Aviso

MULTIVIX NA QUARENTENA - Tudo que você precisa saber para continuar seus estudos. CONFIRA!
  • Blog
  • Quer ter uma graduação rápida?

Quer ter uma graduação rápida?

Quer ter uma graduação rápida?

Há muitas razões para procurar uma faculdade que dure menos tempo. Há quem já tenha conquistado um diploma e queira se aprofundar em uma determinada área, e existem outros que querem ser promovidos no trabalho e, para isso, precisam dominar novos conhecimentos. Também há quem deseje entrar mais rapidamente no mercado de trabalho para conseguir empregos mais qualificados.

De todo modo, uma das melhores opções de formação rápida e de qualidade é a graduação EaD, preferencialmente na modalidade tecnológica. Quer entender por que essa é uma alternativa a se considerar? Continue acompanhando este post e confira a seguir!

Entenda como o ensino superior de curta duração funciona

Os cursos EaD do tipo tecnólogo são projetados para treinar profissionais em menos tempo e atender às demandas do mercado de trabalho. Enquanto uma graduação convencional pode durar até 5 anos, um curso técnico a distância dura, no máximo, 2 anos.

Esse tipo de curso existe porque algumas áreas precisam de profissionais treinados para desempenhar tarefas muito específicas. Nesses casos, sua formação depende mais do conhecimento de atividades práticas e pontuais para o exercício da função, do que de uma grande base teórica.

É por isso que os cursos de tecnólogo EaD têm uma carga de trabalho menor do que outros graus de ensino superior. O currículo geralmente possui disciplinas que priorizam a prática e um número menor de teorias.

Descubra as opções de faculdades rápidas

Segundo o MEC (Ministério da Educação), uma graduação EaD mais rápida deve oferecer, pelo menos, 1.600 horas. Dentre as opções, existem algumas áreas do conhecimento com cursos que se encaixam nesse requisitos, que são:

  • Ambiente e Saúde: compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, preservação da natureza e cuidados de saúde, como o curso de Gestão Ambiental;
  • Gestão e Negócios: envolve o estudo das tecnologias associadas às ferramentas, técnicas e estratégias utilizadas na busca pela qualidade, produtividade e competitividade das organizações, a exemplo da graduação de Gestão Pública;
  • Infraestrutura: estuda as tecnologias ligadas ao transporte e à construção civil, como o curso de Gestão Portuária.

Saiba se o diploma rápido é válido no mercado de trabalho

Um diploma tecnológico EaD tem a mesma validade para o mercado que um diploma convencional. O que determina a validade não é o tipo de curso, seja ele mais curto ou mais longo.

O que importa é o reconhecimento do ensino EaD pelo MEC. Esta regra se aplica aos diplomas de ensino presencial e a distância. Portanto, se você concluir um curso a distância em uma universidade bem avaliada pelo órgão, terá o título de um tecnólogo com um diploma reconhecido nacionalmente.

Fazer uma graduação EaD é uma ótima maneira de conseguir uma formação superior mais rápida e de qualidade. Contudo, vale destacar que não é porque se trata de um curso com menor duração e não presencial que será mais fácil; concluí-lo também exigirá de você disciplina e organização para ser aprovado em todas as disciplinas.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça agora os maiores motivos para fazer uma faculdade EaD.