• Blog
  • Como controlar a ansiedade no trabalho?

Como controlar a ansiedade no trabalho?

Como controlar a ansiedade no trabalho?

De acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 68% da população relatando algum nível de ansiedade.

Entre os sinais e sintomas mais relatados, estão preocupação excessiva, agitação, nervosismo, dificuldade de relaxar e medo, como se algo terrível fosse acontecer.

Um dos fatores que mais contribuem para esse quadro é o estresse no trabalho, que afeta cerca de 67% dos profissionais.

Conjuntamente a isso, o endurecimento das regras laborais no pós-pandemia, somado à falta de preparo dos gestores para lidar com a saúde mental dos trabalhadores, tem contribuído para que cada vez mais pessoas sintam ansiedade no trabalho.

Apesar de constatarem os sintomas, a maioria dos profissionais não busca ajuda especializada para lidar com a situação, o que pode acarretar em comportamentos de escape, como consumo de álcool, tabagismo ou violência contra familiares.

Se você vem sofrendo com um ou mais destes sinais ou então conhece alguma pessoa que está apresentando eles, continue a leitura! Vamos apresentar alguns cuidados que você pode tomar para controlar a ansiedade no trabalho!

Estabeleça limites saudáveis

Nossa primeira dica de como controlar a ansiedade no trabalho é estabelecer limites saudáveis para a sua atividade laboral.

Isso significa cumprir seu horário de trabalho com o máximo de zêlo e cuidado possível, mas, ao sair da empresa, deixar todos os problemas e atividades porta adentro.

Esta talvez seja uma das atitudes mais difíceis para um trabalhador, então imagine para quem é empreendedor! A vida pessoal e profissional se misturam e se influenciam mutuamente, porém, conseguir fazer essa divisão pode poupar bastante sofrimento.

Desconecte-se do trabalho

As ferramentas tecnológicas facilitaram muito as nossas vidas em diversos aspectos. Contudo, também dissolveram as barreiras entre trabalho e vida pessoal.

Mas você pode recuperar a sua privacidade!

Uma boa forma de evitar mensagens fora de horário de trabalho é ter dois chips no seu smartphone: um profissional, outro pessoal. Ao sair da empresa, basta desconectar o chip profissional até o dia seguinte. No final de semana, então, tire-o e deixe na gaveta.

Caso isso não seja possível, evite responder qualquer mensagem enviada fora do seu horário de expediente. Lembre-se que a urgência é de quem manda a mensagem, não sua.

Respeite seu tempo de descanso!

Posicione-se diante de situações difíceis

Não é incomum vermos pessoas com ansiedade no trabalho por causa de chefias despreparadas, metas inalcançáveis ou competitividade tóxica no ambiente laboral.

Para vencer este tipo de desafio, o ponto-chave é posicionar-se. Ou seja, defina limites para o que as pessoas podem lhe dizer ou como elas podem se comportar com você.

Ao se posicionar, você constrói relacionamentos mais saudáveis, pautados no respeito. Além disso, também demonstra que está pronto para defender seus valores seja em que situação for.

Organize suas tarefas

Parece óbvio, mas entre tantas responsabilidades no dia a dia, podemos perder o foco por não tirar dez minutos ao dia para organizar aquilo que temos que fazer. Nesse sentido, encontre uma maneira fácil, intuitiva e simples de consultar para manter seus compromissos e prazos organizados.

Isso pode ser feito por meio de uma agenda de papel ou eletrônica, aplicativos de celular, agendas integradas ao seu e-mail ou até mesmo planilhas de controle.

Vale a pena estimar o tempo necessário para execução de cada tarefa. Para isso, você pode usar métodos como o Pomodoro ou então apps que fazem o controle de tempo.

Reduza a autocobrança

É comum querermos ser perfeitos, sem errar nunca, o que gera uma grande ansiedade no trabalho.

A busca pela perfeição nos faz paralisar em momentos de grande tensão, procrastinar ações que devem ser feitas e até mesmo impedir o nosso crescimento por causa da síndrome do impostor. Por isso, reduza a autocobrança!

Tenha sempre em mente que você é um ser humano em constante desenvolvimento e que, para avançar na sua carreira, algumas falhas são necessárias. É por meio delas que o seu crescimento e amadurecimento profissional vêm.

Pratique yoga e meditação

Essas duas ferramentas de autoconhecimento vindas da Índia são essenciais para controlar a ansiedade no trabalho.

O yoga e a meditação ajudam a separar aquilo que você é daquilo que você não é, entender o lugar do seu trabalho na sua vida e que nem tudo diz respeito à sua atuação profissional.

A meditação também auxilia no entendimento das emoções e da melhor forma de lidar com elas, o que pode ser de grande ajuda para quem atua em ambientes laborais com grande tensão e estresse diário.

O yoga, por sua vez, auxilia você a se manter no momento presente, deixando os problemas do trabalho de lado quando estiver em outras atividades, com a sua família ou mesmo estudando.

Coloque sua saúde mental como prioridade

Sabemos o quanto a carreira é importante na vida de qualquer profissional. E que o trabalho ocupa um lugar importante nas nossas vidas.

Mas quando o trabalho passa a ser motivo de estresse, depressão, ansiedade, conflitos com amigos e familiares, talvez seja hora de mudar de atividade.

Isso não significa que você tenha que pedir demissão de imediato, mas sim planejar uma transição de carreira de forma ordenada e segura.

Pergunte-se:

  • O que me deixa com ansiedade?
  • Quero continuar na mesma profissão?
  • Existe alguma outra atividade que me deixaria mais feliz?
  • Como posso encaminhar minha carreira para um trabalho que me dê mais qualidade de vida e saúde mental?

Refletir sobre esses pontos pode te levar a insights valiosos sobre o seu propósito pessoal, objetivos profissionais, sonhos a serem realizados e, claro, uma condição que te permita controlar — e quem sabe até eliminar — a ansiedade no trabalho.

É importante que você tenha em mente que a ansiedade é um desequilíbrio que se apresenta na sua vida de forma natural, a depender do contexto. Ficamos ansiosos pela perspectiva de um novo projeto, de um novo emprego, de uma promoção…

Mas quando ela se torna uma patologia, isto é, afeta nossa vida de forma negativa, é hora de buscar ajuda. Essa ajuda pode ser psicológica, mas também pode ser uma tomada de decisão mais assertiva quanto ao seu futuro.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar meios de controlar a ansiedade no trabalho e que você não precise mais passar por este tipo de situação.

E caso queira continuar aprendendo mais sobre saúde mental, não deixe de ler o artigo Burnout: o que é e como evitar?

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!