• Blog
  • Tecnólogo é nível superior com formação rápida

Tecnólogo é nível superior com formação rápida

Tecnólogo é nível superior com formação rápida

O tipo de curso tecnólogo se popularizou nos últimos anos com a oferta de uma formação profissional em metade do tempo e com mais foco na prática profissional, diferente da Graduação que ainda possui uma boa parte teórica.

Porém, apesar de ter conquistado o gosto do brasileiro, é comum encontrar vestibulandos em dúvidas sobre a credibilidade dessa modalidade. Afinal, tecnólogo é nível superior?

Para entender isso, preparamos um artigo completo. Durante a leitura, você vai entender melhor sobre a modalidade, prós e contras, para quem ela é voltada e dicas práticas para não errar na sua escolha profissional. Boa leitura!

Afinal, tecnólogo é nível superior?

Inicialmente, vamos pensar na nossa realidade social: quando você fala ou escuta sobre o assunto, provavelmente encontra o tecnólogo como um tipo “a parte”, ou seja, não é considerado Graduação, mas está em um nível parecido, correto?

Isso é muito comum, porque a modalidade ainda é algo novo para o Brasil, mas não está certo. O curso tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação como nível superior. 

Além disso, ele não é uma modalidade diferente da Graduação, na realidade, trata-se de uma modalidade dentro da Graduação.

Ou seja, o curso tecnólogo funciona como Licenciatura e Bacharelado, se refere ao seu tipo de formação que neste caso, é mais ligada à técnica profissional e possui um caráter menos generalista.

Dessa forma, o diploma de um profissional que se forma em um curso tecnólogo é válido e considerado como nível superior, assim como a Graduação.

O que ocorre é que muitas vezes encontramos uma falta de conhecimento sobre o assunto, mas ao entrar no curso, o aluno entenderá justamente as diferenças de formação e atuação com esse tipo de diploma.

Em resumo, a formação será reconhecida pelo MEC e será possível se identificar como um profissional de nível superior com habilitação de tecnólogo.

Agora, para tomar a decisão certa, é necessário compreender os prós e contras de um curso dessa modalidade específica. Veja mais sobre isso no tópico a seguir.

Prós e contras do curso tecnólogo

Assim como qualquer outro tipo de decisão, ao escolher seu futuro profissional é essencial que você tenha em mente a necessidade de pesquisar e analisar com clareza, sempre definindo e seguindo seus objetivos de vida.

Por isso, a dica que esse blog tem para te dar é: faça uma lista de prós e contras para suas decisões. Assim, é possível visualizar e entender melhor o destino que você está escolhendo.

Sendo assim, para colaborar com a sua decisão, preparamos uma lista completa com algumas informações que você deve analisar antes de começar seu curso tecnólogo.

Conheça as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Menos tempo 

A característica mais marcante da graduação tecnóloga é que ela sempre dura menos tempo que uma licenciatura ou bacharelado.

Enquanto as duas últimas costumam ter entre 4 a 5 anos de duração – em alguns casos como Medicina até mais – a graduação tecnóloga normalmente terá, no máximo, 3 anos de estudos para o aluno.

Ou seja, se você busca uma formação rápida e objetiva,  a tecnóloga pode ser para você.

  • Mais barato 

Normalmente, o candidato encontra cursos tecnólogos mais baratos do que nas demais modalidades e isso acontece por diversos fatores diferentes.

Primeiramente pelo fato de ser realizado em menos tempo, logo, precisando de menos tempo dos professores e profissionais de educação envolvidos, bem como, menos gasto de materiais para o curso.

Sendo assim, as instituições ofertam cursos tecnólogos por preços mais em conta.

  • Mais prático

Na graduação tecnóloga, o aluno encontrará um curso completamente focado no mercado de trabalho, pois seu principal objetivo é profissionalizar a pessoa de forma rápida e eficiente.

Por esse motivo, dificilmente você encontrará módulos muito teóricos ou dentro do universo acadêmico como normalmente acontece na Licenciatura e Bacharelado.

Escolhendo o curso tecnólogo, você terá os  ensinamentos práticos logo de cara e irá desenvolvê-los o máximo possível até o final dos estudos.

Desvantagens

  • Salários menores

A principal desvantagem de uma formação profissional tecnóloga é a possibilidade de ter salários menores quando comparado a outras modalidades de Graduação. Isso pode acorrer no começo da carreira, mas vai depender muito de quem contrata e para qual cargo. No entanto, com o tempo essa possível diferença pode mudar de acordo com o crescimento da sua carreira.

  • Possibilidades limitadas 

Por se tratar de um curso mais prático, as possibilidades de atuação de um profissional tecnólogo podem ter limitações.

Basicamente, isso acontece porque a formação costuma ser focada em tarefas específicas da formação.

Além disso, lembre-se quando falamos que os cursos com habilitação em Licenciatura e Bacharelado possuem mais teoria e são mais generalistas? Pois bem, é exatamente isso!

Diferente deles, você será um profissional preparado para trabalhos específicos, sendo como um especialista técnico no serviço realizado.

  • Poucas chances em concurso 

Apesar de ser reconhecido pelo MEC e ter a mesma validade de uma Graduação, o curso tecnólogo pode não ser aceito em alguns concursos públicos.

Normalmente, é mais requisitado para áreas de saúde como Tecnólogo em Radiologia ou em áreas mais  específicas como Tecnólogo em Marketing ou Tecnólogo em Informática.

De forma geral, essas são as principais vantagens e desvantagens em prestar um concurso público, mas como já citamos anteriormente, tudo depende exclusivamente dos seus objetivos de vida.

Entenda agora se o curso tecnólogo é a opção certa para você ou não.

Leia também: Guia completo para prestar o vestibular da Multivix

Curso tecnólogo é a opção certa pra mim?

Anteriormente, você entendeu melhor o que realmente é um curso tecnólogo e seus principais pontos de vantagem e desvantagens. Mas ainda está em dúvida?

Sem problemas, então agora você vai encontrar mais explicações sobre a realidade da atuação de um tecnólogo na prática, além de entender se é ou não a opção certa de formação para o seu perfil.

E-book: conheça os cursos tecnológicos.

Antes de tudo, é necessário compreender alguns pontos importantes que vamos tratar a seguir.

Tecnólogo não é a mesma coisa que curso técnico

Provavelmente você mesmo já fez essa confusão ou já ouviu alguém falar sobre isso, afinal, por serem palavras parecidas, é muito comum ocorrer algumas confusões com essas duas modalidades de formação profissional.

Porém, apesar de parecerem a mesma coisa, o curso tecnólogo e o curso técnico são formações completamente diferentes em todos os sentidos.

Primeiramente, temos a diferença de nível e de formas de ingresso. Com o curso técnico você terá um diploma de capacitação profissional em nível médio, inclusive, podendo concluir o curso ainda durante a escola.

Já no caso do curso tecnólogo, é necessário que o estudante apresente  o diploma de Ensino Médio Concluído e sua formação após a conclusão do tecnólogo, será de nível superior.

Por último, temos também a diferença de duração dos estudos. Apesar do tecnólogo ser de curta duração quando comparado às demais modalidades da Graduação, em relação ao curso técnico ela pode ser mais duradoura.

Normalmente, um curso técnico pode durar apenas alguns meses.

Agora que você já sabe essa diferença, vamos compreender se o curso tecnólogo é ideal para você.

Primeiramente, se você não tem condições de arcar financeiramente com uma faculdade mais cara, no curso tecnólogo você encontra valores mais acessíveis. É ideal para quem não pode investir muito dinheiro na preparação profissional.

Da mesma forma, o vestibulando também encontra no curso tecnólogo uma formação rápida para se profissionalizar o mais rápido possível e entrar logo no mercado de trabalho.

Por outro lado, ainda temos a característica de formação que é o foco em atuação específica, ou seja, se você procura trabalhar em uma única coisa, o curso tecnólogo é para você. Ideal para se tornar referência em tarefas específicas na empresa, por exemplo.

Por último, temos um fator importante: o curso tecnólogo não é ligado à parte teórica e acadêmica, como é o caso da Licenciatura e Bacharelado que normalmente precisam passar por muita teoria antes da prática.

Basicamente, se você gosta de ir direto ao ponto e deseja aprender a prática do dia a dia profissional logo de cara, com certeza encontrará isso  no curso tecnólogo.

Porém, se você ainda tiver dúvidas sobre a carreira ideal para o seu perfil, a dica é fazer o Teste de Carreiras gratuito e online oferecido pela Multivix. Lá, você poderá traçar seu perfil e visualizar as opções mais indicadas entre Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado.

Teste de Carreiras Gratuito

Mas, caso você tenha identificado que o curso tecnólogo é a formação ideal para você, conheça, a seguir, algumas opções que estão em alta.

Cursos tecnólogos que estão em alta

Para te ajudar ainda mais nessa importante decisão para a sua carreira, separamos uma lista dos principais cursos tecnólogos que estão em alta no mercado.

Confira:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Em primeiro lugar, temos uma profissão que está bombando e empregando muitos profissionais pelo Brasil todo.

Isso porque o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por desenvolver softwares e programação de computadores, ou seja, são os profissionais ideias para um momento de transformação digital, onde as empresas precisam de ajuda técnica.

Média salarial: R$2.130 e R$6.400.

Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é um dos cursos mais tradicionais na graduação tecnóloga e possui diversos profissionais atuando no mercado, inclusive em cargos muito requisitados como HeadHunter.

Esses tecnólogos trabalham com recrutamento e seleção dos variados tipos de profissionais e são essenciais para as empresas, principalmente as grandes companhias.

Média salarial: R$2.611,00 a R$6.287,00.

Marketing

O Marketing é uma graduação cada vez mais popularizada e com uma alta demanda no mercado de trabalho. Além de possibilitar diversas áreas de atuação dentro de uma só profissão, ainda garante bons salários e chances de crescimento.

Além disso, atualmente sua “área-irmã”, o Marketing Digital, já virou um sucesso e também está disparando as buscas por esse profissional.

Média salarial: R$1.273,00 a R$ 3.654,00.

Tecnologia da Informação

Assim como o primeiro curso tecnólogo citado aqui, o tecnólogo em Tecnologia da Informação tornou-se essencial para as empresas na transformação digital.

O tecnólogo com essa formação será responsável por cuidar do armazenamento e gerenciamento de dados da empresa, sendo um pilar muito importante para o setor de TI.

Média salarial: R$2.441,00 a R$5.548,00.

Logística

O tecnólogo em Logística também é um dos cursos mais tradicionais nessa modalidade e um profissional essencial, principalmente no setor industrial e varejo.

Este profissional é contratado para definir, organizar e manter sistemas operacionais da empresa, cuidando dos recursos e mantendo tudo sob controle.

Média salarial: R$1.808,00 a R$3.208,00.

Gestão Portuária

O tecnólogo em Gestão Portuária possui uma atuação muito parecida com a Logística, porém focada no setor marítimo.

Com essa formação você será capacitado para trabalhar em grandes companhias, realizando o trabalho de organização e gestão de processos administrativos da área.

Média salarial: R$1.016,00 a R$6.000,00.

Gastronomia:

Se você gosta de colocar a mão na massa e ama tudo sobre a culinária, o curso tecnólogo em Gastronomia pode ser uma boa escolha para você.

A graduação tem conquistado o gosto do brasileiro e vem com um mercado aquecido, principalmente para quem deseja abrir seu próprio negócio gastronômico. O próprio curso, inclusive, traz preparações que vão além da cozinha para a excelência do profissional.

Média salarial: R$1.300,66 a R$2.198,11.

Por fim, esses são alguns pontos para refletir se o curso tecnólogo é a decisão certa para você, além de algumas escolhas possíveis de carreira.

Caso você já tenha entendido que essa será uma boa escolha profissional, entenda agora como escolher seu curso tecnólogo sem erros.

Como escolher seu curso tecnólogo

Finalmente, chegamos ao último passo para você definir suas escolhas profissionais de forma certeira daqui para frente: a escolha do curso tecnólogo.

De forma geral, existem alguns pontos que devem ser pensados nessa etapa tão importante e nós vamos repassar cada um deles para te ajudar.

Vamos lá!

Define seus objetivos 

Inicialmente, sua tarefa é definir seus objetivos de vida e relacioná-los com as opções existentes. Afinal, quais são seus sonhos? Seus planos? O que você gosta de fazer? O que não gosta? Como se enxerga no futuro?

Esses questionamentos devem ser respondidos antes da decisão final. A dica é anotar no papel e responder cada uma delas, assim, você poderá visualizar melhor, anotar insights e basear seus próximos passos com mais confiança.

Pesquise sobre a área de atuação 

Depois de entender seu propósito de vida, é hora de alinhá-lo com a realidade do mercado. Comece a pesquisar sobre a rotina profissional, salário, chances de crescimentos, campos de atuação e probabilidades de futuro.

Afinal, será uma escolha de longo prazo e tudo isso deve ser levado em conta. Para te ajudar, separamos um vídeo com os principais cursos tecnólogos do mercado atual:

Encontre a faculdade certa

Por último, é crucial que você escolha a melhor instituição para fazer seu curso. Essa informação constará no seu diploma, bem como, influenciará completamente a qualidade da sua formação e, consequentemente, de atuação no mercado de trabalho.

Em outras palavras, esse é o ponto que você deve considerar: prestígio, qualidade comprovada e experiência do aluno.

De forma geral, pesquise se a faculdade e o curso da mesma têm autorização para funcionar. Em seguida, busque relatos de alunos e entre em contato para tirar dúvidas.

Você também pode conferir uma lista completa das Melhores Faculdades para se matricular.

Pronto, agora você está pronto para iniciar sua formação tecnóloga sem erros e com um futuro brilhante pela frente. Faça sua inscrição na Multivix!