Carreira jurídica: por onde começar?

A carreira jurídica é uma das mais buscadas por vestibulandos de todo o Brasil. Tanto é, que Direito ficou entre os cinco cursos mais concorridos no Sisu 2023/2.

Isso demonstra que, embora tenhamos visto uma grande diversificação de profissões nos últimos anos, a carreira jurídica continua sendo desejo de grande parte das pessoas.

Justificativas para isso existem aos montes: do status da profissão aos ganhos expressivos, passando pela inúmeras possibilidades de atuação dentro do próprio Direito.

Mas por onde começar? O que você precisa saber para iniciar sua carreira jurídica?

O que é um carreira jurídica, afinal?

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que é uma carreira jurídica e quais possibilidades ela te traz.

A graduação em Direito confere ao egresso do curso o título de bacharel.

Com esse diploma, você pode prestar concursos públicos para inúmeros cargos, como diplomata, juiz, promotor, defensor público, procurador da república, auditor da receita federal, escrivão, oficial de justiça e delegado.

Porém, somente com o título de bacharel, você não pode atuar na advocacia. Para seguir essa carreira jurídica, você precisa ter aprovação no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Existe, ainda, a possibilidade de trabalhar com pesquisa, na docência e até mesmo com perícias criminais. Consultorias, mentorias e palestras também entrar no rol de potenciais carreiras para um bacharel em Direito.

Embora a base de todas essas profissões seja a graduação em Direito, na hora de atuar, cada uma delas é bastante distinta. Por essa razão, a carreira jurídica não depende apenas de um curso superior.

Para se destacar na área, é fundamental continuar se desenvolvendo profissionalmente. Isso pode ser feito por meio de pós-graduações e cursos de extensão universitária, bem como a participação em eventos do segmento.

Por que seguir uma carreira jurídica?

A escolha pela profissão que vai ocupar boa parte do seu tempo durante anos é uma decisão muito importante. Portanto, vale a pena conhecer as vantagens de uma carreira jurídica.

A primeira delas é, sem dúvida, o número de vertentes dentro do Direito que você pode seguir: civil, ambiental, digital, penal, tributário… as opções são muitas.

Outra vantagem são as oportunidades de emprego. Escritórios bem estabelecidos contratam jovens profissionais a todo momento. Além disso, você tem a possibilidade de prestar concursos públicos ou ainda montar seu próprio escritório de advocacia.

Com a experiência e a aquisição de clientes, a tendência é que você conquiste uma remuneração bastante atrativa. Só para você ter uma ideia, de acordo com o site Glassdor, o salário médio de um advogado no Brasil é de R$8.250.

Como escolher uma carreira jurídica?

A escolha pela carreira é uma decisão pessoal, que deve levar em conta diversos fatores. O principal deles é a sua afinidade com a área. Afinal, ninguém quer passar a vida fazendo algo que não gosta. Por isso, é bom refletir sobre o que te atrai na carreira jurídica.

Afinidade com o conteúdo

Você gosta de temas como sociologia, filosofia e língua portuguesa? Sempre tem curiosidade para saber como as leis do nosso país funcionam? Gosta de passar horas lendo e analisando textos?

Essas são algumas das coisas que fazem parte da rotina de todo estudante de Direito.

Se você deu um “ok” em todos os itens anteriores, tem fortes inclinações para seguir uma carreira jurídica. Mas sabe qual é a rotina de um advogado ou um promotor público, por exemplo?

Como funciona na prática

Caso sua resposta à pergunta anterior tenha sido “não”, vale a pena pesquisar a respeito. Conhecer o dia a dia do profissional pode te dar muitas dicas de como será o seu próprio dia a dia depois da graduação.

Por exemplo: se você é uma pessoa que não gosta de ambientes fechados ou de passar o dia na frente do computador, talvez não se dê bem com a carreira jurídica.

Conhecer a prática profissional pode ser um divisor de águas na sua escolha por uma carreira jurídica ou não. Portanto, pesquise mais a respeito, assista a filmes e converse com um profissional experiente.

A dinâmica da graduação

Se você se identificou com a área e acredita que a carreira jurídica é para você, o próximo passo é entender a dinâmica da graduação.

A graduação em Direito tem 4 ou 5 anos de duração, a depender da instituição que você escolha.

As disciplinas cursadas ao longo da formação estão bastante voltadas à leitura e memorização de leis, regras e normativas.

Também existem matérias que ajudarão você a entender o pensamento jurídico atual, como história do direito, filosofia, sociologia e ciência política.

Práticas de extensão multidisciplinar vão te ajudar a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, preparando você para o mercado de trabalho.

Nos últimos semestres do curso, você terá mais aulas práticas, onde poderá participar de júris simulados e outras atividades que testarão seus conhecimentos.

E, claro, os estágios obrigatórios darão a oportunidade para que você efetivamente experimente a profissão junto a outros profissionais mais experientes fora da sala de aula.

Com esses três pilares bem explorados, a pergunta final é: você se identifica com tudo isso? Consegue se imaginar cursando uma graduação em Direito e atuando na área?

Se a resposta foi “sim”, confira os próximos passos.

Próximos passos

Agora que você já sabe o que é uma carreira jurídica, quais as vantagens e como escolhê-la, o próximo passo é simples: prestar vestibular ou inscrever-se com a sua nota do Enem.

Aqui na Multivix, estamos prontos para te receber e te ajudar a trilhar uma carreira jurídica de sucesso. Acesse a página do curso e saiba mais!