Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

Como fazer faculdade pelo Fies? Entenda como o financiamento funciona

Teste de Carreiras Gratuito

Muitas pessoas que desejam obter o diploma de Ensino Superior, não possuem condições financeiras para arcar com os custos do curso integralmente, mas, hoje em dia isso não é mais um problema. Já existem diversos tipos de bolsas de estudos e financiamento estudantis que atendem a esse público. Neste artigo, você vai entender como fazer faculdade pelo Fies, um dos principais e melhores tipos de auxílio financeiro para fazer curso superior.

A partir de agora, você verá os seguintes tópicos:
– O que é o Fies?
– Quais são as modalidades do Fies?
– Como funciona o Fies?
– Na prática: como fazer faculdade pelo Fies?

O que é o Fies?

O Fies é um programa criado pelo Governo Federal, com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a pagar sua Graduação em instituições de ensino particulares.

Basicamente, o programa funciona como um financiamento, em que o aluno pode reduzir as mensalidades na faculdade de acordo com suas condições financeiras.

Dessa forma, o valor é dividido ao longo dos anos, e o graduando tem a possibilidade de só começar a pagar as parcelas após a formatura, contando com taxas de juros bem abaixo das praticadas pelos bancos.
Por isso, o Fies é um dos programas mais procurados no Ensino Superior e já atende milhares de estudantes pelo Brasil.

Além de facilitar a vida do estudante, com o auxílio ao longo da faculdade, o Fies também vale a pena pelo fato de ter pouco impacto no planejamento financeiro da família.

Para entender melhor sobre o Fies, é importante conhecer suas modalidades. Cada uma tem suas características e é importante optar pela opção mais ideal para você, que seja capaz de atender todas as necessidades.

Quais são as modalidades do Fies?

Em 2017, o Governo Federal fez algumas alterações no Fies, entre elas a separação do programa em três modalidades. Entenda as especificidades de cada uma:

Modalidade 1

A modalidade 1 do Fies é destinada a alunos com a renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, e sua principal característica é não somar juros e nem correção da inflação nas parcelas.

A fonte do financiamento é o Tesouro Nacional e as prestações máximas não podem ultrapassar 10% da renda familiar, tendo pouco impacto nas finanças.

Modalidade 2

Já a segunda modalidade é destinada aos alunos que possuem uma renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As prestações podem apresentar juros de 3% mais correção monetária e, inicialmente, não devem ultrapassar os 10% da renda familiar, ou seja, sem danos para seu lado financeiro. A fonte de financiamento é a própria União.

Modalidade 3

Por fim, para solicitar a modalidade 3 do Fies, o aluno também precisa ter uma renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa, mas pode residir em qualquer região do Brasil.
Em conclusão, a dica é entender cada modalidade e analisar com calma sua realidade, para assim, saber escolher a melhor opção para você. Após essa análise, confira o próximo tópico e saiba como fazer faculdade pelo Fies.

Como funciona o Fies?

De forma geral, o Fies é um bom programa para todos os tipos de alunos que precisam de auxílio financeiro para pagarem a faculdade e estudarem com a tranquilidade de que não terão dívidas altas ao final da mesma.
O Fies costuma ocorrer duas vezes ao ano, mas sua oferta nas faculdades dependerá também das instituições de ensino. Os cursos disponíveis e oferta de vagas pode mudar a cada edição, por isso, é importante estar atento.
Além disso, é necessário ter um fiador para conseguir o financiamento e o pagamento funciona de forma simples. Basicamente, o estudante paga apenas uma parcela trimestral referente aos juros do financiamento, durante o período de carência, depois disso, o valor pode ser parcelado por anos, gerando um valor bem pequeno.
Um fato interessante sobre o Fies é que diferente da maioria, o programa também atende estudantes que já tenham diploma ou que queiram acionar o auxílio no meio do curso.
Ou seja, é uma ajuda e tanto em todos os casos. No primeiro, atende à pessoas que queiram fazer outra Graduação e no segundo caso, atendo aos estudantes que precisarem, em algum momento, de ajuda ao longo dos anos de estudos.
O suporte oferecido pelo Fies é muito importante para quem precisa desse apoio financeiro, mas, a dica é estar sempre informado e atualizado sobre as condições do programa.
Por fim, faça

Na prática: como fazer faculdade pelo Fies?

Antes de saber como participar do Fies, você precisa saber se seu perfil é compatível. Pode solicitar o programa quem cumpre os três requisitos abaixo:

• possuir o Ensino Médio completo e ainda não ter concluído uma faculdade;
    • ter feito o Enem a partir de 2010, com nota maior que 450 e sem ter zerado a redação;
    • possuir renda mensal familiar abaixo de três ou cinco salários mínimos por pessoa, dependendo da modalidade pretendida.

Agora que você entendeu melhor como funciona o programa e qual modalidade é a mais adequada para você, confira o passo a passo para participar do Fies:

1. Faça o Enem, caso você ainda não tenha participado do exame depois de 2010;
      2. Inscreva-se no site, comprovando renda familiar de até três ou cinco salários mínimos por pessoa;
      3. Leve à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies;
      4. Contrate o financiamento no banco.

Viu só como é fácil entrar na faculdade pelo Fies? Com a ajuda do programa, é possível concluir a graduação sem comprometer o orçamento.

Se você quer ainda mais opções, confira agora as outras possibilidades de bolsa, desconto e crédito universitário disponíveis na Multivix!

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.