Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Pedagogia

A faculdade de Pedagogia é um sonho para muitos estudantes, mas você realmente sabe tudo sobre essa área? Basicamente, Pedagogia é uma área de conhecimento que se dedica a criar ou aperfeiçoar métodos e técnicas que promovam a melhoria da qualidade do sistema educacional e nos processos de aprendizagem.

Neste artigo você encontrará algumas informações sobre a carreira na área de Pedagogia, com destaque para características específicas da profissão e as atribuições que um pedagogo pode exercer. Confira!

O que um pedagogo faz?

A área mais comum que é da educação, o profissional formado na faculdade de Pedagogia poderá atuar em duas tipos de grandes subáreas: gestão escolar ou atuação direta na sala de aula como professor.

Se optar pela área administrativa (gestão escolar), é possível encontrar vagas em Secretarias de Educação, atuando com o governo, estabelecendo e fiscalizando o cumprimento da legislação de ensino.

Já na direção de escolas, o pedagogo deverá orientar professores, elaborar currículos escolares, planejar atividades e responder a responsabilidades pedagógicas no geral.

Para quem quer atuar na sala de aula, é possível lecionar na Educação Infantil até o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Neste caso específico, é preciso ter a licenciatura em Pedagogia.

Leia também: Existe carreira em licenciatura além da sala de aula?

Saindo um pouco das áreas mais conhecidas da Pedagogia, nem sempre esse profissional terá que atuar especificamente em escolas ou em instituições envolvidas com a educação/aprendizagem.

Um pedagogo também encontra oportunidades em editoras, trabalhando na elaboração de materiais pedagógicos ou até mesmo trilhar uma carreira na Pedagogia Empresarial, atuando em setores de recursos humanos e universidades corporativas.

Neste ambiente corporativo, o pedagogo encontra espaço para desenvolver métodos de ensino-aprendizagem para adultos, elaboração de treinamentos, acompanhamento do desempenho e muito mais.

Para quem gosta de fazer a diferença na vida das pessoas de forma direta e estar sempre atuando nas causas sociais, a formação na faculdade de Pedagogia também possibilita esse tipo de trabalho.

Após se formar, o estudante também terá preparo para atuar no Conselho Tutelar, em ONG’s e nas mais varias instituições de ajuda ao próximo.

Apesar de ser do conhecimento de poucas pessoas, ao longo da faculdade de Pedagogia o estudante passará por muitas áreas dentro e fora do universo educacional. São muitas as possibilidades para esse profissional.

Qual é o perfil de um bom pedagogo?

Agora que você já conhece todas as áreas de atuação para Pedagogia, é hora de entender quais são as habilidades e competências esperadas desse profissional no mercado de trabalho.

Um bom pedagogo se destaca por sua capacidade de comunicação, afinal, em todos os processos que esse profissional é responsável, saber transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva é primordial.

Outra característica importante é a empatia. Independentemente da área de atuação, o pedagogo lida com públicos diversos com situações únicas e, por isso, deve sempre se colocar no lugar do outro, reconhecendo e respeitando o fato de que as pessoas são diferentes.

Por último, destacamos a criatividade! Essa característica é importante para diferenciar um profissional dos demais, possibilitando que ele esteja sempre inovando no seu local de trabalho.

A preocupação em tornar o ensino-aprendizagem mais atraente é um dos requisitos para trilhar uma carreira de sucesso na Pedagogia.

Agora que você sabe tudo sobre a faculdade e a área de trabalho em Pedagogia, você se entusiasmou por essa carreira? Baixe agora mesmo o e-book preparado pela equipe Multivix para obter mais informações sobre esse curso!

Teste de carreira