• Blog

Quais os campos de atuação de um licenciado em Letras?

Se você é um estudante de Letras, ou tem intenção de cursar essa área, provavelmente já foi questionado se pretende dar aulas. A conexão da licenciatura com a atuação em sala de aula é muito forte. Mas as opções de atividades que podem ser desempenhadas são bem mais amplas.

O conhecimento da língua portuguesa, e em alguns casos de língua estrangeira também, habilita o profissional para atuar em diferentes campos, seja como educador, tradutor, editor e muitos outros.

Se você está em busca de mais informações sobre a licenciatura em Letras, confira as informações que separamos para você.

O que se aprende durante a licenciatura em Letras?

O estudante de Letras é aquele que se dedica ao estudo da língua portuguesa e de outros idiomas estrangeiros. Os mais comuns são inglês, espanhol e francês. Esse conhecimento habilita o profissional ao ensino do idioma para estudantes do ensino fundamental e médio.

O estágio em sala de aula é uma das etapas para a conclusão da licenciatura. É nesse momento que o estudante consegue vivenciar a rotina como profissional da educação.

Os campos de atuação na área da educação

O campo de atuação do licenciado em Letras mais conhecido é como professor de português. O profissional pode lecionar para turmas do Ensino Fundamental I e II e também Ensino Médio.

Além do ensino da língua portuguesa é possível atuar como professor de idiomas estrangeiros como o inglês ou espanhol. Basta ter a habilitação na área. Nesses casos o profissional pode lecionar em escolas de idioma ou aulas particulares.

Linguista. O que é e o que faz.

Outra área focada na língua portuguesa é a de linguista. Nesse campo o profissional seguirá uma carreira mais acadêmica, se aprofundando no estudo do idioma e tudo que o envolve como: gramática, estrutura das palavras, expressões idiomáticas, diferenças de uso em diferentes regiões e a linguagem verbal.

Esse profissional poderá trabalhar na elaboração de materiais didáticos e no planejamento de projetos de alfabetização.

Outras formas de atuação

Além das opções relacionadas à educação, quem conquista a licenciatura em Letras também pode atuar em outras áreas que necessitam de conhecimento da língua portuguesa. Veja alguns exemplos.

Tradutor: esse trabalho pode ser realizado tanto para empresas multinacionais quanto em editoras. Aqui o profissional faz a tradução de documentos, textos e materiais de algum idioma estrangeiro para o português ou vice-versa.

Revisor: agências de publicidade, comunicação, editoras e as áreas de comunicação de grandes empresas procuram trabalhar com profissionais capazes de identificar e corrigir os possíveis erros do idioma contidas nos textos, peças de divulgação, comunicados, etc., garantindo que o material se mantenha dentro das normas gramaticais.

Editor: o profissional é responsável por editar textos deixando a leitura mais fluida e coerente. Normalmente é contratado em editoras de livros, mas também pode fazer trabalhos em jornais, revistas e corporações.

Se você ainda está em dúvida, a Multivix montou um material para tirar todas as dúvidas sobre o curso. Confira.