• Notícias

Seminário Medicina Veterinária no contexto das Ciências Sociais: o médico veterinário e a sociedade

Alunos de Medicina Veterinária da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia participam do seminário “Medicina Veterinária no contexto das Ciências Sociais: o médico veterinário e a sociedade”.

Nos dias 1º e 08 de Abril, do corrente ano, os alunos do primeiro período do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia, desenvolveram atividade de extensão com o conteúdo ministrado na disciplina de “Ciências Sociais”, pelo Professor Me. José Junior de O. Silva, por intermédio de seminário intitulado “Medicina Veterinária no contexto das Ciências Sociais: o médico veterinário e a sociedade”.

O Professor desenvolveu com a turma uma atividade de extensão por meio de um seminário intitulado “Medicina Veterinária no contexto das Ciências Sociais: o médico veterinário e a sociedade”.

De acordo com o professor “a técnica do seminário é uma dinâmica de estudo em grupo, além de proporcionar discussão, debates sobre um determinado tema – para socializar determinado conhecimento científico”. Além disso, “com o auxílio do seminário os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar a importância do surgimento das ciências sociais, com ênfase à sociologia, antropologia e política, percurso histórico, desenvolvimento, conceitos básicos para contribuir com a reflexão e compreensão do coletivo, com vistas à transformação social em contextualização com a Medicina Veterinária (Professor José Junior)”.

Durante as apresentações foram discutidos vários temas, tais como: O papel do médico veterinário enquanto agente de mudança social; Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública; O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária; O médico veterinário na atenção básica à saúde; O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias; Zoonoses e saúde pública: riscos da proximidade humana com a fauna silvestre; Curadores naturais: uma revisão da terapia e atividades assistidas por animais como tratamento complementar de doenças crônicas, entre outros.

Assim, os alunos foram estimulados à capacidade de crítica e reflexão, com o auxílio das ciências sociais, na Medicina veterinária. Tendo em vista a formação de um médico veterinário capaz de atuar na e para a sociedade com visão integradora com as demais áreas de conhecimento e atuação transdisciplinar com outros profissionais para a solução de problemas regionais, nacionais ou internacionais.

Grupo 1 - Seminário para o curso de Medicina Veterinária

Grupo 2 - Seminário para o curso de Medicina Veterinária