Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Pedagogia

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Pedagogia

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Pedagogia

A importância da profissão faz da faculdade de Pedagogia uma das mais procuradas nas instituições de ensino superior, mas poucos sabem de todas as possibilidades que a carreira proporciona. Se você tem interesse nessa opção de curso, conheça agora, tudo que você precisa saber antes de se tornar um estudante de Pedagogia.

Neste artigo você encontrará algumas informações sobre a carreira na área de Pedagogia, através dos seguintes tópicos de leitura:

  • Como é a faculdade de Pedagogia?
  • Faculdade de Pedagogia é barata?
  • O que um pedagogo faz?
  • Qual é o perfil de um bom pedagogo?
  • O mercado de trabalho para Pedagogia
  • Qual é o salário de um pedagogo?
  • Pedagogia é ou não é a carreira ideal?

Confira!

Como é a faculdade de Pedagogia?

A faculdade de Pedagogia tem a duração de 4 anos, dividido em 8 períodos de estudos. O curso é bem prático, ensinando desde o tato com todos os tipos de público, até atividades e responsabilidades específicas.

Normalmente, a grade do curso começa com matérias mais teóricas nos primeiros anos, como as matérias de Didática, Psicologia da Educação e História da Educação.

Já nos demais semestres, os estudos estão focados em preparar o profissional para lidar com os mais variados tipos de trabalho que ele pode exercer após sua formação. Nessa fase, os conteúdos passam por Administração Escolar, Educação Inclusiva e Estágio Supervisionado.

No caso do Estágio Supervisionado, por exemplo, o aluno ganha experiências enriquecedoras de como funciona o dia a dia do profissional após a formação na faculdade de Pedagogia.

Esta Graduação está muito ligada à leituras e prática com o público. Sendo assim, é importante que você tenha gosto por essas coisas: leituras diversas, crianças e público jovem no geral e sabedoria para conviver com familiares e situações adversas.

Isso, porque logo na faculdade, o aluno aprende que sua profissão é essencial para a formação de todos os seres humanos, isso implica na necessidade de lidar com pessoas e situações diferentes o tempo todo.

Dessa forma, manter a inteligência e humanidade são muito importantes nessa carreira. Após a formação, você será uma peça importante na vida das pessoas e deve atuar com destreza.

Para isso, é importante escolher uma faculdade que ofereça todo o suporte e qualidade necessários para que sua formação seja completa.

Faculdade de Pedagogia é barata?

Bom, como já adiantamos no item anterior, se você deseja fazer a faculdade de Pedagogia e seguir a carreira sendo um profissional qualificado, é primordial realizar uma busca por uma faculdade de qualidade.

Além disso, vale lembrar que cada instituição tem seu formato de ensino, sendo assim, essa pesquisa também deve levar em conta se o local corresponde seus objetivos.

Afinal, estamos falando de um curso onde você passará os próximos 4 anos de vida. Não é pouco tempo, né?

Em contra partida, quando falamos em relação a valores, a faculdade de Pedagogia já nos apresenta um ponto positivo, por ser um dos cursos mais baratos entre as opções de Graduação.

A faculdade de Pedagogia está na média de R$600, dependendo da localização e do nível da instituição.

Nesse sentido, ainda é possível encontrar diversos tipos de bolsas de estudos, financiamentos estudantis e descontos específicos, como ProUni, Nossa Bolsa, Fies, PRAVALER e demais opções.

De qualquer forma, essa deve ser apenas uma das características a serem analisadas no momento de tomar sua decisão, não a única.

Igualmente a isso, é importante procurar a última nota da instituição na avaliação do MEC, que através de notas de 1 a 5, aponta se a instituição está preparada ou não para formar os profissionais. Você pode consultar isso no site do Melhores Faculdades, por exemplo.

Além disso, a dica é pesquisar, pesquisar e pesquisar. Converse com os alunos, veja as avaliações na internet, a história da faculdade e a visão do mercado de trabalho sobre ela.

Inclusive, esse último item é ainda mais importante. O local onde você escolherá fazer sua faculdade, irá refletir diretamente na qualidade da sua formação profissional e, logo, na sua competência no trabalho.

O que um pedagogo faz?

A área mais comum que é da educação, o profissional formado na faculdade de Pedagogia poderá atuar em duas tipos de grandes subáreas: gestão escolar ou atuação direta na sala de aula como professor.

Se optar pela área administrativa (gestão escolar), é possível encontrar vagas em Secretarias de Educação, atuando com o governo, estabelecendo e fiscalizando o cumprimento da legislação de ensino.

Já na direção de escolas, o pedagogo deverá orientar professores, elaborar currículos escolares, planejar atividades e responder a responsabilidades pedagógicas no geral.

Para quem quer atuar na sala de aula, é possível lecionar na Educação Infantil até o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Neste caso específico, é preciso ter a licenciatura em Pedagogia.

Leia também: Existe carreira em licenciatura além da sala de aula?

Saindo um pouco das áreas mais conhecidas da Pedagogia, nem sempre esse profissional terá que atuar especificamente em escolas ou em instituições envolvidas com a educação/aprendizagem.

Um pedagogo também encontra oportunidades em editoras, trabalhando na elaboração de materiais pedagógicos ou até mesmo trilhar uma carreira na Pedagogia Empresarial, atuando em setores de recursos humanos e universidades corporativas.

Neste ambiente corporativo, o pedagogo encontra espaço para desenvolver métodos de ensino-aprendizagem para adultos, elaboração de treinamentos, acompanhamento do desempenho e muito mais.

Para quem gosta de fazer a diferença na vida das pessoas de forma direta e estar sempre atuando nas causas sociais, a formação na faculdade de Pedagogia também possibilita esse tipo de trabalho.

Após se formar, o estudante também terá preparo para atuar no Conselho Tutelar, em ONG’s e nas mais varias instituições de ajuda ao próximo.

Apesar de ser do conhecimento de poucas pessoas, ao longo da faculdade de Pedagogia o estudante passará por muitas áreas dentro e fora do universo educacional. São muitas as possibilidades para esse profissional.

Qual é o perfil de um bom pedagogo?

Agora que você já conhece todas as áreas de atuação para Pedagogia, é hora de entender quais são as habilidades e competências esperadas desse profissional no mercado de trabalho.

Um bom pedagogo se destaca por sua capacidade de comunicação, afinal, em todos os processos que esse profissional é responsável, saber transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva é primordial.

Outra característica importante é a empatia. Independentemente da área de atuação, o pedagogo lida com públicos diversos com situações únicas e, por isso, deve sempre se colocar no lugar do outro, reconhecendo e respeitando o fato de que as pessoas são diferentes.

Por último, destacamos a criatividade! Essa característica é importante para diferenciar um profissional dos demais, possibilitando que ele esteja sempre inovando no seu local de trabalho.

A preocupação em tornar o ensino-aprendizagem mais atraente é um dos requisitos para trilhar uma carreira de sucesso na Pedagogia.

Agora que você sabe tudo sobre a faculdade e a área de trabalho em Pedagogia, você se entusiasmou por essa carreira? Baixe agora mesmo o e-book preparado pela equipe Multivix para obter mais informações sobre esse curso!

O mercado de trabalho para Pedagogia

A principal surpresa dessa profissão está aqui: o mercado de trabalho. Muitos acreditam que quem se forma em Pedagogia está apto para atuar apenas em salas de aula, mas a história não é bem assim.

A partir de agora, vamos falar um pouco de cada uma delas. Entenda!

  • Empresas

Os pedagogos são peças-chave para o setor de Recursos Humanos das empresas. Esse profissional é capacitado para utilizar métodos pedagógicos dentro das empresas, desde os processos seletivos, até para a manutenção da rotina.

Na prática, isso acontece da seguinte forma: processos capacitação dos colaboradores, treinamentos, palestras, dinâmicas e metodologias de aprendizagens.

Esta área tem tido um grande crescimento, pois as empresas estão adotando métodos mais humanizados e focados no desenvolvimento dos colaboradores, ou seja, a demanda pelos pedagogos neste tipo de atuação é grande.

  • Hospitais, Consultórios e Centros Médicos

Primeiramente, sei que pode parecer estranho ver esse item aqui, mas como já destacamos anteriormente, a área de Pedagogia oferece possibilidades que muitos sequer conhecem.

A atuação no ambiente hospitalar acontece em conjunto com os profissionais da saúde. Aqui, você poderá trabalhar em atividades ligadas a neuropsicopedaogia, por exemplo.

Normalmente, o pedagogo trabalha com pacientes que tiverem algum problema neurológico sério e, principalmente, crianças, em situações de reabilitação.

  • Psicopedagogia

Esse caso é bem parecido com o cenário mostrado no item anterior. A diferença, é que aqui o pedagogo atua diretamente com o profissional de Psicologia.

O trabalho da Psicopedagogia consiste em analisar e otimizar os processos de aprendizagem em todos os seus formatos e etapas.

Na prática, esse tipo de trabalho é muito comum durante tratamentos psicológicos, como por exemplo, para pacientes com dificuldades de aprendizagem.

  • Acadêmico 

Os pedagogos também estão aptos para serem cientistas – assim como todas as profissionais de nível superior.

No universo acadêmico, o profissional formado na faculdade de Pedagogia poderá atuar como pesquisador, realizando estudos, inovações e descobertas, com intuito de ajudar no desenvolvimento da área.

Além disso, após a conclusão de pós-graduação, mestrado e doutorado, esse profissional também pode ministrar aulas nas faculdades e se engana quem pensa que essa possibilidade se limita ao curso de Pedagogia.

A Pedagogia é fundamental para várias áreas de formação e esse professor, será requisitado nos mais diversos tipos de cursos e conteúdos.

  • Instituições de ensino

E por último (mas não menos importante), destacamos a atuação mais comum da Pedagogia: as instituições de ensino. Esse profissional pode atuar tanto na sala de aula como professores das séries de ensino básico, quanto na administração escolar.

As salas de aula são o objetivo da grande maioria de candidatos que optam pela Graduação de Pedagogia e não é por menos, afinal, a profissão é linda e super importante para toda a sociedade.

Caso você queira seguir essa carreira, saiba que um caminho cheio de surpresas te espera. Isso, porque o professor terá que lidar com uma diversidade de alunos e situações, o tédio é um sentimento que não existe por aqui.

Para essa atuação, o profissional terá capacitação para ensinar conhecimentos básicos e será o responsável pela iniciação da educação na vida dos alunos. Uma missão e tanto!

Já no caso da administração escolar, o pedagogo estará mais envolvido em burocracias e resolução de problemas – tanto da escola, quanto da vida dos alunos em relação à educação. Ser bom em gerenciar conflitos e manter a organização são características essenciais aqui.

  • Concursos Públicos 

Assim como no caso de profissionais de saúde, por exemplo, o profissional formado na faculdade de Pedagogia, encontra muitas vagas nos editais de concursos públicos em todo o país.

Todos os municípios possuem ao menos 1 escola público e cada uma delas precisa da atuação de pedagogos em vários setores de atuação.

Sendo assim, quem deseja ter a estabilidade de um concursado e salários altos, pode fazer a faculdade de Pedagogia com tranquilidade, pois certamente encontrará muitas chances de concursos públicos ao longo da carreira.

Qual é o salário de um pedagogo?

A carreira em Pedagogia é muito gratificante e com muitas oportunidades. Diferente das demais profissões, aqui você não precisa se preocupar com momentos ruins, pois pelo fato de ser um profissional essencial, as oportunidades de emprego não faltam.

Em contra partida, quando o assunto é salario, a média irá variar muito dependendo de alguns fatores. Entre eles, o principal é o tipo de especialização escolhida por esse profissional.

Dessa forma, é importante aproveitar cada momento da faculdade e explorar todas as oportunidades de estágios, voluntariados, projetos e grupos de pesquisas, assim, será possível conhecer mais a funda cada tipo de serviços e escolher aquele que você mais gosta.

Atualmente, podemos encontrar algumas tendências da educação no futuro e o ideal é pensar na carreira a longo prazo. Sendo assim, entre as boas opções de pós-graduação podemos citar: Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem, Gamificação e Jogos de Aprendizagem e Gerenciamento e Pedagogia da Educação a Distância.

Mas, de forma geral, o salário de um pedagogo fica na média de R$ 2.351,64.

Pedagogia é ou não é a carreira ideal?

Por fim, é importante refletir sobre cada informação que você encontrou aqui e analisar se essa é a carreira ideal para você. Nesse momento, leve em conta detalhes como: objetivos de vida, estilo de vida desejado e gostos pessoais.

Não há um resposta simples para essa pergunta, afinal, ela é respondida de forma individual e vai depender de você.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual carreira seguir e se a Pedagogia é mesmo ideal para você, a orientação é fazer um Teste de Carreiras. A plataforma on-line e gratuita, fará uma análise completa do seu perfil e irá te apresentar a opção ideal, com informações que poderão te ajudar nessa escolha.

Mas, se você já tomou sua decisão, aproveite o vestibular digital da Multivix. Faça sua redação on-line ou ingresso com a nota do ENEM/Histórico Escolar.

Boa sorte nesse processo de escolha. Confie em você e invista no seu sucesso!