Colaborar. Explorando a origem etimológica do termo, temos duas palavras: co (junto) e laborar (trabalhar). Ou seja, trabalhar junto. Mas o que é colaborar, na prática?
Dividir a mesma sala com outras dez pessoas é trabalhar junto? De certo ponto de vista, sim. Mas não significa que essas pessoas estão colaborando.
Trabalhar com outras pessoas no mesmo projeto é trabalhar junto? Muitas pessoas dirão que sim, afinal, você está junto de outras pessoas. Mas será que existe colaboração ali?
Continue a leitura e entenda o que é colaboração no trabalho e como esse super-poder pode transformar as coisas para você, sua equipe e a empresa na qual você trabalha!
O que é colaboração no trabalho?
Colaboração no trabalho é o ato de unir esforços com outras pessoas para alcançar um objetivo comum. Essa união de esforços vai muito além de cada um fazer a sua parte, pois considera que uns podem se apoiar nos outros para atingirem seus objetivos individuais também.
Ou seja, não basta entrar em uma equipe, fazer a sua parte e ir embora. Você precisa literalmente vestir a camisa e se dispor a sair da sua zona de conforto para auxiliar seus colegas quando e se eles precisarem.
Sabe aquela frase “estou contigo para o que der e vier”? É disso que estamos falando. E, embora pareça simples, nem sempre é fácil colocar em prática.
Por que colaborar, afinal?
Vivemos em um momento histórico no qual a individualidade está em foco. Desde muito pequenos aprendemos que precisamos competir, seja pelas melhores notas na escola ou por aquela vaga no concurso público.
Dentro das empresas, somos constantemente instigados a ter uma performance maior do que os nossos colegas. Afinal, só mostrando que somos melhores é que conseguiremos aquela promoção.
Mas a verdade não poderia estar mais distante disso. O verdadeiro poder não está em uma única pessoa. Está na combinação de conhecimentos, expertises e visões de mundo. Está na capacidade de integrar saberes para dar saltos inovativos.
Confira algumas vantagens de se entregar à colaboração no trabalho:
Traz mais oportunidades de aprendizagem
Você sabia que 59% das pessoas acreditam que melhoram de performance quando aprendem algo novo?
Esse aprendizado não precisa ser formal, em uma sala de aula — seja presencial ou online. Ela pode ser no dia a dia, quando você colabora com seu colega de outro setor ou quando alguém te ajuda a solucionar um problema.
A colaboração no trabalho tem esse poder de nos ensinar o tempo todo, contribuindo para o nosso desenvolvimento profissional.
Facilita a resolução de problemas
Para quê ficar quebrando a cabeça com um problema quando você pode pedir a colaboração de outras pessoas para resolvê-lo?
Pode até haver uma questão de provar que você é capaz de solucionar, mas a verdade é que tempo é vida. E quanto mais tempo você gasta sem resolver uma questão, mais vida está desperdiçando.
Portanto, sempre que tiver a oportunidade, use o poder da colaboração no trabalho. Peça ajuda e ajude aos demais. Todos os problemas ficarão mais simples de resolver.
Melhora a produtividade
Se nos voltarmos rapidamente para a engenharia de produção, descobriremos que produtividade é calculada dividindo-se o total de inputs (esforços/recursos despendidos) pelo total de outputs (resultados efetivos).
Você pode ser um único recurso levando horas para produzir um resultado ou pode formar parte de um time produzindo um resultado. O que vai definir a produtividade final é o quanto você ou a equipe conseguiu gerar de resultados.
Adivinha quem ganha? Todo mundo, afinal, você terá feito parte da equipe =)
Reduz níveis hierárquicos
Em determinados contextos, níveis hierárquicos são necessários. Mas, quanto mais complexos e verticais eles se tornam, mais difícil é a tomada de decisão dentro da empresa.
Por outro lado, níveis hierárquicos horizontalizados, que priorizam a colaboração no trabalho, tendem a ser mais fluidos e ágeis nas decisões. Algo que pode ser um grande diferencial, já que a dinâmica do mercado está cada vez mais acelerada.
Melhora o engajamento das pessoas
Um ambiente de trabalho colaborativo tende a despertar mais engajamento por parte das pessoas. O senso de pertencimento gerado pela colaboração também influencia no desejo das pessoas de permanecerem na empresa.
Dessa maneira, você percebe uma menor taxa de rotatividade de funcionários, o que se traduz em menos despesas em processos de contratação e demissão.
Como colaborar com o seu time?
Uma das maiores dificuldades das pessoas no ambiente de trabalho é adotar essa postura colaborativa de forma autônoma, sem que isso seja pedido ou demandado por uma liderança.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a despertar esse senso de colaboração na sua empresa:
Ofereça ajuda
Simples, não é? A melhor forma de exercitar a colaboração é oferecer ajuda aos seus colegas de trabalho. Pode até ser que ninguém aceite de primeira, mas deixe claro que você está disponível para dar auxílio sempre que necessário.
Exercite a escuta ativa
Quando alguém for falar com você sobre uma dificuldade, escute-a. Contenha seu desejo de responder a toda hora ou de elaborar suas ideias antes que a pessoa tenha concluído sua fala. Esse exercício simples de escuta ativa desperta mais confiança nas relações, um dos pontos vitais para a colaboração no trabalho.
Dê as ferramentas adequadas
Se você está em posição de liderança, é fundamental que proporcione as ferramentas adequadas para que a sua equipe trabalhe de forma colaborativa. Um bom exemplo é usar plataformas na nuvem que permitam o trabalho simultâneo em qualquer lugar do mundo.
Dê o exemplo
Se você quer que seus colegas, liderados ou lideranças sejam mais colaborativos no trabalho, dê o exemplo. Não existe nada mais poderoso do que o exemplo para inspirar outras pessoas a mudarem comportamentos e atitudes.
Agora que você já conhece o poder da colaboração no trabalho, que tal descobrir o que uma atitude proativa pode fazer por você?