Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Guia definitivo para fazer uma redação do ENEM nota mil

Guia definitivo para fazer uma redação do ENEM nota mil

Guia definitivo para fazer uma redação do ENEM nota mil

A redação é uma das partes mais importantes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por ter um grande peso na nota final, mas ainda é um desafio para muitos candidatos. Então, para garantir uma boa pontuação, confira agora o guia definitivo para a redação do ENEM.

Neste artigo, você verá os seguintes tópicos:

  • O que você precisa saber sobre a redação do ENEM
  • Os principais erros (para você evitar)!
  • Introdução, desenvolvimento e conclusão
  • Técnicas para fazer uma boa redação do ENEM
  • Passo a passo para fazer uma redação nota mil
  • Busque uma preparação de qualidade

Boa leitura!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

Seu desempenho na prova do ENEM já começa a ser avaliado antes mesmo de iniciar a prova, pois existem diversas regras para a participação do candidato. Durante a prova, esse cuidado deve ser redobrado.

Então, prepare o papel e a caneta para lembrar de todas as dicas que você verá a seguir:

  • ANTES DA PROVA

Primeiramente, a prova é produzida e realizada pelo Inep, então é primordial acompanhar cada novidade no site e nas redes sociais oficiais.

Veja todos os horários e prazos que devem ser realizados antes, durante e depois da prova. No dia, chegue com 1h de antecedência e se organize.

Leia o edital da edição que você vai fazer do ENEM e fique ligado em cada regra e orientação, sempre siga o que os órgão responsável disser.

Certifique-se de levar APENAS caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Você pode ser desclassificado, caso use outro tipo de caneta.

A dica é levar, no mínimo, duas canetas do modelo permitido na prova.

Outras regras importantes pré-prova, são: levar água em um recipiente transparente, não levar ou desligar celular e demais aparelhos eletrônicos, portar o documento oficial de inscrição e nada de cadernos/livros, além de não fazer contato com nenhum participante.

Por fim, lembre-se que é essencial se planejar com antecedência antes do dia da prova, para evitar vacilos e garantir uma prova tranquila.

A preparação para o ENEM vai além dos estudos, fique de olho nas notícias, informações no site do INEP e MEC.

Além disso, uma boa alternativa é fazer uma edição do ENEM como teste, assim, você estará bem mais preparado na próxima.

  • DURANTE A PROVA

A redação deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo 30 linhas, o ideal é escrever entre 20 linhas, seguindo o tipo de texto dissertativo-argumentativo, ou seja, apresentar uma tese e uma conclusão da ideia, através da introdução, desenvolvimento e conclusão.

Em relação ao título, as regras do ENEM não colocam ele como obrigatório para prova, mas a criação dele contará muito na pontuação, então seria um diferencial.

Do mesmo modo, é importante pensar no tempo. Muitos candidatos se enrolam na prova e não conseguem fazer a redação ou não entregam um resultado de qualidade.

Sendo assim, faça a redação primeiro, pois ela precisa da sua criatividade. Se você deixar para o final, talvez seu desempenho não seja dos melhores, afinal são 90 questões para serem respondidas.

Ao contrário, se preferir deixar ela por último, a dica é fazer organização de tempo e treinar muito antes da prova, para conseguir fazer tudo dentro do tempo, sem preocupação.

Outra dica importante é aproveitar o rascunho oferecido para redação, jamais escreva diretamente na folha de redação, pois ela não deve ser rasurada e muito menos, ter erros.

OS PRINCIPAIS ERROS (PARA VOCÊ EVITAR)!

Pode parecer estranho, mas muitos candidatos não fazem a redação e isso seria péssimo para sua nota.

Mesmo se você não manja muito de redação e talvez se sinta inseguro, escreva como conseguir, assim você pode garantir alguns pontos, mas jamais deixe em branco.

Outro fator comum, são as escritas confusas. Lembre-se que a redação é corrigida por pessoas, então faça letras legíveis, um texto claro e coerente.

Os erros de português também são comuns em casos de redação zerada, principalmente quando estão em excesso ou de formas absurdas. Estude muito!

Também como dito anteriormente, a prova tem um mínimo e um máximo de linhas, então não faça menos, nem mais que o exigido.

Um erro muito comum também é escrever em primeira pessoa do singular. A redação do enem é dissertativo-argumentativo, então deve ser na terceira pessoa do singular ou plural.

Além disso, é importante manter uma linguagem mais formal, lembrar de manter uma ligação entre os parágrafos, para que a leitura seja fluida e não fazer períodos muito longos.

Por último, um fator que pode zerar sua redação é fugir do tema proposto e também, do formato exigido pela prova (dissertativo-argumentativo). Siga as regras!

Para te ajudar ainda mais, dê o play e confira as dicas do professor Gabriel Tebaldi, no canal do Youtube, Carreira em Foco:

INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

O texto da redação do ENEM deve conter a introdução, desenvolvimento e conclusão. Parece simples, mas cada parte possui regras específicas e formas de fazer.

Por isso, é importante conhecer os detalhes de cada uma delas e como você deve produzir seu texto de forma que agrade a banca de avaliação.

Na introdução, você deve iniciar sua tese, ou seja, uma ideia a respeito do tema proposto. A partir disso, existem alguns modelos que podem ser seguidos, são eles:

  • Resgate Histórico: destaque pontos da história em que houve a situação abordada no tema. Tome cuidado, sempre, para não fugir do tema, escreva de forma objetiva;
  • Contextualização: faça um panorama sobre o tema, mostrando sua importância. Use dados estatísticos ou informações de fontes confiáveis que possam enriquecer o conteúdo;
  • Questionamento: use questões que gerem discussão sobre o tema que será desenvolvido na redação, mas lembre-se de responder TODOS os questionamentos que você levantou.

Já no desenvolvimento, o texto deve seguir da seguinte forma:

  • Tópico Frasal: Apresente a sua ideia! É o momento de se aprofundar na tese apresentada e deixar os argumentos claros, desenvolva sua fala!
  • Fundamentação: Use exemplos, dados e citações para validar sua ideia, isso irá fortalecer esse processo de convencimento.

Uma dica: organize as partes diferentes da sua argumentação em cada parágrafo. Cuidado para não deixar a leitura complicada, as frases devem estar ligadas de forma fluída.

Por fim, na conclusão você tem algumas possibilidades como:

  • Síntese: Nada mais é do que resumir, trazer o mesmo conteúdo de forma sintetizada. Retome a tese que foi desenvolvida e faça um fechamento do pensamento.
  • Solução: Apresente uma “proposta de intervenção” detalhada, ou seja, uma possível solução para o problema discutido no texto. Neste caso, é preciso inserir 4 elementos:

1 – O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação);

2 – Quem deve resolver o problema? (Agente social);

3 – Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo);

4- O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)

  • Dedução: Mostrar as consequências do problema discutido. Esta estratégia, aponta, por dedução, o que pode acontecer se as coisas não mudarem ou se mudarem, destacando a importância do tema.

Esses são apenas alguns exemplos de como fazer uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão. Estude cada um deles e teste a forma que seja melhor para você.

O importante é pensar sempre que haverá uma banca avaliadora, formada por profissionais que conhecem o tema e cada detalhe do ENEM, então pense que seu texto deve ser feito de forma que consiga passar por isso e conquistar uma boa nota.

TÉCNICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO DO ENEM

Durante todos os anos de edições da prova do ENEM, muitos candidatos e professores desenvolveram diversas técnicas para quem quer mandar bem na redação, mas você deve encontrar aquela que melhor atende o seu jeito de produzir o texto.

Sendo assim, o ideal é estudar muito, conhecer os formatos e, acima de tudo, PRATICAR!

Primeiramente, conheça a estrutura obrigatória do texto, veja as regras do formato dissertativo-argumentativo, treine antes da prova e veja as possibilidades.

Faça um texto claro e objetivo, para que os avaliadores possam entender sua argumentação de forma simples. Mantenha a formalidade e coerência.

Importante seguir uma linha de raciocínio para não se perder do tema e para o texto não ficar confusão. Os parágrafos devem estar ligados: introduzir, desenvolver e concluir o pensamento exposto.

Utilize o rascunho e pense com muito cuidado antes de escrever algo. É essencial que você faça o texto com cautela e, principalmente, revise antes de passar para a folha de redação.

Além disso, lembre-se que você deve fazer argumentações baseadas em fatos e informações confiáveis e cientificamente comprovadas. Jamais deixe seu texto opinativo.

Citações e exemplos devem ser feitos com muita cautela e apenas, em casos que você lembre o autor para que seja creditado.

Em suma, capriche no momento da produção da redação. Fique atento, cuidadoso e liberte sua criatividade e conhecimentos estudados antes da prova. Você consegue!

PASSO A PASSO PARA FAZER UMA REDAÇÃO NOTA MIL

Conquistar a nota máxima na redação do ENEM é o desejo de milhares de candidatos, afinal, além da felicidade de ter um resultado que compensa seu esforço, vale lembrar que a redação definirá boa parte da nota final, ou seja, é muito importante!

Sua nota da redação pode ser a garantia da entrada no ensino superior. Então, assim como toda a prova, ela deve ser feita com muita dedicação e preparação.

  • PRIMEIRO PASSO

A prova do ENEM é grande e de uma importância enorme para seu futuro, então é preciso montar um planejamento e manter a antecedência em tudo.

Faça um planner de acompanhamento dos seus estudos, pratique pelo menos três vezes na semana, com temas e propostas de argumentações diferentes.

Além disso, faça um planejamento de tempo e formatos para o desenvolvimento do texto. Teste possibilidades diferentes e observe seu desempenho.

  • SEGUNDO PASSO

Preocupe-se com a coletânea. Coletânea é a proposta da redação, leia ela com cuidado e siga o raciocínio sem tirá-la de foco.

Para isso, você pode se preparar praticando em redações de edições anteriores do ENEM e, claro, acompanhar as tendências e informações que podem virar tema.

Outra dica importante é manter o hábito da leitura na rotina. Leia muito, leia livros diferentes e de conteúdos que você não goste muito, dos mais formais até os mais divertidos. Leia!

  • TERCEIRO PASSO

Evite hábitos ruins. Não seja maleável quando o assunto for as regras e orientações do INEP e dos professores, siga tudo de forma correta e garanta um prova sem erros.

No momento da redação, mantenha a concentração e deixe a insegurança de lado. É necessário ser criativo e ter um raciocínio lógico nesse momento, então confie em você.

Faça o texto com calma e de forma inteligente, tanto em relação ao conteúdo, quanto no gerenciamento do seu tempo de prova. Esses detalhes farão toda diferença.

Além desses detalhes, a introdução, conclusão e desenvolvimento da redação também possuem técnicas específicas e bem práticas para você aprender.

Para isso, confira mais dicas para ter uma redação nota mil em mais um vídeo do professor Gabriel Tebaldi. Ele traz alguns exemplos e técnicas que você pode (e deve) utilizar na prova. Veja:

BUSQUE UMA PREPARAÇÃO DE QUALIDADE

O tamanho, importância e complexidade da prova do ENEM, demandam uma preparação de qualidade para quem deseja conquistar uma boa pontuação e uma vaga na faculdade.

Por isso, é essencial buscar uma preparação de qualidade, com quem entende do assunto.

No Descomplicando o ENEM, você encontra todo o suporte necessário para fazer uma boa prova objetiva e redação nota mil!

A plataforma on-line possui simulados, vídeoaulas, prática e correção de redações, cronograma completo, e-books, blog, Teste de Carreiras e grupo exclusivo no Telegram, tudo isso, com professores especialistas no ENEM.

Os conteúdos são disponibilizados gratuitamente e você pode estudar no conforto da sua casa, quando e onde quiser. Participe: www.descomplicandooenem.com.br.

Leia também: Entenda como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade

Prepare-se com quem entende do assunto e garanta seu lugar no ensino superior. O ENEM é o primeiro passo para estar na sua faculdade dos sonhos, se dedique e acredite em você!