Menu
  • Blog
  • Quais os campos de atuação de um licenciado em Letras?

Quais os campos de atuação de um licenciado em Letras?

Quais os campos de atuação de um licenciado em Letras?

Se você é um estudante de Letras, ou tem intenção de cursar essa área, provavelmente já foi questionado se pretende dar aulas. A conexão da licenciatura com a atuação em sala de aula é muito forte. Mas as opções de atividades que podem ser desempenhadas são bem mais amplas.

O conhecimento da língua portuguesa, e em alguns casos de língua estrangeira também, habilita o profissional para atuar em diferentes campos, seja como educador, tradutor, editor e muitos outros.

Se você está em busca de mais informações sobre a licenciatura em Letras, confira as informações que separamos para você.

O que se aprende durante a licenciatura em Letras?

O estudante de Letras é aquele que se dedica ao estudo da língua portuguesa e de outros idiomas estrangeiros. Os mais comuns são inglês, espanhol e francês. Esse conhecimento habilita o profissional ao ensino do idioma para estudantes do ensino fundamental e médio.

O estágio em sala de aula é uma das etapas para a conclusão da licenciatura. É nesse momento que o estudante consegue vivenciar a rotina como profissional da educação.

Os campos de atuação na área da educação

O campo de atuação do licenciado em Letras mais conhecido é como professor de português. O profissional pode lecionar para turmas do Ensino Fundamental I e II e também Ensino Médio.

Além do ensino da língua portuguesa é possível atuar como professor de idiomas estrangeiros como o inglês ou espanhol. Basta ter a habilitação na área. Nesses casos o profissional pode lecionar em escolas de idioma ou aulas particulares.

Linguista. O que é e o que faz.

Outra área focada na língua portuguesa é a de linguista. Nesse campo o profissional seguirá uma carreira mais acadêmica, se aprofundando no estudo do idioma e tudo que o envolve como: gramática, estrutura das palavras, expressões idiomáticas, diferenças de uso em diferentes regiões e a linguagem verbal.

Esse profissional poderá trabalhar na elaboração de materiais didáticos e no planejamento de projetos de alfabetização.

Outras formas de atuação

Além das opções relacionadas à educação, quem conquista a licenciatura em Letras também pode atuar em outras áreas que necessitam de conhecimento da língua portuguesa. Veja alguns exemplos.

Tradutor: esse trabalho pode ser realizado tanto para empresas multinacionais quanto em editoras. Aqui o profissional faz a tradução de documentos, textos e materiais de algum idioma estrangeiro para o português ou vice-versa.

Revisor: agências de publicidade, comunicação, editoras e as áreas de comunicação de grandes empresas procuram trabalhar com profissionais capazes de identificar e corrigir os possíveis erros do idioma contidas nos textos, peças de divulgação, comunicados, etc., garantindo que o material se mantenha dentro das normas gramaticais.

Editor: o profissional é responsável por editar textos deixando a leitura mais fluida e coerente. Normalmente é contratado em editoras de livros, mas também pode fazer trabalhos em jornais, revistas e corporações.

Se você ainda está em dúvida, a Multivix montou um material para tirar todas as dúvidas sobre o curso. Confira.