• Blog

O que é Nutrição e o que você aprende nessa faculdade?

Os alimentos que ingerimos têm grande importância no funcionamento do nosso organismo, por isso a alimentação é cada vez mais vista como um fator importante na saúde. Quem faz o curso de Nutrição compreende bem a relação entre qualidade de vida e alimentação, sendo capaz de promover hábitos saudáveis e trazer mais longevidade para as pessoas.

Leia este post para entender o que o nutricionista faz e porque é tão importante na sociedade!

O que é Nutrição?

Nutrição é a área de conhecimento que aborda a maneira como seres humanos obtêm nutrientes, por meio da alimentação. São esses nutrientes que fornecem energia para os organismos vivos, tendo grande relevância nas condições de saúde de cada um de nós.

Assim, o nutricionista é um profissional da área da saúde, cujo objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida a seus pacientes. Ele compreende como cada tipo de alimento é processado dentro do corpo humano, seus benefícios e danos, por isso tem a responsabilidade de calcular o valor nutricional de cada alimento e elaborar planos alimentares de acordo com o objetivo do paciente.

Em um cenário mais amplo, quem cursou a faculdade de Nutrição tem o propósito de promover hábitos alimentares mais saudáveis na sociedade. Esse profissional é cada vez mais valorizado, especialmente com o aumento na quantidade de pessoas obesas no Brasil.

Faculdade de Nutrição

A grade curricular da graduação em Nutrição é composta por muitas disciplinas de Ciências Biológicas. Algumas abordam aspectos do corpo humano, como anatomia e biologia celular, por exemplo, enquanto outras são focadas nos alimentos e na atuação deles no organismo.

O aluno entende também como ocorre a transmissão de doenças e tem aulas de Higiene dos Alimentos, Legislação e Vigilância Sanitária. Na área gerencial, a faculdade de Nutrição inclui aulas de Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, que podem ser restaurantes, escolas, hospitais ou empresas em geral.

Já as aulas de Empreendedorismo preparam o futuro nutricionista para abrir seu próprio consultório. Há disciplinas voltadas especificamente para a Nutrição Materno-Infantil e para a Nutrição Aplicada ao Esporte. O aluno também aprende sobre a nutrição como fator cultural, no sentido de que os hábitos alimentares se relacionam com vários outros hábitos na sociedade.

Na Faculdade Multivix, o aluno tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas, que já começam a direcionar sua área de atuação antes mesmo do fim do curso. É possível estudar Nutrição Escolar, Nutrição Aplicada à Estética, entre outras.

Área de atuação do nutricionista

A atuação mais conhecida de quem faz faculdade de Nutrição é como nutricionista clínico. São os profissionais que atendem em consultórios, criando dietas específicas para a necessidade de seus pacientes e fazendo o acompanhamento deles.

Entre os pacientes atendidos estão os que apresentam restrições alimentares, os que buscam maior qualidade de vida, os que desejam perder peso e os que precisam mudar seus hábitos alimentares por motivos de saúde, por exemplo. A nutrição também pode ser uma forma de prevenir doenças, como a diabetes tipo 2 e a hipertensão.

Dentro da indústria alimentícia, um formado na faculdade de Nutrição é quem define a composição nutricional dos produtos. Além de atuar diretamente na elaboração dos alimentos, ele também é responsável por informar aos consumidor sobre sobre eles, por meio das tabelas nutricionais.

Em 2018 foi aprovado o marco regulatório para suplementos alimentares, que estabelece regras para a composição e para o rótulo desses produtos. Assim, o mercado de trabalho para o nutricionista deve se expandir no setor.

No ramo de alimentação coletiva, o graduado na faculdade de Nutrição é responsável por elaborar um cardápio balanceado e nutritivo, além de acompanhar o preparo das refeições. Também há vagas em órgãos públicos, especialmente em agências fiscalizadoras. Em todas as áreas, o nutricionista tem média salarial acima de 2 mil reais.

A faculdade de nutricionista permite ingressar em uma carreira na área da saúde e com diversas possibilidades de trabalho. Há vários nichos de mercado, como a Nutrição Esportiva e a Nutrição Estética, que são novidades na área.

Faça o download do e-book sobre a graduação em Nutrição da Multivix para conhecer melhor o mercado de trabalho!

Inscreva-se agora!