Educação Física é de Humanas? Tire suas dúvidas!

Quando você pensa em Educação Física, o que vem à sua cabeça? Uma pessoa que pratica atividades físicas todos os dias, um atleta ou personal trainer?

Se todas essas imagens passaram pela sua mente, seus pensamentos estão bem alinhados com o perfil do profissional. Mas a Educação Física não se limita à prática de atividades físicas ou à orientação sobre como praticar atividades físicas.

Quem se forma nessa área tem uma extensa carga de conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano, o que poderia indicar que essa área de conhecimento está mais para as carreiras de Saúde.

No entanto, o profissional de Educação Física também aprende sobre como a prática de atividades físicas, especialmente em grupo, podem moldar o caráter, a personalidade e até mesmo os modelos de relacionamento dentro de uma comunidade.

Nesse sentido, poderíamos pensar que sim, a Educação Física é uma carreira de Humanas.

Mas se ela não está nem lá, nem cá, em que área de conhecimento podemos enquadrá-la? Continue a leitura e descubra!

O que é Educação Física?

Educação Física é a prática orientada de atividades físicas com o objetivo de manter a saúde do corpo. Nesse sentido, cabe ao profissional de Educação Física conhecer as potencialidades e limitações de cada pessoa e orientá-la da melhor maneira possível para que ela possa realizar a prática de exercícios com conforto e segurança.

Como surgiu a Educação Física?

Como você deve imaginar, essa não é uma atividade nova. A prática de atividades físicas sempre esteve presente na sociedade.

Primeiramente, como forma de se manter a salvo dos perigos de ataques de animais e para a caça. Depois, com o objetivo de conquistar territórios e vencer batalhas contra inimigos.

Um pouco mais adiante na história, nas civilizações Grega e Romana, haviam os gladiadores, pessoas que lutavam entre si ou contra animais como forma de entretenimento.

E assim, pouco a pouco, a atividade física foi evoluindo para uma prática comum e necessária a qualquer pessoa que deseja ter uma boa saúde.

Educação Física: Humanas ou Saúde?

Como você pode ver no tópico anterior, existe todo um contexto sociocultural e histórico por trás do desenvolvimento da Educação Física enquanto prática. Nesse sentido, ela tem sim uma influência bastante grande da área de Humanas.

Por outro lado, como você viu no início do artigo, a Educação Física, enquanto área de estudo e prática profissional, também envolve muitos conhecimentos da área de saúde, como bioquímica do exercício, anatomia e fisiologia do exercício, por exemplo.

Contudo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) classifica a Educação Física na área de Linguagens, portanto, uma subdivisão da área de Humanas.

Essa informação te surpreendeu? Pois saiba que a maioria das pessoas desconhece esse dado.

De acordo com o site da BNCC, “o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo”.

E complementa afirmando que a Educação Física é um “universo [que] compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas”.

Em outras palavras, a Educação Física não se limita somente à prática de atividades físicas, mas está inserida em um contexto muito mais amplo, que proporciona sociabilidade, diversidade, inclusão, relacionamento interpessoal e uma série de outros benefícios.

O que você estuda em Educação Física, então?

Se você já pesquisou um pouco sobre o assunto, deve saber que existem duas possibilidades de formação em Educação Física: bacharelado e licenciatura.

No bacharelado, você desenvolve habilidades profissionais para atuar em instituições e empresas como orientador físico. Como exemplo, você pode se tornar técnico de um time esportivo, personal trainer, professor de dança ou artes marciais. Pode ainda, atuar em academias.

Já na licenciatura, sua formação é direcionada para ministrar aulas de Educação Física em escolas de nível fundamental e médio. Nesse caso, há uma carga horária maior de disciplinas relacionadas à didática, já que você lidará diretamente com crianças e adolescentes.

As grades curriculares do bacharelado e da licenciatura são bastante semelhantes, compartilhando as mesmas disciplinas de base, como História da Educação Física e Didática da Educação Física, por exemplo.

No entanto, no bacharelado em Educação Física, há mais disciplinas focadas em anatomia, fisiologia e metodologias de esportes diversos.

Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física: qual o melhor?

Não existe curso melhor ou pior, tudo depende do seu objetivo profissional. Se você almeja trabalhar com crianças e jovens até 18 anos, possivelmente a licenciatura seja o melhor caminho, já que você vai poder trabalhar em escolas.

Mas, se o seu desejo é atuar em áreas esportivas, de dança ou mesmo com treinamentos físicos particulares, o bacharelado será a melhor forma de atingir seu objetivo.

A vantagem é que, independentemente da sua escolha inicial, você pode optar por fazer uma segunda graduação e assim se forma tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

Essa decisão pode trazer vários benefícios, como mais oportunidades de carreira e, claro, um conhecimento mais amplo sobre a sua área de trabalho.

Agora que você já sabe que Educação Física é de Humanas, mas traz consigo uma boa quantidade de disciplinas da área de saúde, que tal conhecer com mais detalhes as duas possibilidades de formação?

Acesse a página do bacharelado em Educação Física ou da licenciatura em Educação Física da Multivix e conheça todos os detalhes!