AVISOS

Confira a classificação oficial do Processo Seletivo 2019 de Medicina.
Classificação individual Classificados para 2ª etapa

  • Blog
  • Futuro garantido: entenda mais sobre a faculdade de Medicina!

Futuro garantido: entenda mais sobre a faculdade de Medicina!

Futuro garantido: entenda mais sobre a faculdade de Medicina!

A faculdade de Medicina é o sonho de milhares de estudantes. O motivo é que essa é uma carreira nobre, que cuida da coisa mais importante que temos: a saúde. Além disso, os salários são altos e há muitas oportunidades de emprego.  

Mas não pense que o seu único desafio é passar no vestibular de Medicina. Essa graduação exige 6 anos de dedicação em tempo integral. Entenda melhor como é a faculdade de Medicina!

Como funciona a faculdade de Medicina?

A graduação em Medicina é dividida em três fases, cada uma com dois anos de duração. A primeira delas é o ciclo básico, no qual o estudante aprende sobre o funcionamento do corpo humano. É a fase mais teórica entre as três, embora também tenha muitas aulas práticas. É no primeiro ciclo que são introduzidos muitos conceitos essenciais da prática médica.

Além de estudar questões como Anatomia, Fisiologia e Embriologia, há também algumas disciplinas da área de Ciências Humanas, que contextualizam a Medicina na sociedade. O aluno aprende a desenvolver pesquisas científicas e entende funciona o sistema de saúde no Brasil, inclusive com noções de gestão.

No terceiro e no quarto ano de curso, é vivenciado o segundo ciclo. É nessa fase que são estudadas as doenças, suas causas e consequências. Há mais aulas práticas e contato direto com pacientes, oportunizando a aplicação de tudo o que foi visto em sala de aula. Também é nessa etapa que o estudante da faculdade de Medicina aprende a interpretar exames e elaborar diagnósticos.

O terceiro ciclo também é chamado de internato. Durante os últimos dois anos de curso, o estudante tem muito mais atividades práticas do que teóricas. Ele deixa de frequentar a faculdade para ocupar hospitais e ambulatórios, onde faz uma espécie de estágio.

Os estudantes são chamados de “internos” e atendem pacientes sob supervisão de um professor. É necessário fazer plantões em várias especialidades médicas para se formar.

Após a conclusão dos 3 ciclos, o estudante se forma como Médico Clínico Geral. Para quem quer ser um médico especialista, como um pediatra ou um oftalmologista, ainda é necessário cursar uma especialização, chamada de residência médica.

Como escolher uma faculdade de Medicina?

O ensino médico tem passado por problemas no Brasil. Há muitas faculdades de Medicina que nem sempre cumprem com seu papel de ensinar e proporcionar experiências práticas, para que os alunos possam exercer a profissão com qualidade. Por isso, é importante escolher uma faculdade de Medicina com reconhecimento.

Antes de inscrever-se para o vestibular de Medicina, procure saber como são os laboratórios e oportunidades em hospitais. Na faculdade Multivix, por exemplo, os alunos contam com práticas de excelência nas cinco grandes áreas médicas (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral e Medicina Social).

Por que fazer Medicina é ter o futuro garantido?

A quantidade de médicos em atividade no Brasil está longe de ser a ideal para atender toda a população. Enquanto no nosso país há cerca de 17 médicos a cada 10 mil pessoas, na Europa a média é acima de 30 médicos para a mesma parcela da população.

A falta de médicos no país não é um problema recente, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso faz com que a população precise enfrentar longas filas de espera, inclusive no atendimento de urgência. Dessa forma, não faltam vagas para quem se forma na faculdade de Medicina.

A importância do médico na sociedade se reflete no salário deste profissional. O Clínico Geral tem média salarial de R$ 6600 reais, mas aqueles que cursam uma especialização podem multiplicar seus rendimentos. Estudos indicam que o Cirurgião Plástico é o médico mais bem pago do Brasil, recebendo acima de 18 mil reais por mês.

Entrar para a faculdade de Medicina não é fácil, mas as recompensas após a formatura são grandes. Conheça melhor esse curso baixando o e-book sobre a graduação em Medicina da Multivix!