Qual a importância do EaD no cenário educacional brasileiro

O Ensino a Distância (cursos EaD) tem ganhado popularidade e adeptos com o passar dos anos: no final de 2018, houve um crescimento de 8% no número de inscritos, chegando ao total de 1,6 milhão de matrículas.

Mas qual a importância do EaD para o cenário educacional brasileiro? Confira neste texto alguns dos motivos que o transforma em uma das  formas de ensino mais importantes para o país.

O EaD alcança quem não tinha oportunidade

O acesso ao ensino superior ou cursos por meio de instituições físicas não é uma realidade para grande parte da população brasileira, já que elas precisam se alocar em cidades com uma certa estrutura, fazendo com que jovens que moram em municípios menos desenvolvidos tenham acesso à educação superior.

Criar uma faculdade com cursos EaD acaba sendo uma forma mais simples e barata de trazer o Ensino Superior para cidades menos desenvolvidas, se tornando a única forma dos estudantes terem um diploma de Ensino Superior e ajudarem a mudar a realidade das suas regiões.

A faculdade EaD é mais barata

Ao comparar dois cursos iguais, mas em modalidades diferentes, percebe-se que o ensino a distância tem preços mais em conta do que a opção particular presencial. Ainda existe a possibilidade de realizar a formação em faculdades públicas, mas a grande concorrência e exigência para conseguir uma vaga faz com que a maioria dos estudantes demore muito tempo ou nunca consiga passar no ENEM e vestibulares.

E mesmo para quem não consegue pagar uma faculdade EaD, existe uma grande variedade de bolsas e programas de financiamento, que permitem o estudante estudar com um grande desconto ou até mesmo que comece a pagar a faculdade após estar formado e trabalhando na área.

EAD ou Presencial? Um guia completo para você decidir!

A modalidade a distância é prática

Outro motivo que leva muitas pessoas a abandonarem o ensino superior é a falta de tempo para se dedicar aos estudos. Ao escolher a modalidade a distância, o aluno conseguirá organizar melhor a vida acadêmica e profissional, conseguindo estudar depois de chegar do trabalho ou aos finais de semana, sem comprometer a sua eficiência em nenhuma das áreas.

O mesmo vale para as pessoas que moram muito longe das universidades da sua região e não querem gastar tanto com locomoção. Já que a obrigatoriedade em ir até o polo é somente nos períodos de avaliação, os seus custos serão reduzidos consideravelmente.

O ensino a distância promove o autoconhecimento

Não é apenas o conhecimento teórico e prático sobre a área que fará um profissional alcançar o sucesso. Também é preciso trabalhar habilidades comportamentais, que o farão ter uma boa postura e rendimento dentro do ambiente de trabalho.

Estudar na modalidade EaD faz com que a aluno aprimore constantemente a sua disciplina, proatividade e organização, pois terá que delimitar e cumprir um determinado dia e horário para estudar, além de tomar a iniciativa para entrar em contato com os tutores ou fazer trabalhos.

Ao ler este artigo, é possível perceber que os cursos EaD causaram uma revolução e aumento significativo do alcance do Ensino Superior para pessoas de baixa renda em localidades distantes dos grandes centros e com pouco tempo para se dedicarem aos estudos.

Caso você se encaixe em um desses grupos, invista em seu futuro e faça uma graduação a distância! Para lhe ajudar, preparamos este outro conteúdo no qual explicamos como escolher uma das melhores faculdades EaD para estudar.