• Blog

Afinal, o que é Pedagogia?

Você já se perguntou o que é Pedagogia? Trata-se da área de conhecimento que se dedica a criar ou aperfeiçoar métodos e técnicas que promovam a melhoria da qualidade do sistema educacional e também dos processos de aprendizagem.

Neste post, trazemos algumas curiosidades sobre essa carreira, destacando, por exemplo, quais são as competências esperadas de um bom profissional e que atribuições o pedagogo pode exercer.

Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!

Quais as atribuições de um pedagogo?

Na área da educação, o egresso da faculdade de Pedagogia pode atuar em duas grandes subáreas: na área de gestão escolar ou então atuando na sala de aula propriamente dita.

Se a opção for pela área administrativa, o pedagogo poderá atuar em Secretarias de Educação, estabelecendo as diretrizes ou fiscalizando o cumprimento da legislação de ensino. Na direção de escolas, ele orienta os professores, elabora o currículo escolar, planeja atividades e responde por outras atribuições administrativas.

Em sala de aula, lecionando na Educação Infantil ou no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, onde deve acompanhar a maneira como cada estudante assimila os conteúdos. Esta é uma atribuição exclusiva, no entanto, da Pedagogia para licenciados. Ou seja, só pode ser professor quem cursa uma licenciatura em Pedagogia.

Para além da educação, o pedagogo pode atuar na elaboração de materiais pedagógicos em editoras e ainda trilhar sua carreira na Pedagogia Empresarial, trabalhando junto a setores de recursos humanos e universidades corporativas.

No ambiente corporativo, o pedagogo desenvolve métodos de ensino-aprendizagem para adultos, elabora treinamentos e faz o acompanhamento do desempenho dos colaboradores que estão em processo de qualificação profissional.

Qual o perfil do egresso da faculdade de Pedagogia?

Depois de saber o que é Pedagogia e onde você pode trabalhar, é chegada a hora de apresentar quais são as habilidades e competências esperadas desse profissional.

O pedagogo precisa se destacar por sua capacidade de comunicação, ou seja, ele deve transmitir uma mensagem de maneira clara. Da mesma forma, a empatia é uma característica essencial: o profissional deve se colocar no lugar do aluno, reconhecendo e respeitando o fato de que as pessoas aprendem em ritmos diferentes.

Também é necessário que o egresso da faculdade de Pedagogia seja reconhecido por sua criatividade. Ele deve ser alguém naturalmente curioso, interessado em aperfeiçoar seus métodos de ensino. Essa preocupação em tornar os conteúdos mais atraentes é um dos requisitos para trilhar uma carreira de sucesso.

Qual a importância da Pedagogia?

Seja adepto da Pedagogia tradicional ou de alguma outra corrente pedagógica, o pedagogo costuma estabelecer um vínculo com os alunos que, via de regra, costuma se estender para além dos muros da escola.

Isso porque esse profissional é quem acompanha mais de perto as descobertas da primeira infância, proporcionando estímulos para que as crianças possam desenvolver suas habilidades cognitivas e preparando-as para os ciclos escolares posteriores.

Esse profissional pode ser extremamente importante, por exemplo, para o acolhimento de pessoas com deficiência ou de alunos que apresentem transtornos de aprendizagem, como a dislexia, ou mesmo dificuldades temporárias.

Depois de aprender o que é Pedagogia, você se entusiasmou por essa carreira? Baixe agora mesmo o e-book preparado pela equipe Multivix para obter mais informações sobre esse curso!