Menu

Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • As profissões do futuro: o que será tendência em alguns anos

As profissões do futuro: o que será tendência em alguns anos

As profissões do futuro: o que será tendência em alguns anos

O mercado de trabalho vive em constante mudança. Novas tecnologias, novos cenários políticos e toda uma nova geração acabam norteando o surgimento de diferentes demandas nas mais diversas áreas.

Essas mudanças servem como oportunidades para criação de novas profissões e abertura de mercados. É importante estar sempre atento a essas mudanças, seja você um profissional atuante ou alguém escolhendo uma carreira, pois as chamadas profissões do futuro são uma realidade no mundo inteiro.

Se você está em dúvida em qual profissão investir, ou deseja mudar de área, não deixe de ler esse texto.

A importância de acompanhar as tendências de mercado

As empresas buscam hoje profissionais que apresentem um conhecimento que vá além do adquirido pela grade curricular do curso. Habilidades, experiências e características específicas que possam somar ao trabalho a ser desenvolvido, acabam competindo com o currículo padrão.

Sai na frente aqueles que além de construírem um bom histórico – seja profissional ou acadêmico – se mostram antenados e preparados para as mudanças que surgem frequentemente nos mais diversos mercados.

Por isso não basta ser um excelente profissional da área de marketing, por exemplo. Mas saber trabalhar com o marketing de influenciadores pode ser a habilidade que irá destacar um candidato em uma seleção para uma vaga.

Tendências de profissões do futuro

Para te ajudar a entender melhor o que seriam essas profissões, separamos alguns exemplos apontados para os próximos anos de acordo com o levantamento do Mapa do Ensino Superior do Brasil de 2018. O documento divulgado no último ano traz uma lista de profissões do futuro de acordo com as novas demandas.

Gestor de influenciadores digitais

Influenciador digital deixou de ser uma profissão do futuro e se tornou o desejo de muitas pessoas. A formação de uma estrutura em volta desse profissional é mais do que natural. O gestor de influenciadores digitais será responsável por checar a veracidade dos seguidores e analisar os algoritmos.

Curso indicado: Marketing, Midialogia, Publicidade e Propaganda.

Reconstrutor do ecossistema

O meio-ambiente é um tema cada vez mais em voga não só nas redes sociais, como também nas pautas políticas e empresariais. Infelizmente o histórico do homem com a natureza não tem sido o melhor, por isso é bem provável que num futuro não muito distante um profissional para reinserir elementos da fauna e da flora que estiverem extintos em determinada região seja essencial.

Curso indicado: Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental

Professor digital

As redes sociais estão repletas de pessoas que poderíamos chamar de professores digitais. Alguns, inclusive, trabalham como educadores e usam a internet para ampliar a sua atuação. Mas a previsão é que isso cada vez mais se estenda para as instituições de ensino regulares e a necessidade de um profissional capacitado nessa área seja uma necessidade.

Curso indicado: Letras, Comunicação Social, Estatística, Matemática, História, Geografia.

Esses foram apenas alguns exemplos do que podemos esperar para os próximos anos.

Clicando aqui você pode conferir as melhores carreiras do futuro.