A automação de processos não é necessariamente uma novidade, mas vem ganhando cada vez mais recursos em decorrência das atualizações tecnológicas.
Se antes as máquinas eram automatizadas por braços mecânicos, hoje é possível automatizar um sem-fim de atividades a partir de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e a Robotic Process Automation ou RPA.
Mas esse universo, que parece totalmente novo aos olhos da maioria das pessoas já está se transformando e entrando em uma nova era: a automação 4.0.
Continue a leitura e saiba como implementá-la na sua empresa!
O que é automação 4.0?
Automação 4.0 é um conjunto de tecnologias que visa otimizar a fabricação, distribuição e venda de produtos e serviços. Para tanto, ela se utiliza de recursos como inteligência artificial, machine learning, computação em nuvem, internet das coisas, entre outros.
Esse incremento de recursos tecnológicos fazem com que a automação 4.0 potencialize a capacidade produtiva das empresas e alavanque resultados.
Mas, para que desenvolva todo esse potencial, a implementação da automação 4.0 deve ser pensada e planejada de acordo com as necessidades da sua empresa.
Quais tecnologias estão impulsionando a automação 4.0?
A busca pela eficiência e eficácia na produção faz com que empresas dos mais variados setores busquem por inovações tecnológicas que propiciem mais velocidade nos processos e menos desperdício de recursos.
Nesse sentido, a automação 4.0 traz inúmeras possibilidades. Confira:
Inteligência Artificial
É praticamente impossível falar de automação 4.0 sem a implementação de tecnologias baseadas em inteligência artificial. E aqui, praticamente toda a empresa ganha.
De softwares de gestão empresarial ao atendimento personalizado ao cliente, ela pode ser empregada em praticamente toda a empresa. Processos financeiros, contábeis, de marketing, vendas e logística podem ser otimizados com o uso da IA.
Internet das Coisas (IoT)
Assim como a inteligência artificial, a internet das coisas também já está presente em boa parte das organizações.
Ela vem sendo amplamente usada na logística para melhorar o fluxo de mercadorias em armazéns, monitorar distribuição de cargas e até automatizar o controle de estoque.
Veículos autônomos também podem ser controlados com essa tecnologia, facilitando a separação de mercadorias no estoque, por exemplo. Além disso, a IoT pode fornecer dados em tempo real sobre deslocamento de produtos dentro ou fora da fábrica.
Computação em nuvem
A computação em nuvem está presente na maioria dos escritórios, melhorando a acessibilidade de dados, colaboração entre setores e a condução de processos.
É também a computação em nuvem que fornece a base para que outras tecnologias possam operar, como é o caso da IA e da IoT. Além disso, a computação em nuvem é a grande responsável pela possibilidade de integração entre softwares de processos, como ERP, CRM e automação de marketing.
Robôs autônomos
Os robôs autônomos também já conquistaram muitas fábricas e hoje realizam uma série de tarefas que antes eram de responsabilidade de seres humanos.
Eles podem repor estoques, recolher produtos, distribuí-los e até digitalizar documentos, liberando sua equipe para atividades mais estratégicas.
Robotic Process Automation (RPA)
Como o próprio nome sugere, a automação robótica de processos faz uso de robôs para automatizar fluxos de trabalho na sua organização.
Eles podem, por exemplo, migrar dados de um sistema para outro ou executar pequenas funções, como categorização de produtos, preencher campos de cadastros ou realizar atualizações de dados de forma programada.
Desse modo, a RPA contribui para reduzir o esforço manual do seu time, reduz falhas e ainda acelera os processos.
Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias que estão impulsionando a automação 4.0. Obviamente, existem muitas outras que podem contribuir para o seu nicho de mercado.
Mas fica a pergunta inicial: como começar a implementar a automação 4.0 na sua empresa?
6 passos para implementar a automação 4.0
Antes de pensar na implementação da automação 4.0, é fundamental compreender em que estágio de maturidade a sua empresa está e quais são os passos futuros dela rumo aos seus objetivos estratégicos.
Desse modo, você poderá alinhar sua estratégia de automação 4.0 aos objetivos do negócio e garantir maior retorno sobre o investimento realizado.
1. Faça um inventário da infraestrutura tecnológica atual
O primeiro passo para implementar a automação 4.0 na sua empresa é fazer um diagnóstico interno.
Isso envolve um levantamento de todas as tecnologias utilizadas, como softwares, hardwares, sistemas de coleta e análise de dados, sistemas de segurança cibernética, entre outros.
2. Identifique oportunidades e ameaças
Depois de conhecer todas as tecnologias envolvidas no funcionamento do seu negócio, é hora de avaliar se faz sentido continuar com as mesmas soluções.
Converse com seu time para entender se os recursos disponíveis atendem ao necessário, identifique pontos problemáticos, faça uma avaliação com seus clientes e consolide estas informações para uma análise pormenorizada.
3. Defina seus objetivos com a automação 4.0
Agora, é hora de pensar o que você quer transformar na empresa e porquê. Então, defina objetivos estratégicos, inteligentes e conectados a indicadores de performance que você possa acompanhar facilmente.
4. Monte seu plano de ação
Com base em todos os dados levantados anteriormente, você pode começar a traçar seu plano de ação. Isto é, um roteiro de como vai implementar a automação 4.0 na empresa.
Uma boa prática é identificar as tecnologias que precisam ser substituídas de imediato e aquelas que podem esperar para serem implementadas.
Então, faça uma análise de viabilidade de cada iniciativa, para compreender os custos envolvidos. Aqui, convém considerar cada implementação como um sub-projeto, para que você consiga mensurar não só os custos financeiros, mas também tempo de implementação, pessoas envolvidas e indicadores mais assertivos.
5. Crie um cronograma de transformação digital
Com tudo planejado, o passo seguinte é montar o seu cronograma de transformação digital. Isto é, prever cada etapa de implementação da automação 4.0 com seus respectivos prazos e tarefas.
Lembre-se de comunicar todas as pessoas envolvidas sobre o plano de ação e o cronograma, para que todos possam atuar de forma sinérgica.
6. Monitore os indicadores e faça adaptações
Por fim, à medida que for executando seu planejamento, lembre-se de acompanhar os indicadores de performance. Eles poderão orientá-lo sempre que precisar, além de indicar se você está mesmo no caminho certo ou se precisa realizar adaptações ao seu plano de ação.
Quer estar preparado não só hoje, mas todos os dias para implementar inovações tecnológicas na sua empresa? Conheça a pós-graduação da Multivix!