Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Faculdade de Direito: o que estuda, carreira e salário

Faculdade de Direito: o que estuda, carreira e salário

Faculdade de Direito: o que estuda, carreira e salário

A faculdade de Direito é um dos cursos superiores mais concorridos no Brasil e essa posição não é por acaso. O status social, cargos de respeito e os salários altos, são as principais características que levam os estudantes a escolherem essa carreira. Mas, se você ainda tem dúvidas, confira agora o tudo sobre a faculdade de Direito, o que estuda, carreira, salário e muito mais! 

Neste artigo, você irá ler os seguintes tópicos:

  • O que se estuda na faculdade de Direito? 
  • Melhores faculdades de Direito
  • Faculdade de Direito é cara? 
  • Por que fazer faculdade de Direito?
  • O mercado de trabalho 
  • Vale a pena fazer faculdade de Direito? 

Boa leitura! 

O que se estuda na faculdade de Direito? 

Dividida em 10 períodos, ao longo dos 5 anos de curso, a experiência do estudante de Direito é uma faculdade com muita (eu disse MUITA!) leitura e estudos teóricos. 

Sendo assim, certifique-se que você goste desse tipo de estudo, pois é um formato característico do curso, já que os conteúdos dizem respeito à leis, regras e demais textos formais. 

Basicamente, a faculdade prepara os profissionais para entenderem, aplicarem e garantirem o cumprimento das leis e ordem social, de acordo com a Constituição Federal. 

Nos primeiros anos de curso, você encontrará matérias ligadas a psicologia, sociologia e tudo ligado ao comportamento social. Após essa fase, a grade estará focada na aprendizagem de cada área de atuação da profissão. 

Por exemplo, como estudante de Direito, você provavelmente terá matérias de Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional e muitos outros, ou seja, todas as possibilidades de atuação no mercado. 

Já no final do curso, existe o estágio obrigatório, onde o aluno terá a prática da rotina de 

trabalho de um advogado ou assistente jurídico, por exemplo. 

Na Multivix, os alunos de Direito contam com o NUPRAJUR, o Núcleo de Práticas Jurídicas, projeto responsável por prestar atendimento à comunidade carente. 

Dessa forma, os alunos aprendem a prática da profissão e ainda colaboram com a comunidade local. O aluno tem a oportunidade de ‘trabalhar’, sob supervisão dos professores, podendo buscar orientação e auxílio para entender melhor cada detalhe. 

Esse passo é muito importante no curso, pois é a oportunidade de ver de perto como funciona toda a teoria estudada até aquele momento. 

Vale ressaltar que como dito anteriormente, o curso de Direito é extremamente teórico e é realmente necessário ter total conhecimento, por isso, é imprescindível a dedicação aos estudos com muita força de vontade. 

Melhores faculdades de Direito

Caso você esteja pensando em fazer uma faculdade de Direito, é importante analisar em qual instituição irá estudar, pois a escolha é muito relevante para a profissão. 

Atualmente, o Brasil tem mais cursos de Direito do que todos os outros países do mundo juntos, este dado mostra que é preciso ter ainda mais cautela no momento de decisão. 

Isso, porque a quantidade de cursos de Direito, não significa a qualidade deles. Para não errar, siga algumas etapas: 

    1. Nota no MEC: o Ministério da Educação realiza avaliações que analisam a infraestrutura, os professores e conteúdos pedagógicos que estão sendo passados. Por fim, aponta se a instituição está oferecendo (ou não) uma formação profissional de qualidade. Veja aqui quais são as melhores faculdades de Direito, de acordo com a última avaliação educacional. 
    2. Histórico:  pesquise sobre a faculdade, os anos de mercado, erros e acertos, opiniões de alunos e imagem no mercado de trabalho. Esses fatores são a prova de que ela vale a pena ou não; 
    3. Conheça: entre em contato com a instituição, vá até o local, veja o que eles oferecem e como funciona características como atendimento e apoio ao aluno, pois nos anos de faculdade, você pode precisar desses detalhes que são essenciais para qualquer aluno. Acompanhar o site e as redes sociais também é uma boa estratégia. 

Esses três fatores devem ser revisados com calma, sempre observando de forma clara e objetiva, para encontrar uma opção que atenda sua necessidades. 

Sendo assim, não pense apenas em valores baixos ou facilitações. Cada detalhe contará na sua formação e ter uma má experiência, será apenas um fator para atrasar a conquista do seu diploma.

Lembre-se que o curso dura 5 anos e que a instituição será como uma segunda casa durante todo esse período, então é primordial encontrar um lugar que seja ideal para você. 

Além disso, faculdades que possuem características como redes de apoio, bom atendimento, oportunidades de bolsas de estudos e financiamento e proximidade com o mercado de trabalho, podem ser uma boa escolha. 

Por fim, a dica é: mantenha-se informado e realize pesquisas com antecedência, não tome decisões em cima da hora. Pense com calma e faça a escolha certa! 

Principalmente na área do Direito, sua formação será um ponto importante para seu sucesso na carreira. 

Faculdade de Direito é cara? 

Os valores variam muito por diversos motivos, como por exemplo, localização e nível da instituição de ensino superior escolhida. Então, você deve se basear em alguns fatores. 

Primeiramente, como falamos no item anterior, muitas instituições não possuem a qualidade necessária para oferecer uma formação de qualidade. 

Sendo assim, descarte opções absurdamente baratas, pois isso muitas vezes, significa que a faculdade não terá a estrutura e qualidade para o curso e isso irá refletir na sua carreira. 

Outro fator importante a se pensar, são as bolsas e financiamentos. Escolha sempre instituições que tenham opções de apoio financeiro ao longo do curso. 

Dessa forma, caso você escolha uma opção mais cara, poderá continuar estudando com tranquilidade, pois terá a ajuda que precisar. 

Algumas opções mais populares são o ProUni, Fies, Educa Mais Brasil e PRAVALER

Da mesma forma, o ENEM também é um meio de conseguir bolsas de estudos e descontos nas faculdades particulares. Sua nota da prova pode ser seu ingresso na graduação. 

Além disso, uma dica também é ficar de olhos nos vestibulares e condições das faculdades. Você pode encontrar instituições que ofertam bolsas e descontos exclusivos, pesquise! 

Uma boa estratégia também, é fugir das grandes capitais no momento de entrar na faculdade de Direito. Isso, porque o valor do curso pode ser bem mais caro nesses casos. 

Em síntese, siga essas dicas para não sair por aí pagando valores absurdos ou até mesmo, pagando pouco por uma formação que não valerá a pena depois. 

Vale destacar também, que os salários altos e as oportunidades de bons empregos e cargos de respeito no mercado de trabalho, compensam o gasto financeiro e de tempo dedicado ao curso. 

Suas escolhas antes e durante a faculdade de Direito, serão responsáveis por seu desenvolvimento na carreira no futuro, então tenha atenção e cautela. 

Por que fazer faculdade de Direito?

Muitos são os motivos que nos levam a escolher uma graduação, mas o principal incentivo para essa escolha deve ser o lado pessoal. 

Afinal, o que você gosta de fazer? Como se vê daqui 10 anos? Qual estilo de vida almeja ter no futuro? 

Esses são alguns dos questionamentos que devem ser feitos no momento de escolher sua carreira. A profissão será uma das partes mais importantes da vida adulta, por isso, escolher fazer algo que gosta, é essencial. 

Caso você ainda esteja com dúvidas, faça seu Teste de Carreiras. A plataforma on-line e sem custos, irá realizar uma análise completa do seu perfil para apontar sua profissão ideal. 

Em poucos minutos, você receberá uma resposta com as indicações de carreiras e explicações detalhadas sobre cada uma delas. 

Mas, caso você já esteja decidido a fazer a faculdade de Direito, além de pensar se é realmente o que você gosta, também existem fatores incríveis para escolher essa carreira. 

À primeira vista a área pode parecer difícil e complexa, mas reserva oportunidades bem diferentes e longe da mesmice, para quem quer um cenário diferente. 

Ou seja, é possível encontrar uma diversidade de possibilidades de atuação profissional na área: escritórios, setores jurídicos de empresas e departamentos públicos, ONG’s ou o próprio negócio. 

Além disso, o profissional formado em Direito, encontra um mercado a todo vapor, com muitas oportunidades de emprego e o melhor, podendo atuar com ou sem a OAB. 

Em outras palavras, é possível atuar apenas com a Graduação em Direito, em cargos como assistente jurídico ou até mesmo prestando consultorias. Dessa forma, atuará como Bacharel.

Já para quem quer atuar como um advogado, é preciso ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB). 

Do mesmo modo que encontra-se um mercado em alta, a média salarial desse profissional é outro ponto positivo para se escolher o curso. 

Para o Bacharel em Direito, a média salarial está por volta de R$3.728,00 e para o advogado, o pagamento fica na faixa de R$4.500,00. 

Como dito no item anterior, o curso pode ser complexo e demandar muita dedicação do estudante, mas a carreira compensa todo o esforço. 

O mercado de trabalho 

O fato do curso está entre os mais procurados do Brasil, torna a área muito concorrida tanto para entrar na faculdade, quanto para as vagas de emprego. 

Entretanto, o mercado de Direito segue em expansão, sempre com novas demandas e, até mesmo, criação de novas áreas, como aquelas ligadas a tecnologia. 

Sendo assim, caso você deseja fazer a Graduação em Direito, saiba que encontrará muitas oportunidades de emprego, mas para se destacar, é preciso manter a dedicação em sempre estar se atualizando e buscando novas capacitações extras, como pós-graduação.

Após a formação na faculdade de Direito, conheça o mercado, converse com colegas experientes e pesquise sobre as tendências, antes de escolher seu ramo de especialização. 

Algumas áreas que estão em alta no mercado são as de Direito Digital, Direito e Legislação Ambiental e Propriedade Intelectual e Direitos Autorais.  

Em relação às áreas de atuação, com a aprovação na OAB, o profissional poderá atuar na advocacia, defendendo clientes ou conquistando vagas no setor público como promotor, delegado, diplomata, juiz, procurador e muitos outros cargos. 

Ainda, é possível atuar como professor, pesquisador, assistente jurídico, ter o próprio negócio e muito mais! 

Ou seja, opções de atuação e vagas de trabalho não faltam. Basta realizar o curso, explorar cada área e definir qual será a ideal para sua carreira. 

Dessa forma, cada uma possui responsabilidades e características, como salário e modelo de atuação, diferentes. No momento da escolha, o aconselhável é pensar em qual atenderá sua necessidades, estilo de vida e gostos profissionais. 

Em conclusão, escolher a faculdade de Direito é uma decisão certeira para quem deseja estabilidade financeira, boas oportunidades de trabalho e cargos de respeito na sociedade. 

No site da Multivix, você pode saber mais informações sobre a carreira e ainda conferir os valores de mensalidade, informações de tempo e grade do curso. Confira aqui.  

Vale a pena fazer faculdade de Direito? 

Sim, vale a pena fazer faculdade de Direito. Escolhendo uma boa instituição de ensino superior para fazer sua Graduação e sua Pós-Graduação, o sucesso é garantido. 

Além disso, lembrando sempre da importância de manter a dedicação durante a faculdade e no mercado de trabalho. 

Primeiramente, pense que a faculdade irá te demandar muita leitura, estudos e total dedicação, afinal, será necessário aprender profundamente sobre a extensa legislação brasileira e suas implicações na sociedade. 

Já após a formação, será necessário escolher sua área de atuação e embarcar na busca por oportunidades. Para isso, aproveite seu período de estudos para fazer contatos, ter experiências em estágios e atividades voluntárias. 

A dica é sempre pensar a longo prazo quando for tomar sua decisão, pense no seu futuro e em como estaria sua profissão. Escolha se especializar em áreas que serão tendências nos próximos anos ou que possuem alta demanda. 

Invista em uma faculdade reconhecida para ter a formação necessária que te dará a capacitação para atuar com qualidade. Após isso, uma profissão valorizada te aguarda!

Por fim, acima de tudo, lembre-se dos seus gostos e objetivos para escolher sua carreira. 

Leia também: Entenda por que fazer faculdade é a escolha certa

E, caso você já tenha tomado a decisão final para seu futuro profissional, aproveite o VEST Multivix 2021/1 e inicie seus estudos o quanto antes, com super descontos!