Cursar a faculdade é uma experiência única na vida de qualquer estudante. A transição entre o ensino médio e o ensino superior, por si só, já traz uma série de transformações.
Mas quando a graduação está prestes a terminar, começam a surgir novas dúvidas. Qual caminho trilhar? Como inserir-se no mercado de trabalho? Como dar sequência à carreira?
Essas perguntas são bastante comuns em momentos de transição e costumam trazer consigo novas perspectivas sobre os seus sonhos e desejos profissionais.
Portanto, se você quer saber o que fazer depois da faculdade, continue a leitura. Trouxemos algumas dicas e ideias que podem se encaixar com seu momento atual e inspirar você na continuidade da carreira.
A faculdade acabou. E agora?
Quando a faculdade acaba, surge um misto de alívio e ansiedade. Afinal, mais uma etapa do seu crescimento como ser humano foi cumprida e novas exigências passarão a ser feitas. Uma delas é quanto ao seu futuro profissional.
E é nesse momento que você começa a se questionar sobre o que fazer depois da faculdade.
Ir direto para uma especialização? Ou quem sabe dar um tempo para entender melhor o mercado e as possibilidades? Quem sabe investir em um segundo idioma?
As opções são inúmeras, inclusive encarar a segunda graduação para fazer aquele curso que você sempre sonhou.
Dar um tempo depois da faculdade
A primeira opção e talvez a mais buscada pela maioria das pessoas é ter um tempo de descanso depois da faculdade.
Ter mais tempo livre para si e para realizar outros projetos de vida, como viajar, trabalhar ou simplesmente curtir mais a família, parece sempre uma boa escolha.
Esse período pode te ajudar a refletir sobre o futuro da sua carreira, os seus objetivos profissionais e como alcançá-los. Afinal, descansar também é uma ótima maneira de deixar seu cérebro trabalhar sem pressão.
Buscar um emprego
Muitas pessoas concluem a graduação e querem logo aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso. É aí que começa a corrida por uma boa oportunidade de trabalho.
Caso você ainda não esteja trabalhando, convém elaborar um bom currículo e começar a distribuí-lo em portais de vagas e empresas que sejam do seu interesse.
Você também pode fazer pesquisas periódicas no Linkedin e aplicar para as vagas disponíveis na rede social. Só não esqueça de manter seu perfil atualizado para que potenciais recrutadores conheçam melhor seus conhecimentos e experiências.
Fazer um curso de idiomas
O mercado de trabalho é bastante exigente quanto a determinadas habilidades. E uma das mais buscadas é a fluência em um segundo ou terceiro idioma.
Não é novidade que o inglês é fundamental para quem deseja trilhar uma carreira em empresas multinacionais ou que possuem negócios com empresas internacionais. Nesse sentido, uma boa ideia do que fazer depois da faculdade é se dedicar a aprender outros idiomas.
Se você não tem domínio do inglês, vale a pena investir nele como primeira opção. Mas lembre-se que a América Latina tem o espanhol como língua oficial. Portanto, este também pode ser um idioma de grande valor para colocar no seu currículo.
Além destes, você também pode investir em outras línguas que são bastante requisitadas no mundo, como francês, alemão ou mandarim.
Experimentar um intercâmbio
Caso você já domine um segundo idioma, também pode optar por fazer um intercâmbio depois da faculdade.
Essa experiência internacional pode te ajudar a ganhar mais fluência na língua da sua escolha, além de expandir sua visão de mundo conhecendo outras culturas.
O intercâmbio também traz outras vantagens, como expandir sua rede de contatos, conhecer novos lugares e experimentar uma vida de maior autonomia e independência.
Tem gente que gosta tanto dessa experiência que acaba se tornando nômade digital, trabalhando e viajando sem parar.
Fazer a segunda graduação
Há quem goste tanto do ambiente acadêmico que não queira deixá-lo nem por um segundo. Nesses casos, é comum que muitas pessoas optem por dar início à segunda graduação logo depois de terminar a primeira.
A vantagem dessa escolha é que você já está no ritmo de estudos, conhece bem a dinâmica da faculdade e, em alguns casos, pode até aproveitar disciplinas do curso anterior para se formar em menos tempo.
Uma segunda graduação é sempre muito bem-vinda para quem estuda licenciatura, pois expande sua capacidade de lecionar aulas.
Também pode ser uma forma de ter um currículo mais completo, caso una o bacharelado e a licencitura em determinada área de conhecimento. Este é o caso da Educação Física e da Biologia, por exemplo.
Cursar uma pós-graduação
A pós-graduação é um degrau a mais na sua carreira, pois traz aprofundamento em determinada área de conhecimento. Ela pode se dividir em pós-graduação stricto sensu e pós-graduação lato sensu.
No primeiro tipo, você opta por dar seguimento a uma carreira acadêmica, mergulhando na pesquisa e na produção científica. Também é uma via bastante interessante para quem deseja ministrar aulas em universidades.
Já no segundo tipo, você opta por cursar uma especialização ou MBA, com o objetivo de obter novas habilidades voltadas para o mercado de trabalho ou atuação profissional.
Essa é a escolha certa para quem já sabe o que quer da carreira e tem o desejo de se especializar em determinado subnicho. Também é a maneira mais rápida de ascender na profissão e conquistar cargos de maior responsabilidade.
Além disso, a especialização pode contribuir de forma significativa para o aumento da sua renda. Sendo assim, impacta de forma positiva na sua qualidade de vida e realização de outros projetos pessoais e profissionais.
Agora que você já sabe o que é possível fazer depois da faculdade, é só respirar fundo, refletir sobre seus objetivos e fazer a sua escolha. Vale lembrar que essa decisão pode ser revista a qualquer momento, portanto, apenas siga aquilo que você considera mais importante neste momento.
Mas, caso você já tenha se decidido pela pós-graduação, fica aqui o nosso convite para conhecer as opções de especializações e MBAs da Multivix!