Aviso

AVISO - Informamos que as aulas e atividades administrativas do dia 22 de novembro estão suspensas nas unidades da Grande Vitória. No dia 23/11 as aulas estão canceladas nas unidades da Grande Vitória, exceto na unidade da Serra que manterá as provas previstas.
  • Blog

Qual a diferença entre ensino a distância e presencial?

Muitos estudantes ainda sofrem com a dúvida de que seria melhor estudar no modelo tradicional ou investirem em um curso EaD. São modalidades bastante diferentes e podem gerar resultados diversos no aprendizado final.

Neste texto, você irá conferir algumas diferenças entre o modelo de estudo a distância e presencial, além de conhecer um pouquinho de como é o modelo de ensino EaD da Multivix.

Flexibilidade no EaD Multivix

No EaD da Multivix, os alunos podem estudar na hora que quiserem, já que todas as aulas são ministradas online e ficam gravadas nos chamados AVAs (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Já no modelo presencial, os estudantes precisam ir até a faculdade no horário determinado para cada aula, para que possam conhecer a matéria, tirar dúvidas e realizar atividades em classe.

Caso o aluno do ensino presencial perca uma aula, precisará pegar anotações com seus colegas ou estudar por conta própria. Além disso, se ele tiver um número considerável de faltas, poderá ser reprovado na matéria.

Preço

O preço de uma faculdade presencial ou no modelo a distância varia bastante, até mesmo para o mesmo curso. As mensalidades de uma faculdade EaD são mais baratas, já que os gastos para se produzir as aulas é menor.

Os cursos presenciais particulares possuem um preço mais elevado devido aos gastos com a manutenção dos espaços e dos materiais que são utilizados durante a aula. Além disso, existem os gastos com a manutenção da própria instituição, que acaba sendo mais cara que os polos a distância.

Ainda existe a possibilidade de estudar gratuitamente em uma faculdade pública, entretanto, as vagas são bastante competitivas, tanto para as vagas reservadas ao vestibular quanto pelo ENEM.

Acessibilidade

Por conta dos polos serem mais fáceis de serem feitos do que uma faculdade, é possível encontrar cursos EaD em cidades interioranas, nas quais não existem universidades próximas.

Assim, quem não tem condições de se mudar para uma cidade maior consegue ter um diploma no ensino superior com a mesma qualidade de estudo do que em um ensino presencial.

Além disso, pessoas que trabalham ou precisam cuidar dos filhos também conseguem estudar no modelo EaD, já que podem utilizar seu tempo livre para se dedicar à sua formação.

Contato com os professores

No ensino a distância, os professores podem ser contactados através da plataforma do curso. Também é possível tirar dúvidas em tempo real, caso existam aulas ministradas ao vivo por meio das lives.

Em uma faculdade presencial, os alunos podem conversar com seus docentes durante o seu período de aula ou enquanto estiverem na faculdade. Eles poderão tirar dúvidas ou pedir ajudar em certas atividades em tempo real.

É muito importante que o estudante não tenha receio de buscar ajuda dos seus mestres, já que o fato de não entender uma parte da matéria poderá comprometer todo o seu rendimento.

Realização de atividades

As atividades e projetos em instituições tradicionais são feitos durante a aula e em casa, que depois de prontos, poderão ser apresentados para a toda classe. Eles ainda poderão valer pontos somados à nota final do estudante para aquela matéria.

Já no ensino EaD da Multivix, as atividades são feitas no próprio AVA e entregues para correção também por meio da plataforma. Elas também valerão notas que serão somadas à média da matéria.

As provas dos modelos a distância  são feitas presencialmente, dentro da instituição ou nos polos de apoio. Essa é uma forma de evitar fraudes e cópias das avaliações, que devem medir o real conhecimento do aluno.

Portanto, o ensino a distância acaba trazendo mais modernidade, praticidade e economia para o estudante, que pode estudar quando e onde quiser e ter a mesma qualidade de ensino que na modalidade presencial (lembrando que os diplomas também contam com a mesma validade).

Quer conhecer outras vantagens de se fazer um curso EaD? Então leia este nosso outro artigo e venha para o lado “a distância” da força!