Saiba tudo sobre a faculdade de Psicologia!

A faculdade de Psicologia está entre as mais procuradas do vestibular nos últimos anos. A área vem crescendo, ganhando reconhecimento e atrai muitos estudantes que buscam uma carreira particular na Saúde. Com muitas possibilidades de atuação e diversos campos em expansão para destacar-se.

Entenda como funciona a graduação em Psicologia e veja se você tem o perfil para fazer esse curso. Confira!

Qual é o perfil do aluno de Psicologia?

Quem procura o curso de Psicologia, geralmente gosta das disciplinas de Humanas, como Filosofia e Sociologia, mas quer algo além da teoria. E é exatamente isso que a área oferece. A possibilidade de não apenas compreender o comportamento humano individual e de grupo, mas também de interferir nele.

O estudante da faculdade de Psicologia, portanto, precisa ler muito, ter boa capacidade de análise e interesse em trabalhar com pessoas nos mais diversos contextos.

O aluno também deve preparar-se para ser um eterno estudante, pois é necessário realizar especializações para se capacitar em um ramo específico. Além disso, como as inovações são constantes, manter-se atualizado é essencial para conquistar e manter uma posição no mercado.

Quanto tempo dura uma faculdade de Psicologia?

O aluno que escolher o curso de Psicologia deve estar ciente que essa é uma graduação longa. A faculdade dura 10 semestres ou 05 anos, um pouco mais do que a maioria dos cursos superiores. O tempo extra, no entanto, tem uma excelente justificativa: contribui para uma formação mais ampla e abrangente.

Os dois semestres extras que dura o curso são dedicados a experiências práticas profissionais. O aluno tem uma carga horária maior de estágios em diferentes contextos de atuação, além da possibilidade de dedicar-se quase que exclusivamente a eles. Um grande diferencial para sua entrada no mercado.

Nova call to action

O que você estuda no curso de Psicologia?

A grade curricular da graduação em Psicologia é elaborada de forma que os conhecimentos acumulem-se aos poucos. Assim, o estudante consegue absorver teorias cada vez mais complexas e conectá-las com implicações práticas na profissão.

Os primeiros semestres da faculdade de Psicologia abordam suas bases filosóficas, fundamentos biológicos e introduz às principais teorias da área. A seguir, o aluno começa a ter contato com as obras e autores de forma mais aprofundada, especialmente por meio de estudos de caso.

Já nos últimos períodos, são abordadas as possibilidades de atuação da Psicologia, mesclando teoria e prática nos estágios. Esse método garante uma formação completa e ajuda o aluno a vivenciar suas opções antes de escolher qual especialidade seguir no futuro.

Quanto custa uma faculdade de Psicologia?

Outro detalhe sobre o qual o aluno pode questionar-se é quanto custa uma faculdade de Psicologia. Esse curso está entre os medianos, nem dos mais baratos, mas também não é dos mais caros. Também não possui muitas exigências financeiras extras ao longo da formação.

De modo geral, a mensalidade média gira em torno de R$ 500,00 e R$ 1.000,00. Além disso, o aluno precisará adquirir alguns livros, pois este é um curso que exige bastante leitura. Porém, eles não são tão caros comparando-se com obras técnicas de outras áreas como a Medicina ou Direito.

Fora isso, será necessário um jaleco para aulas de anatomia e neuroanatomia em laboratório, mais alimentação e transporte. No total, o estudante não encontra grande dificuldade para bancar a faculdade de Psicologia. Sem contar o curso conta com inúmeras opções de crédito estudantil.

Pronto para ingressar nessa formação? Inscreva-se já e torne-se um psicólogo de sucesso na Multivix!