Entenda por que a faculdade de Medicina é um futuro garantido

A faculdade de Medicina é um dos cursos mais concorridos em todo o Brasil, além de ser o sonho de milhares de estudantes por sua posição social, mas existem outras características que tornam a área ainda melhor. Entenda por que fazer a faculdade de Medicina é um futuro garantido.

Este post explicará mais sobre o curso, os desafios e a carreira promissora do profissional formado. Continue a leitura!

A faculdade de Medicina: dedicação total!

Quem deseja ingressar no curso de Medicina, deve estar disposto a ter uma dedicação total do início ao fim. O vestibular desse  curso é o mais concorrido e com maior nível de dificuldade, sendo assim, é importante se dedicar ao Enem e aos processos seletivos das instituições privadas.

Já na Graduação, o estudante encontra um curso de 6 anos divido em três fases: ciclo básico, período clínico e por fim, o internato.

Nova call to action

A primeira fase é basicamente o momento em que o estudante é inserido no universo da saúde, com aulas como as de Ciências Humanas, Anatomia e Fisiologia, focando na parte teórica do funcionamento do corpo humano. Este é o momento de conhecer conceitos essenciais da prática médica.

Entre o terceiro e quarto ano, a faculdade começa a aplicar a prática da teoria aprendida anteriormente, com estudos mais profundos das doenças, exames, diagnósticos e tudo que um médico precisa saber no dia a dia de trabalho.

Por fim, o estudante passa os últimos anos do curso com muita prática. Ele deixa de frequentar assiduamente a faculdade e começa a atuar em hospitais, em uma espécie de estágio, onde participa de todos os atendimentos com supervisão de profissionais.

Depois de concluir os 6 anos de faculdade, o aluno se forma como Médico Clínico Geral. Mas fique tranquilo… Se  você deseja seguir outras áreas como Pediatria, Oftalmologia ou Cardiologia, por exemplo, pode contar com mais 2 anos de especialização, conhecida como residência médica.

Como foi destacado no início desse item, a dedicação do estudante deve ser total. Além de ser um curso longo, as aulas costumam tomar quase um dia inteiro e é preciso estar totalmente focado no objetivo da formação.

As melhores faculdades de Medicina: como escolher?

Existem centenas de faculdades de Medicina pelo Brasil, mas nem todas atendem aos critérios para uma boa formação médica. A dica é consultar fontes confiáveis de avaliação das instituições, como o Melhores Faculdades.

Antes de prestar vestibular, procure informações como: nota no MEC, se a faculdade oferece laboratórios modernos para a prática, um corpo docente especializado na área e aproximação com o mercado.

Na faculdade Multivix, por exemplo, os professores são mestre e doutores, com experiência sólida na profissão, os alunos contam com parceria nos principais hospitais, garantindo vagas de estágio e laboratórios tecnológicos.

Isso faz com que você já alimente uma experiência de mercado e tenha contato com a sua futura área de atuação (além da possibilidade de descobrir qual das áreas de medicina faz seu coração bater mais forte, pois são várias).

O aluno formado em medicina conta com mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dentre elas, as que possuem maior número de profissionais e as mais comuns são:

• Cardiologia
  • Pediatria
  • Oftalmologia
  • Psiquiatria
  • Cirurgia Plástica
  • Dermatologia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Ortopedia e Traumatologia

E muitas outras!

Agora que você já conhece algumas das áreas de atuação e já sabe um pouco mais sobre o curso de medicina em si, vamos entender o motivo pelo qual escolher este curso é ter um futuro garantido.

Por que a faculdade de Medicina é futuro garantido?

Não é novidade que a quantidade de médicos em atividade no Brasil está longe de ser a ideal para atender toda a população. Sendo assim, não faltam vagas de emprego para quem se forma na faculdade de Medicina.

Outro ponto importante é a média salarial do profissional dessa área da saúde. Recém-formados podem receber até R$2 mil por plantão e, dependendo da área de especialização, um médico pode garantir uma renda alta por mês.

Estudos indicam que o Cirurgião Plástico, por exemplo, é o médico mais bem pago do Brasil, recebendo acima de R$18 mil.

Além disso, o médico é um profissional essencial em qualquer situação na sociedade, pois presta um tipo de serviço totalmente humano, sendo insubstituível e indispensável para a humanidade. Ou seja, isso significa que o profissional formado na faculdade de Medicina terá um futuro garantido.

Entrar para a faculdade de Medicina não é fácil, mas as recompensas após a formatura são enormes.

Quer saber mais sobre esse curso incrível? Conheça melhor o curso de Medicina aqui.