecnologia: tecnólogo e técnico são a mesma coisa?

A resposta é não. Os cursos técnicos são enquadrados no nível médio, podendo ser integrados ao ensino médio tradicional ou então cursados separadamente. Quem faz um curso técnico tem um certificado de técnico.

Por outro lado, quem curso uma graduação tecnológica e obtém aprovação em todos os requisitos curriculares faz jus a um diploma de graduação. Portanto, torna-se um egresso do ensino superior, assim como os bacharéis e licenciados.

Embora ambas formações tenham foco no mercado de trabalho, quem conclui um curso técnico possui uma formação de nível médio e quem conclui um curso tecnológico tem uma formação de nível superior.

Nesse sentido, as pessoas que concluem o curso técnico precisam passar pela graduação antes de pensarem em fazer uma pós-graduação.

Afinal, tecnólogo pode fazer pós-graduação?

A resposta é sim. Todas as pessoas que concluem um curso superior de tecnologia com êxito estão aptas a realizar uma pós-graduação, seja ela lato sensu ou stricto sensu.

De fato, a pós-graduação é um caminho bastante natural para quem faz um curso tecnólogo, pois permite um aprofundamento ainda maior em determinada área de conhecimento.

Pós-graduação lato sensu

As pós-graduações lato sensu compreendem os cursos de especialização e MBA. Ambas modalidades são bastante úteis para quem fez tecnólogo porque permitem direcionar os estudos e a carreira para áreas bastante específicas do mercado de trabalho.

Por exemplo: quem fez tecnólogo em recursos humanos pode se especializar em gestão de pessoas, gestão de carreira, gestão de negócios ou educação corporativa.

Já quem conclui um tecnólogo em gestão da qualidade tem opções como logística e supply chain, metodologias ágeis de gestão de projetos ou gestão da produção.

As opções são inúmeras. Por isso, vale a pena pesquisar as áreas nas quais você tem mais interesse para decidir com mais segurança sobre o seu futuro profissional.

Pós-graduação stricto sensu

Salvo alguns cursos da área de saúde, que são exclusivos para quem tem formação em saúde, a oferta de pós-graduações stricto sensu para quem fez tecnólogo também são vastas.

O passo mais comum é buscar um mestrado, que pode ser acadêmico ou profissional. Na primeira opção, o foco está no desenvolvimento de pesquisas acadêmico-científicas. Já na segunda, o foco é voltado para o desenvolvimento de soluções para o mercado.

Em ambos casos, o mestrando conclui a formação em dois ou três anos e obtém o título de mestre. Dessa forma, está apto tanto a atuar em instituições de pesquisa quanto em universidades ou empresas.

Uma vez concluído o mestrado, o passo seguinte para o tecnólogo é o doutorado, onde deve desenvolver uma pesquisa inédita.

Agora que você já sabe que tecnólogo pode fazer pós-graduação, é só escolher o curso que mais tem a ver com você e dar continuidade aos seus estudos!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!