Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Entenda por que fazer faculdade é a escolha certa

Entenda por que fazer faculdade é a escolha certa

Entenda por que fazer faculdade é a escolha certa

Ter uma faculdade já virou quase uma obrigatoriedade para quem procura ter uma carreira de sucesso, já que na maioria das vezes, a graduação garante salários e cargos melhores aos profissionais. Entretanto, para muitos, pode ser difícil entender por que fazer faculdade.

É comum encontrar diversas pessoas que escolheram por não seguir esse caminho, mas será que essa é a melhor atitude para o futuro?

Para entender a melhor sobre o assunto e analisar se a opção é a ideal para você. Entenda por que fazer uma graduação é a escolha certa, através de 5 motivos.

Neste post, você irá ler os seguintes temas:

  • Mais capacitação = salários melhores
  • Maiores chances de empregabilidade com diploma
  • Conhecimento que faz a diferença
  • Networking: relacionamentos que valem a pena
  • Planejamento de vida

Boa leitura!

MAIS CAPACITAÇÃO = SALÁRIOS MELHORES

O mercado busca por profissionais cada vez mais capacitados e isso pode ser notado durante os processos seletivos, onde os candidatos mais preparados estão sempre um passo a frente.

Em outras palavras, com a Graduação, o candidato possui mais chances de conseguir uma posição de respeito na hierarquia das empresas, com cargos altos e salários melhores, correspondentes a capacitação e trabalho prestado.

Prova disso, foi uma pesquisa divulgada recentemente pela Catho Educação que apontou que ter Graduação ou Pós-graduação é um fator que impacta diretamente no salário do profissional.

De acordo com os dados, quem tem uma Graduação no currículo, pode ganhar até 25% a mais que os profissionais que possuem apenas a formação de ensino médio.

Para saber melhor sobre o assunto, é muito fácil, pois cada profissão possui um sindicato, onde é possível saber o piso salarial da área.

Portanto, faça uma busca e entenda como funciona a lógica de pagamentos para a área que deseja atuar. A partir disso, será possível notar na prática, como a Graduação pode mudar a sua vida e abrir oportunidades.

MAIORES CHANCES DE EMPREGABILIDADE

Antes mesmo de iniciar uma faculdade, é essencial pensar nas opções de atuação após a formação. Porém, independente da graduação escolhida, o diploma poderá abrir portas.

Em tempos de desemprego, muitos profissionais graduados conseguiram se manter ativos no mercado de trabalho, por conta do grau de capacitação maior que os demais candidatos.

No último ano, especialistas apontaram que muitas vagas de emprego não são preenchidas porque faltam profissionais preparados no mercado de trabalho.

Parte do problema dessa situação, é a falta de estudo da população. Boa parte dos candidatos que ocupam as vagas, são graduados, mas faltam mais pessoas com esse currículo.

Para entender melhor esse fato, vamos exemplificar algo rotineiro nas empresas.

Na Graduação, você irá estudar uma área específica e receber uma aprendizagem que é única daquela profissão, portanto, dentro das empresas, é possível conquistar lugar de destaque.

Isso acontece, porque o profissional com uma faculdade no currículo ou até mesmo uma pós-graduação, torna-se uma pela fundamental para a função que exerce, por ser preparado.

Mas, é claro que com a escolha certa de curso, as chances podem ficar ainda maiores. Para te ajudar, preparamos um artigo completo sobre o assunto: Melhores cursos para fazer e ter um futuro grandioso! Não deixe de ler!

CONHECIMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA

Poucas vezes na vida você terá uma experiência tão completa quanto a faculdade. Pode até parecer exagero, mas os anos de dedicação aos estudos, garantem uma trajetória de muitas novidades e aprendizagens para toda a vida.

Além disso, também é momento de se aprofundar em assuntos que gosta, se preparando para atuar na área e criando autoridade no assunto aprendido.

Da mesma forma, uma Graduação irá abrir muitas oportunidades no mercado de trabalho, mas também abrirá portas em outras áreas da vida.

Assim como as oportunidades de trabalho, fazer uma faculdade também ajuda muitos estudantes a se descobrirem melhor, muitas vezes, até trocando de área e identificando novos talentos, com todas as experiências passadas.

Ao mesmo tempo, a faculdade também possibilita participação em diversos projetos, ações e estágios, oferecendo experiências que valem muito antes e após a formação.

Uma dica é procurar por uma faculdade que ofereça essa diversidade de conhecimentos e que amplie seu currículo. É sempre positivo participar de ações, cursos, grupos de estudos, ligas estudantis, entre outros.

Sendo assim, independente da motivação para iniciar um curso superior, o resultado dele sempre trará algo de positivo ou transformador para a vida do estudante.

NETWORKING: RELACIONAMENTOS QUE VALEM A PENA

Para quem não conhece a expressão, networking nada mais é que uma rede de relacionamento que é criada no ambiente profissional, com o intuito de ajuda mútua.

Ou seja, na prática, a atitude pode colaborar (e muito!) para o crescimento profissional do indivíduo. Afinal, esses contatos na área profissional podem fazer indicações, trocar conhecimentos e dar orientações.

Acima de tudo, é importante já pensar nisso desde o início da faculdade e aproveitar os anos de curso para criar o próprio networking.

Essa rede de relacionamento pode ser feita com colegas de turma, estudantes de outros cursos parecidos com o seu ou qualquer outro curso que tenha interesse e até mesmo, com seus professores ou profissionais da faculdade.

Ao longo do curso, eles serão importantes para seu desenvolvimento profissionais e abertura no mercado de trabalho com estágios. Já no final da faculdade, essa ligação continua.

Entretanto, o sucesso dependerá totalmente da sua dedicação com a profissão. Então, forme seu networking, mas também se preocupe em melhorar suas habilidades constantemente.

Afinal, manter uma rede de relacionamento será essencial para sua carreira, mas é ainda mais importante ser um bom profissional que se destaca por capacitação e bons trabalhos.

Invista no seu currículo e evolução profissional para garantir boas oportunidades.

PLANEJAMENTO DE VIDA

A faculdade é o ponta pé inicial para um planejamento de vida bem-sucedido, afinal, a sua carreira será responsável por definir todo o seu futuro de vida desse ponto em diante.

Dessa forma, uma Graduação surge como ponto importante para a formação profissional, mas também para a evolução pessoal de cada um, possibilitando mudanças, novidades e conquistas ao longo da vida.

Por isso, a dica é utilizar esses anos de estudos para montar planos e objetivos que devem ser seguidos. Assim, evitando frustrações e garantindo maiores acertos.

Leia também: Descubra qual é a área de formação ideal para você

Em conclusão, fazer uma faculdade é uma escolha certeira para o sucesso, porque sempre será possível levar aprendizados, ganhos e bagagens dessa experiência tão incrível.

Mas, como destacado nos tópicos acima, é preciso ter maturidade e dedicação para passar pela Graduação da forma correta, sempre aproveitar as oportunidades que surgem, seguindo metas e conquistando os objetivos.

Seja no formato Presencial ou EAD, a formação no ensino superior será um grande trunfo no seu currículo e na vida. Vale a pena o investimento, sem dúvidas!

Se você estava em dúvida, agora é só fazer toda a leitura deste blog post com atenção e avaliar ponto por ponto que foi destacado, analisando cada um deles, de acordo com a sua realidade e objetivos de vida.

Em suma, caso já tenha tomado a decisão certa, aproveite porque a Faculdade Multivix está com inscrições abertas para o vestibular, com mais de 70 cursos de Graduação em diversos Estados do Brasil.

Saiba mais!

Lembra do nosso papo sobre aproveitar as oportunidades certas, né? O momento de tomar iniciativas para o seu futuro é agora!  Aproveite!

 

Teste de carreira
Teste de carreira
Teste de carreira