Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Descubra qual é a área de formação ideal para você

Descubra qual é a área de formação ideal para você

Descubra qual é a área de formação ideal para você

Na hora de decidir qual faculdade fazer, é normal encontrar muitas dúvidas em relação ao futuro, mas um dos jeitos mais simples de tomar a decisão certa, é encontrando a área de formação ideal para você.

Este post falará um pouco de cada área e irá explicar algumas formas de descobrir qual combina mais com seu perfil. Confira!

As áreas de conhecimento

O ensino superior possui uma divisão de áreas de formação, são elas: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas e de Saúde, sendo que todas funcionam como uma divisão na faculdade.

Quando aplicada aos cursos, essa lógica funciona com divisão de opções para faculdade. Quando aplicada aos cursos, as áreas são aplicadas de forma dividida também, formando grupos. Por exemplo:

Ciências Exatas

Agronomia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ciências Contábeis

Engenharias: Ambiental, Civil, Computação, Controle e Automoção, Elétrica, Mecânica, Petróleo, Produção e Química.

Gestão de Tecnologia da Informação

Matemática

Sistemas de Informação

Processos Gerencias

Gestão Portuária

 Logística

 

Ciências Humanas e Sociais

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Direito

Formação de Docentes para Educação Básica

Gestão Pública

Gestão de Recursos Humanos

História

Letras (Português)

Letras (Português/Inglês)

Marketing

Pedagogia

Psicologia

Relações Internacionais

Serviço Social

 

Ciências Biológicas e de Saúde

Biomedicina

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física (Licenciatura)

Enfermagem

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Apesar da divisão, muitos cursos podem se misturar entre as áreas de conhecimento, tendo matérias diversas ao longo da faculdade, mas mesmo assim, é importante saber a área ideal.

O conhecimento sobre a área ideal evita frustrações no futuro e garantindo uma escolha certeira, com mais informações sobre tendências da profissão no mercado de trabalho e estudos ao longo da faculdade.

Leia também: Conheça as tendências nas profissões no mercado de trabalho

Como saber minha área de formação ideal?

Para conduzir a escolha da área de formação ideal, primeiro é importante se conhecer. A dica é escrever suas características, gostos e desejos ligados aos planos para faculdade, com perguntas sobre sonhos e realidade.

Todos tem um sonho, qual é o seu? E quais são as chances reais de vivê-lo – financeiramente e socialmente falando? O que é importante para você?

Coloque essas perguntas e respostas no papel, a partir disso, você poderá visualizar suas informações. Por fim, separe aquelas que fazem mais sentido para você, depois, pesquise sobre os cursos de interesse e compare suas informações, com as dos cursos.

Por exemplo:

Passo 1: Características

Ana é uma menina sonhadora que gosta de ler, escrever e ajudar o próximo. Ela participa de projetos sociais, ama os animais e os estudos são seu foco principal, com o objetivo de fazer faculdade.

Passo 2: Relação com faculdades

Algumas opções de faculdades parecidas com a personalidade da Ana são: Direito, Medicina Veterinária, Jornalismo, Medicina e Pedagogia. Mas, qual é a realidade dela?

Passo 3: Seguir a realidade

Seguir a realidade, significa pesquisar a grade curricular de cada curso para saber se gosta das matérias que serão aplicadas, possibilidades de emprego após formação, disponibilidade financeira, as melhores faculdades  e conversar com os profissionais que já atuam na área.

Passo 4: Converse com profissionais

Conversar com pessoas que já atuam na sua área de interesse pode te ajudar na escolha e entendimento do dia a dia de um profissional. Você vai entender melhor suas atividades, metas, desafios e muito mais da realidade da profissão.

As características, a relação com faculdades, seguir a realidade e conversar com profissionais, são os passos essenciais e é importante seguir aplicando as dicas no momento de escolher a formação ideal.

Aplicando as dicas

Pronto, seguindo esses passos bem simples, o interessado já consegue ter uma noção das opções reais de profissão para o futuro e escolher a formação ideal.

Para isso, pesquise sempre e mantenha-se informado sobre o curso de interesse, assim não tem erro!

E, por fim, lembre-se de fazer o Teste de Carreiras. A plataforma faz perguntas e respostas, para produzir uma análise profunda de personalidade e interesses, finalizando com um resultado das principais faculdades para a pessoa.

O Teste de Carreiras é uma alternativa rápida, prática e gratuita, garantindo uma ajuda profissional para quem precisa de ajuda nesse momento de indecisão para escolher a formação ideal. Faça o seu!

Siga as dicas e sucesso na escolha!