Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

Existe carreira em licenciatura além da sala de aula?

Teste de Carreiras Gratuito

A formação pela licenciatura está relacionada a aplicação do conhecimento em sala de aula. O estudante é preparado para transmitir o seu conhecimento em instituições de ensino que atendem crianças do ensino fundamental e médio.

Com as mudanças de mercado, muitas empresas passaram a buscar esses profissionais licenciados nas mais diversas áreas para compor o seu time de colaboradores.

Atualmente é possível encontrar profissionais com licenciatura em Letras, Matemática, Educação Física, Geografia e muitos outros desempenhando papéis importantes fora do ambiente educacional.

O que é uma licenciatura?

A opção de formação por licenciatura habilita o profissional a dar aulas relacionadas a área estudada. Durante a formação o aluno fará uma imersão no tema escolhido e terá disciplinas relacionadas às metodologias de ensino.

Como professor poderá atuar em escolas privadas ou públicas e com turmas do ensino fundamental e médio. Além da possibilidade de dar aulas particulares e de idiomas (caso tenha alguma habilitação em língua estrangeira) em escolas voltadas a esse tipo de ensino ou nas escolas regulares.

Opções de atuação disponíveis no mercado

O conhecimento adquirido nesses cursos não precisa ser restrito ao uso em sala de aula. Um licenciado em Letras, por exemplo, também pode atuar como tradutor, revisor ou editor de textos.

O mercado oferece uma gama de vagas para quem deseja aplicar as informações adquiridas na graduação em outros campos. Confira alguns exemplos:

Pedagogia: esses profissionais encontram vagas em ONGs, hospitais e empresas como educador social. Mesmo no ambiente educacional é possível realizar outras atividades como diretor e coordenador.

Química: a indústria farmacêutica é uma das opções para esses profissionais. Em algumas áreas é possível que seja necessária uma especialização, mas o conhecimento adquirido na licenciatura já é um plus.

Matemática: o conhecimento em matemática possibilita a construção de uma carreira nas mais diversas áreas como: economia, finanças, engenharia ou informática. Normalmente que envolvem cálculos, solução de problemas e um perfil mais analítico.

Outra opção para quem opta pela licenciatura é a área de pesquisa. Para isso o profissional segue um caminho mais acadêmico, mas não necessariamente voltado para o ensino. O importante é gostar de ler, pesquisar, escrever e estar em constante atualização.

Viu quantas opções uma única formação pode trazer? O importante é o profissional ter consciência das ferramentas e atualizações que são necessárias para o seu crescimento dentro da área escolhida.

E pensar fora da caixinha também ajuda na hora de buscar novos mercados. Procure sempre onde suas habilidades e conhecimentos possam ser úteis e não apenas o padrão.

Na Multivix você garante uma educação de qualidade que pode prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Acesse o nosso blog e saiba mais sobre os cursos em licenciatura e bacharelado.

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.