Diploma EAD tem a mesma validade do presencial?

Você ainda tem receio de estudar a distância? Atualmente, a busca por cursos EAD no Brasil cresce mais do que a educação presencial e, dentre os motivos, estão a flexibilidade e os custos mais baixos dessa modalidade de ensino.

Ainda que cada vez mais pessoas cursem uma faculdade a distância, muitas outras ainda se preocupam com a validade do diploma EAD. Será que é a mesma coisa? Como o mercado recebe quem se formou por um curso online? Se você quer a resposta para essas perguntas, siga em frente com a leitura do post!

O crescimento do EAD no Brasil

O ensino a distância é a alternativa ideal para estudantes que desejam se capacitar para construir uma carreira de sucesso, mas que não reúnem condições como tempo livre suficiente para frequentar aulas presenciais. A possibilidade de fazer o próprio horário é uma das importantes características que atraem cada vez mais pessoas para o EAD.

Abaixo, separamos alguns dados que comprovam este crescimento e indicam que a questão do diploma EAD não é um problema:

• As matrículas em cursos EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017, a maior variação desde 2008 (Inep);
  • De 2016 para 2017, a busca por cursos a distância registrou aumento de 27,3% enquanto a busca pela educação presencial teve alta de apenas 0,5% neste mesmo período (Inep);
  • De 2017 para 2018, após a atualização da legislação do ensino a distância, houve crescimento de 133% de polos EAD no Brasil (MEC).

EAD e o mercado de trabalho: Como funciona?

Para quem desconfia da validade do diploma EAD, os dados apresentados acima servem de indicativo de que estudantes e outros agentes do ensino no país não se prendem a essa questão. Do contrário, a modalidade não estaria em crescimento, certo?

A previsão da ABMES, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, é de que o país tenha mais estudantes em cursos EAD do que em cursos presenciais em 2023. Independente disso, a dúvida sobre como diploma é visto pelos contratantes é bem natural.

O EAD rompe com o formato tradicional de ensino e altera as formas de comunicação e interação entre professores e alunos. Por essa razão, há quem acredite não ser possível que o aprendizado seja tão eficaz e que possa, portanto, resultar em um diploma que valha tanto quanto o de um curso presencial.

De fato, para quem tem dificuldades com o universo online, o ensino a distância pode não ser a melhor opção, mas a verdade é que o valor do diploma EAD é uma preocupação da minoria. Segundo um levantamento realizado pela Associação, apenas 4% dos jovens brasileiros acreditam que a qualidade do EAD não recebe boa avaliação do mercado de trabalho.

Afinal, o diploma EAD vale ou não o mesmo que o presencial?

Se apenas 4% não acreditam que o diploma EAD é bem recebido pelo mercado, de onde vem a confiança da expressiva maioria? A razão mais importante é o fato de que o Ministério da Educação (MEC) estabelece que não há diferença entre o diploma do ensino a distância e o diploma do ensino presencial.

É a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que determina que os diplomas de ambas as modalidades de ensino tenham a mesma validade. Por essa razão, o documento que o profissional recém-formado recebe sequer especifica por qual tipo de ensino ele optou ― faculdade EAD ou presencial ―, já que essa informação não deve ser considerada relevante para o mercado de trabalho.

Agora que você já sabe que o diploma EAD tem a mesma validade que o presencial, aproveite e conheça os cursos a distância da Multivix!